Iniciar sessão ou registar-se
  1. A diferença de preços nas casas e ridícula no entanto os salários mantém-se. Para não falar que não há casas , e as casas que estão a ser construídas em grande parte e tudo segmento de luxo
  2. Colocado por: vmontalvao
    Ter sucesso, até têm, demora algum tempo, mas conseguiram sempre baixar a inflação. O que não contabilizam (ou não querem contabilizar), são os danos coletareis, o número de pessoas que ficam pobres e passaram a viver na miséria!

    Claro que contabilizam e não são danos colaterais, são as mesmas consequências que teriam se não combaterem a inflação com aumento soa juros, com a agravante de além de ter esses pobres ainda teriam uma moeda que vale tanto como uma folha de jornal (Venezuela?)
  3. Colocado por: Reduto25A diferença de preços nas casas e ridícula no entanto os salários mantém-se. Para não falar que não há casas , e as casas que estão a ser construídas em grande parte e tudo segmento de luxo


    Ridículo é o preço dos carros, um bem que ao fim de uns anos vai para o lixo. Anda tudo bem montado e ninguém se queixa.
  4. Colocado por: MS_11E deixando a inflação galgar não ficam pobres na mesma?

    Ou metem mais moeda em circulação alimentando o fogo?
    Ninguém falou em deixar galgar a inflação. Falo em outras estratégias de controlo de inflação que não seja somente a mera subida de juros. Para isso não tinham imprimido tanto dinheiro nos últimos anos.

    Para já a subida dos juros está essencialmente a dar lucros aos bancos, quando a desacelerar ou reverter a inflação, não se nota nada ainda.

    Eu não sou economista, mas outras estratégias haverá. Basta pensar que as inflações têm causas diferentes, mas a receita para as combater é sempre a mesma: como dizia a Lagarde "“Vamos subir juros até inflação regressar” aos 2%". É quase o mesmo que dizer, vamos deixar de dar comida ás pessoas até que elas deixem de engordar.
  5. Colocado por: rjmsilvaAnda tudo bem montado e ninguém se queixa.
    Olhe eu ando com uma charranca de 25 anos e só ouço é criticas: "Quando é que trocas esse chaço?", mas na verdade nunca percebi onde é que o pessoal desencanta tanto dinheiro para estoirar em carros. O carro é sempre uma despesa, não um investimento. Isto aliado ao preço dos carros no nosso país.... Ainda me lembro o choque que tive quando fui morar para Espanha e constatei o preço dos carros lá...penso que hoje a diferença seja maior ainda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Caravelle
  6. Imprimiram nos ultimos 2 a rodos para dar a ideia que se pode estar em casa sem impacto grave na vida de todos!

    Posto isto a única forma de reduzir (não a impressão) mas a moeda que circula é por um lado reduzir o acesso a crédito e por outro estimular o depósito.

    No USA a segunda parte já começa a ter efeito com impacto no valor Euro/Dolar.
  7. Colocado por: HAL_9000Olhe eu ando com uma charranca de 25 anos e só ouço é criticas: "Quando é que trocas esse chaço?", mas na verdade nunca percebi onde é que o pessoal desencanta tanto dinheiro para estoirar em carros. O carro é sempre uma despesa, não um investimento. Isto aliado ao preço dos carros no nosso país.... Ainda me lembro o choque que tive quando fui morar para Espanha e constatei o preço dos carros lá...penso que hoje a diferença seja maior ainda.


    Um carro é um bem necessário para muitos de nós. O nosso país está longe de ser um país com alternativas de transporte válidas, principalmente quando saímos do litoral.

    Agora esse mesmo carro também passa a ser um bem de luxo quando temos algo acima daquilo que precisamos, mas isso é como tudo.

    Há quem estoure 5000€ numas férias de 1 semana. São opções
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  8. HAL 9000 grande flash back paraum dos meus filmes de eleição.

    eu como só compor mercedes é natural que o meu carro seja dos anos 70, 80 ou por aí.

    neste momento (de loucura) o meu é de 2006, o da minha mulher um pouco mais novo

    com excepção de lisboa, quem não tem carro tá lixado.
  9. Colocado por: HAL_9000
    Ninguém falou em deixar galgar a inflação. Falo em outras estratégias de controlo de inflação que não seja somente a mera subida de juros.


    Quais?


    Para isso não tinham imprimido tanto dinheiro nos últimos anos.


    Quando sabia bem, ninguém se queixou.


    Para já a subida dos juros está essencialmente a dar lucros aos bancos, quando a desacelerar ou reverter a inflação, não se nota nada ainda.



    Eu não sou economista, mas outras estratégias haverá. Basta pensar que as inflações têm causas diferentes, mas a receita para as combater é sempre a mesma: como dizia a Lagarde "“Vamos subir juros até inflação regressar” aos 2%". É quase o mesmo que dizer, vamos deixar de dar comida ás pessoas até que elas deixem de engordar.

    A inflação tem uma causa: um aumento de moeda em circulação superior à variação da produção. A solução...
    Concordam com este comentário: WarrenG
  10. Colocado por: MS_11No USA a segunda parte já começa a ter efeito com impacto no valor Euro/Dolar.

