Ca estou eu mais uma vez a chatear. Finalmemte adquiri uma moradia, esta ja estava construída a cerca de 2 anos mas n estava terminada.
No tecto da sala , em estuque , tem umas rachas feias.
Apos muito olhar para cima acredito que seja onde faz a ligacao das varandas do quarto no andar de cima
O constructor e os seu trabalhadores ( n muito prendados ) ja la estiveram varias vezes ja lixaram, pintaram, e repintaram e eu continuo a ver, ja nao a racha mas onde foi feito o arranjo.
E o que ele me diz e que e o melhor que consegue fazer ...
Nao me apetece estar no sofa e olhar para o tecto e ver um remendo.
Que me aconselham, e possivel ficar um trabalho perfeito em estuque ou existe outras solucoes mais aconselhadas
Agora a culpa e minha :) que tenho um sofa + 5 caixa pequenas fechadas no chao da sala, que os trabalhadores dele nao puderam fazer o trabalho direito.
Perguntei se estava a gozar a sala tem 33 m2 ... mudem o sofa de sitio.
Que vai la pessoalmente 2a feira ver, vou adiar a escritura para o dia 24 ... enquanto n estiver contente nao ha escritura
.....
O pladur n seria um ma solucao, so que fica mais caro para ele , o vizinho de cima meteu pladur na casa toda e ficou cerca de 3000 euros / preco de Ponte de Lima
0. (É uma «moradia», ou um apartamento com vizinho de cima?!?)
1. Como é o remendo que você vê ? Altos e baixos do barramento de estuque mal aplicado/lixado, ou diferenças de brilho da tinta ?
2. Consegue colocar aqui um esquema simples da sala, com a posição das rachas, dos pilares, das vigas, da varanda, e das paredes(*) existentes no piso de cima (se existirem) ? É só para ver se conseguimos ver se a tal reparação com gesso+lixa+tinta é suficiente, ou se vai passar a vida a abrir uma racha...
É que, geralmente, as varandas (refiro-me a «balcões» salientes em relação à fachada) provocam fendas a mais de um metro da viga que a suporta - e paralelas à viga - devido ao efeito de torção (é frequente as vigas que sustentam as varandas estarem insuficientemente armadas para resistir à torção).
PS: gostaram do «esquema "SIMPLES"» ? :-) (*) suponho que, se for um apartamento, o andar de cima é idêntico, não havendo paredes por cima da sala. É assim?
Casa gira. Mas não cumpre as «acessibilidades», devia ter uma port... aaah! Desculpe. É o hábito de criticar plantas. :-))
Ao olhar para as plantas, e depois do que escrevi em cima, começa a tornar-se evidente, não começa ?
As rachas 2 e 3 coincidem com as paredes da casa de banho e "closet" do andar de cima.
A racha 1 tem, provavelmente, a ver com a torção que a lage pendurada do quarto3 exerce sobre a viga que está sobre porta de entrada (teria de pensar mais/melhor nisto).
Pelos vistos, todas têm uma razão estrutural (peso).
Em princípio, depois de a lage fazer a «flecha» devido à carga, estabilizará (o que, tendo sido construída há 2 anos, já deve ter acontecido).
Portanto, será uma questão de jeito dos estucador+pintor. Boa sorte.
Mas que mania que este Donos de obra tem de andar a olhar para os tectos. A sala como o próprio nome indica é uma sala de estar não uma sala de olhar. Compre uma boa parabolica daquelas que apanha 320 canais e vai ver que as imperfeições do tectos já não imcomodam tanto.
Hoje fui dar mais uma voltinha na casa e descobri mais umas coisas q ele tem de arranjar :
Rodapes empenados Escadas descoloradas nos cantos, ( talvez humidade ) tenho de ver a luz do dia A pintura nos cantos superiores tem uma lista horizontal, de onde passaram a trincha e o resto a rolo , pelo menos e uniforme na casa toda. Como o Mrui dira sera mais "uma solucao de design"
Faltam as tampas da sanita ( deve ser moda nao meterem) etc etc
as fissuras em tectos e paredes acontecem por vários factores, são normais nos dois primeiros anos devido a assentamentos estruturais , tudo se resolve com a intervenção de um bom profissional que deve fazer uma intervenção com massa estendida num mínimo de 6a cm para cada lado da fissura seguido de lixa e de varias aplicações até obter um acabamento perfeito.