Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se é legal o desvio de uma quota já paga para uma obra que não aquela que levou à criação dessa quota.
    Contexto: uma maioria simples de condóminos decidiu desviar fundos destinados à substituição da coluna de água (que causa infiltração em 2 apartamentos há pelo menos 5 anos), para aprovar a substituição do telhado sem que 2 dos condóminos que já pagaram a quota extra estivessem presentes nessa reunião. Esta decisão é legal? Estas quotas podem ser desviadas assim por maioria simples? ou seja, 4 condóminos? Não é possível forçar o avanço da obra inicialmente prevista, ou seja, coluna de água?

    outra questão, a empresa de condomínios, que arranjou a empresa da obra do telhado, mandou que esta obra avançasse ao se aperceber do descontentamento dos 2 condóminos que entretanto souberam deste desvio e exigiram as quotas de volta, por não concordarem com a obra; mesmo com a oposição de 1 administrador. Além disso, esta empresa de condomínios, sem que houvesse uma ata assinada pelos condóminos a adjudicar oficialmente a obra do telhado, mandou a obra avançar logo após a assembleia que a aprovou. Neste momento, vários condóminos não pretendem assinar a ata que adjudicou a obra devido ao comportamento da empresa de condomínios e ao óbvio desacordo entre condóminos além da possível falta de enquadramento legal para a viabilidade desta decisão tomada em assembleia.

    nota importante: a obra da coluna de agua não foi avante por inércia desta mesma empresa de condomínios, inércia esta que provocou uma inviabilização o orçamento inicialmente previsto para a coluna de água. Teria de ser atualizado.

    Obrigada desde já pela ajuda possível.
  2.  # 2

    Ps: tenho que reforçar que a quota de que falo é Extra, apenas criada para a obra da coluna de água.
    • size
    • 13 julho 2022 editado

     # 3

    Sim, é legal.
    Todas as deliberações tomadas dentro das regras das maiorias são válidas. Nesse caso, houve uma deliberação que alterou uma decisão anterior.
    Se calhar, a falta de reparação do telhado também estaria a causar infiltrações, quiçá, mais graves.
    É como no governo, aprovam despachos e decretos lei e depois anulam ou retificam,
 
0.0072 seg. NEW