    Sim, mas também
    https://www.noticiasaominuto.com/economia/2044274/economia-dos-eua-entra-em-recessao-tecnica-no-2-trimestre
  11. Colocado por: luisvvQuais?
    Também me pode perguntar qual a melhor maneira de produzir azeite extra virgem, os meus conhecimentos técnicos são os mesmos.

    Para isso é que se paga e muito bem a quem tem de delinear esse tipo de estratégias. Aparentemente basta copiar a fórmula. A troika apertou e bem Portugal na última crise. Anos mais tarde veio dizer que se calhar a estratégia não foi a mais correta. O problema é que as palavras não devolveram rendimentos, casas, orgulho, alegria e até a vida a quem a perdeu no processo.

    https://www.rtp.pt/noticias/economia/juncker-reconhece-pecados-da-troika-em-portugal-irlanda-e-grecia_n805863

    https://observador.pt/2016/03/24/periodo-crise-economica-registou-taxa-suicidio-alta/
  12. Colocado por: HAL_9000
    Sim, mas também
    https://www.noticiasaominuto.com/economia/2044274/economia-dos-eua-entra-em-recessao-tecnica-no-2-trimestre


    Sim e a Europa também vai ter recessão por quebra de consumo ajudada pelos custos energéticos. Agora para abrandar isto é preciso travar a fundo porque não se quis começar a travar ainda em 2021 quando já iam havendo sinais de inflação, seria a mesma receita em menor dose.

    Vamos ter receção, depois voltam a abrir a torneira para isto reanimar... não a podem a voltar a abrir demais. O meu maior receio até é a loucura que pode haver em 2024 para por de novos os mercados a mexer, se for à bruta podemos entrar depressa em novo ciclo.
  13. Colocado por: MS_11Vamos ter receção, depois voltam a abrir a torneira para isto reanimar... não a podem a voltar a abrir demais.
    Lá está sempre o mesmo ciclo, sempre a mesma receita. Até parece que haverá grandes grupos a ganhar dinheiro nestes ciclos.
  14. Colocado por: HAL_9000Lá está sempre o mesmo ciclo, sempre a mesma receita. Até parece que haverá grandes grupos a ganhar dinheiro nestes ciclos.


    E qual é a receita?

    Há outra?

    Não conheço... mas pronto peço desculpa por ter estudado economia...
  15. Se eu disser que vivia melhor no tempo da troika e mentira?
  16. Colocado por: Reduto25Se eu disser que vivia melhor no tempo da troika e mentira?


    Ainda não duvido... aliás a paridade de poder de compra... e o aumento de impostos escondidos doem em todos.

    Problema a maior parte da malta só vê o dinheiro que entra não contabiliza onde o gasta.
  17. Colocado por: MS_11Não conheço... mas pronto peço desculpa por ter estudado economia...
    Se você não sabe, e é da área, se calhar tem de estudar mais. O Adam Smith e o Keynes revolucionaram conceitos económicos, não se limitaram a copiar folhas de excel (ou dos livros quadriculados da altura) ou a repetir o que liam nos livros.

    Confiamos em si MS_11 para chegar ao BCE e por aqueles gajos na ordem :).

    Nós por cá pagamos quase 17000 euros mês a um gajo que sabe fazer cativações, e fecha aos olhos ao novo banco. Pronto temos o que merecemos, e eu nem desgosto dele.
  18. Colocado por: Reduto25Se eu disser que vivia melhor no tempo da troika e mentira?

    Uma andorinha, não faz a Primavera.
  19. Colocado por: Reduto25Se eu disser que vivia melhor no tempo da troika e mentira?
    Não, acredito plenamente, assim como acredito que muitas das pessoas que não viram os seus rendimentos afetados nessa altura vivessem melhor em 2012 que em 2022.

    Olhe eu com emprego estável e dinheiro no banco em 2012 tinha feito grandes compras em imobiliário por exemplo.

    O problema foram as pessoas que ficaram sem emprego, viram as suas carreiras destruidas, e todos aqueles que iniciaram a carreira nessa altura ou depois disso, que nunca mais conseguira recuperar os níveis remuneratórios praticados até então. Para a Coisa ficar melhor, quando a troika estava prestes a ir embora colocámos lá uns gajos especialistas em aumentar impostos para reduzir ainda mais o rendimento disponível.
    Concordam com este comentário: TMMJ
  20. Colocado por: HAL_9000sabe, e é da área, se calhar tem de estudar mais. O Adam Smith e o Keynes revolucionaram conceitos económicos, não se limitaram a copiar folhas de excel (ou dos livros quadriculados da altura) ou a repetir o que liam nos livros.

    Confiamos em si MS_11 para chegar ao BCE e por aqueles gajos na ordem :).

    Nós por cá pagamos quase 17000 euros mês a um gajo que sabe fazer cativações, e fecha aos olhos ao novo banco. Pronto temos o que merece


    Não sou economista, apesar de ter tido economia I e II durante a minha formação.

    Não tenciono encontrar a solução, mas de todos os bons economistas que conheço, leio e li não vejo outra receita.

    É capaz de ser o HAL com outra formação a encontrar a formula...

    Já lhe ouvimos a critica, queriamos também um esboço de solução.
 
0.0416 seg. NEW