Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: ClioII


    Se a potência contratada for baixa cabe a cada um gerir se liga máquinas em simultâneo ou não.

    Esse comutador impede que se ligue a MLR e MLL em simultâneo, mas claro que não vai impedir o disparo do quadro se tiver um ou dois aquecedores elétricos ligados em casa. A gestão tem mesmo de ser feita pelo utilizador.

    Por outro lado, o utilizador fica impedido de usar as máquinas em simultâneo MESMO que tenha contratado potência suficiente para tal.

    Para mim é um total contrassenso.


    Não é só questão de potência, é também questão de fiação instalada que nestes casos pode não ser grossa o suficiente para aguentar ambas as máquinas ligadas em simultâneo esse seria o maior problema teria de redimensionar a fiação e o disjuntor provavelmente para fazer isso, não é só uma questão de contratar mais potência e tá feito.
    • hangas
    • 12 julho 2022 editado

     # 22

    Colocado por: ClioIIPor outro lado, o utilizador fica impedido de usar as máquinas em simultâneo MESMO que tenha contratado potência suficiente para tal.

    Para mim é um total contrassenso.


    Não é só uma questão de potência contratada.
    E se pelos padroes actuais concordo que tal sistema não faz sentido é preciso recuar até ao tempo onde estas coisas resolviam efetivamente um problema.


    Dou-lhe um exemplo. Na casa onde cresci, construida em meados dos anos 70, não foi prevista a instalação de máquinas de roupa, e muito menos loiça.
    O apartamento foi fornecido com um tanque de cimento na cozinha, com uma torneira de agua fria e um esgoto para o mesmo.
    Nem havia tomadas com circuitos dedicadas para estes equipamentos, havia algumas tomadas de serviço para ligar coisas como frigoríficos, ou uma patusca em cima do balcão.
    Estas tomadas estavam todas agrupadas no mesmo circuito e nem terra tinham, tirando uma tomada especial para o cilindro com 3 pinos.

    A maquina da roupa, que tínhamos a sorte de ter, foi ligada em vez do tanque e a uma tomada dessas.
    Mas tarde veio a maquina da loiça que foi ligada na mesma tomada com uma tripla.. numa tomada sem terra :) (só uns anos mais tarde foi feita essa melhoria).

    Nunca tivemos este comutador, mas bem jeito dava, pois meia volta por distração ou por gestão de tempo ligava-se mais do que se podia ao mesmo tempo, e o disjuntor desse circuito ia abaixo.

    Estamos a falar de máquinas que tinham ainda controladores eletromecânicos. Isto levava a que por exemplo a que pudesse acontecer que a maquina tivesse acabado de aquecer agua, o disjuntor eventualmente ia abaixo, e quando re-ligado a maquina continuava de onde estava como se nada fosse.. possivelmente com a agua já fria se tivesse passado muito tempo.

    Ou evitar que se metam as duas maquinas a lavar enquanto se sai de casa, e quando volta tem a maquinas a meio ciclo e o frigorífico a descongelar.

    Hoje em dia isto é impensável. Há circuitos dedicados, e é fácil (e possível) aumentar a potencia, etc. Nem sempre foi assim.

    Como vê não é uma questão de potencia contratada apenas.. mas sim de esse circuito ser partilhado e estar protegido com apenas 16A e não poder ser aumentado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jserra12
  2.  # 23

    Colocado por: hangasComo vê não é uma questão de potencia contratada apenas.. mas sim de esse circuito ser partilhado e estar protegido com apenas 16A e não poder ser aumentado.


    No meu caso o circuito das máquinas é independente do geral da Cozinha, portanto mesmo que dispare o disjuntor das máquinas o disjuntor do frigorifico fica a funcionar na mesma. Como os fios que vêm do quadro são de 2.5mm presumo que tenha sido mesmo por motivo da fiação que eles colocaram o comutador.

    E dar para aumentar dá sempre, só que não seria nada simples ou barato fazê-lo :D se calhar ia ter de partir a cozinha toda
  3.  # 24

    Qual é a marca e modelo desse comutador para selecionar as máquinas de lavar roupa e louça?
 
0.0106 seg. NEW