Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Tenho um terreno com Pinheiro e secaram algumas árvores encostado ao vizinho
    Existe alguma entidade que poderia identificar as causas, se foi natural ou propositado

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: Carlosf77algumas árvores encostado ao vizinho
    Já as devia ter cortado se estão encostadas.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 3

    Colocado por: BelhinhoJá as devia ter cortado se estão encostadas.


    Deve ser em sitios de pinhal, todos plantam encostado, não?
  4.  # 4

    Colocado por: Carlosf77Bom dia
    Tenho um terreno com Pinheiro e secaram algumas árvores encostado ao vizinho
    Existe alguma entidade que poderia identificar as causas, se foi natural ou propositado

    Obrigado


    se foram apenas essas árvores, então sim, algo de estranho aconteceu. mas pode não ter sido propriamente por maldade. basta os pinheiros estarem na extrema e o vizinho passar o trator junto à extrema para atingir as raízes dos pinheiros e ajudar a seca-los.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlosf77
  5.  # 5

    Colocado por: Carlosf77Existe alguma entidade que poderia identificar as causas
    o ICNF .. mas tire uma foto aos pinheiros. existe um nemátodo que se alastra e seca-os muito rápidamente. se for isso devce cortar os pineiros todos num raio de 50m para que nao se propague
  6.  # 6

    Colocado por: pauloagsantosbasta os pinheiros estarem na extrema e o vizinho passar o trator junto à extrema para atingir as raízes dos pinheiros e ajudar a seca-los.
    Se cortarmos as raízes de um dos lados da árvore ela morre? A raíz de profundidade e as outras laterais não a deveriam suster até ser criado novo sistema radicular?

    Peço desculpa por me apropriar do tópico para uma questão: tenho de passar lancil junto a um sobreiro (~40cm) e escavei com uma colher de pedreiro e vi que logo a 10 cm de profundidade tinha 5 raízes relativamente grossas. Deixei essa parte para o fim para pensar no que fazer (até porque tenho de pedir autorização para cortar raízes de sobreiro). Alguém sabe se cortando essas raízes posso provocar a morte a um sobreiro com 20 anos? Queria por o lancil, mas não queria matar a árvore.

    Quanto á questão do tópico, os Pinheiros são adultos ou pinheiros juvenis? Se morreram só os da extrema é estranho de facto. Mas não sei se lhe compensa estar a tentar determinar a causa, ou se o ICNF se vai dar ao trabalho. Por agora eu optaria por cortar os pinheiros secos e replantar, se voltarem a morrer... tem a sua resposta.
  7.  # 7

    Colocado por: HAL_9000Alguém sabe se cortando essas raízes posso provocar a morte a um sobreiro com 20 anos?
    se for feito na altura adequada nao deve causar problemas. deixe isso para o inverno
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  8.  # 8

    Colocado por: HAL_9000ou se o ICNF se vai dar ao trabalho
    o ICNF anda em cima do problema do nemátodo do pinheiro. podem querer saber
  9.  # 9

    Colocado por: antonylemosse for feito na altura adequada nao deve causar problemas. deixe isso para o inverno
    Tenho o homem contratado para daqui a uns dias. Vou ligar ao ICNF a ver o que dizem. Talvez se regar o sobreiro todos os dias, consiga fazer a coisa. Se não vai ficar aquela parte por fazer até ao inverno.

    Obrigado.



    Colocado por: antonylemoso ICNF anda em cima do problema do nemátodo do pinheiro.
    Ah, sim, sim. Neste caso talvez. Estava a pensar numa denúncia para avaliar a causa da morte de pinheiros por desconfiança do vizinho.
    Mas o antonylemos tem razão.
  10.  # 10

    Duvido que o sobreiro tivesse algum problema, mas a minha preocupação seria com o lancil tão perto da árvore. Mesmo que agora corte as raízes haverá outras que daqui a uns anos lhe vão levantar o lancil/pavimento. Não dá para desviar uns metros?
  11.  # 11

    Colocado por: Casa da HortaMesmo que agora corte as raízes haverá outras que daqui a uns anos lhe vão levantar o lancil/pavimento. Não dá para desviar uns metros?
    Aqui adopto a postura do CdH, são os anos a passar pela casa. Se levantar o lancil, levantou, faz parte da manifestação da natureza.
    Li uma tese sobre o assunto e foi feito um estudo em que verificaram que o sobreiro após lhe serem cortadas as raizes superficiais cria um novo sistema radicular, mas tem uma espécie de memória em que as novas raízes nunca se propagam por onde estiveram as antigas. Eu espero que as novas raízes passem por baixo do lancil e sejam mais profundas que os 10-15cm atuais. Se não forem paciência.

    Quanto a desviar não dá, a casa foi implantada de modo a não tocar nos sobreiros, mas agora para fugir com o alinhamento do lancil fica estranho.
    Esta a pensar usar peças pequenas de pedra neste local, assim se levantar, nunca levanta tudo de uma vez. Para mim essencial é que a árvore não morra. Andava a abrir as fundações do lancil, e assim que dei com a picareta na raiz...fui logo ler teses antes de prosseguir :P.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  12.  # 12

    Colocado por: HAL_9000Estava a pensar numa denúncia para avaliar a causa da morte de pinheiros por desconfiança do vizinho.
    isso duvido que façam.
  13.  # 13

    Ambos os terrenos eram pinhal
    As árvore cresceram de uma forma desordenada de ambos os lados
    Concordo que se as árvores estiverem em limites de propriedade sejam eliminadas mas sempre com consentimento de ambos
    Uma palavra tudo se resolve
    Agora outras formas de atuar já não concordo
    Por isso minha pergunta se existe ou não uma entidade que pudesse provar que realmente foi propositada a seca dos pinheiros .
    Sei que não irei muito longe mas era só para ficar esclarecido
 
0.0163 seg. NEW