Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pedi,por email, no dia 11 e 12 deste mês uma série de orçamentos para estores a algumas 6 empresas da especialidade. Ora, até hoje recebi ZERO respostas!Ontem liguei para todas e só duas atenderam e pediram para mandar o email outra vez. Por acaso essas duas tinham sido as únicas com as quais já tinha trocado emails para esclarecer dúvidas e tinham-me sempre respondido, mas quando chega o momento de pedir os orçamentos, nada.
    Acham isto normal? Em tempos de crise, em que interessa facturar o mais que se puder, peço valores a 5 ou 6 empresas e ninguém se interessa em responder...
  2.  # 2

    Normal, decididamente que nao e - mas tambem me aconteceu a mim com varios fornecedores em varias areas, cozinhas, armarios etc.
    A maior parte nem sequer volto a contactar.

    Decididamente muito diferente de outros profissionais a quem mandamos um email e nos respondem a acusar a recepcao do pedido, informando a data que apresentam o orcamento e oferecem uma relacao preco/qualidade muito competitiva.

    Relativamente a estores, acabei por optar pela Nacional Estores que me pareceram muito profissionais, com opcoes interessantes e eficientes.
  3.  # 3

    Amigo, estou no mesmo barco...
    Orçamento para finalizar a construção - demorou 2 meses e meio até alguém me responder!!!!
    Orç. Electricidade - de 5 empresas, as 3 que responderam demoraram 4 semanas, e porque apertei com eles
    Orç. alumínios - já lá vão 2 semanas e nada...

    Portanto, realmente, eu compreendo que haja demora na entrega de orçamentos quando são coisas "estranhas", agora quando são moradias normais, com coisas normais, mais do que 2 semanas é um exagero!!

    Ok, ok.. tem de se falar com o chefe que nunca está antes de se fechar o orçamento, mas porra...assim não!
  4.  # 4

    Bem, estou a ver que não sou caso único. Realmente é só competência neste país, e depois queixam-se do estado das coisas. É impressionante o completo desinteresse que existe por parte dos "profissionais" para apresentarem propostas de trabalho. Depois queixam-se que não há trabalho e que vão para o fundo de desemprego e que ninguém gosta deles, etc, etc...

    Expat, a Nacional Estores foi um dos contactados e até agora nada de resposta.

    Estou a ver que quando começar a obra de construção vou ter de ser bastante implacável no que toca a prazos, senão é uma festa de atrasos. Já me faz lembrar a minha oficina que tem o meu carro há mais de dois meses e que sempre que telefono para lá arranjam uma desculpa qualquer. Só quero que me o devolvam, depois só o vão voltar a ver quando eu passar lá no percurso do trabalho para casa...
  5.  # 5

    Bom dia
    também e um exagero a andar todo dia para fazer orçamentos sem ganhar nada por que quem ta pedir não quer pagar isso as exige isso ou aquilo,por isso as empresas não perdem tempo com e mails ou ou fazer orçamentos grátis quem faz orçamentos grátis já ta em falta por isso eu só trabalho com pessoas que aceita pagar orçamentos e depois isso fica incluído no preço de obra
  6.  # 6

    Colocado por: tiyxuBom dia
    também e um exagero a andar todo dia para fazer orçamentos sem ganhar nada por que quem ta pedir não quer pagar isso as exige isso ou aquilo,por isso as empresas não perdem tempo com e mails ou ou fazer orçamentos grátis quem faz orçamentos grátis já ta em falta por isso eu só trabalho com pessoas que aceita pagar orçamentos e depois isso fica incluído no preço de obra


    Quem pede orçamentos é para saber quanto irá pagar pela obra. Estar a pagar por um orçamento é algo que, sinceramente, não me entra na cabeça. Faz-me lembrar as reparações daqueles rádios velhos em que se tinha de pagar pelo orçamento que era quase mais caro do que comprar um aparelho novo.
    Se o seu negócio permite-lhe cobrar por orçamentos e mesmo assim ainda tem sucesso, então os meus parabéns.
    No que toca ao assunto em causa, não me parece que um orçamento para estores seja algo tão complexo e moroso que exija "andar todo o dia" a fazê-los, e muito menos exigir um pagamento por isso.
  7.  # 7

    tiyxu,
    Ate concordo consigo que fazer orcamentos custa tempo e dinheiro a quem os faz, mas digam logo de inicio que fazer um orcamento custa "X", agora o que e inaceitavel e pedir-se um orcamento, ficar tudo combinado e depois silencio absoluto para sempre.
    Se calhar devem ter alguma estrategia de marketing sofisticada tipo "depravation marketing" em que so vendem aos clientes que insistem muito.
    Que futuro este tipo de empresas estao a construir para elas proporios ?
  8.  # 8

    Já olharam à volta? É Portugal!!! Estavam à espera de quê?

    Dos 30 ou mais pedidos de orçamento que fiz para as várias especialidades, recebi aí uns 5.
    Algumas grandes firmas (Sotecnisol, etc) deram-se ao luxo de ir à obra para depois.....nada!

    O mais estúpidos é que, em três dos casos, eu até referi que vinha recomendado e já tinha visto o trabalho deles, pelo que seriam eles a fazer a obra. O orçamento era mais uma formalidade que outra coisa. Dois meses depois ainda não tinha recebido nada! Encostei-os logo.
  9.  # 9

    Felizmente que nem todas as empresas tem o tipico funcionamento português, devagar, devarinho que o cliente espera...

    Tive uma experiência a semana passada que me surpreendeu muito pela positiva. Pedi uma cotação via email de perfis para piso, e passado 10 minutos de enviar o email estava a ligar-me o comercial a dar toda a informação necessária. E sem pedir nada hoje recebi amostras dos produtos para escolher o mais adequado.

    Exemplos positivos também os há, poucos , mas existem.

    Caso necessitem de perfis para todos os gostos aconselho a falarem a Schluter.
  10.  # 10

    Embora no seu caso, não me pareça complicado fazer o orçamento e ainda para mais numa das áreas onde é mais fácil obter orçamentos. Nós pedimos centenas de orçamentos por mês e uma das especialidades que não me dá problemas são os estores. Ou anda a pedir a empresas de vão de escada, ou não sabe o que quer / não define o que quer.

    Mas concordo com o tiyxu, para cliente privados desconhecidos as probabilidades de ganhar uma obra são tão reduzidas que actualmente ou recuso esses orçamentos ou então terão de mos pagar. Fazer um orçamento para uma moradia no estado em que os projectos nos chegam (chamar aquilo projecto é uma ofensa a quem faz projectos) custa-m2 2 semanas de trabalho a um funcionário. Como ele não trabalha de borla, tenho de equacionar muito bem se vale a pena responder ou não e uma das soluções é essa: Pagam o mapa de quantidades e o orçamento e se adjudicarem devolvemos o dinheiro.

    A questão da crise agudiza esta situação. Ou contracto 10 orçamentistas para responder a tudo o que mexer ou escolho muito bem os orçamentos a que vou responder.

    Outros suspeitos do costume a quem não respondo são as grandes empresas de construção civil. Já lá trabalhei e sei o que a casa gasta. Se é para ir pedir, vou para sentar-me na escadas do metropolitano. No verão sempre se vêem mini-saias, ganho mais e chateio-me menos
  11.  # 11

    Colocado por: speedsteerTive uma experiência a semana passada que me surpreendeu muito pela positiva. Pedi uma cotação via email de perfis para piso, e passado 10 minutos de enviar o email estava a ligar-me o comercial a dar toda a informação necessária. E sem pedir nada hoje recebi amostras dos produtos para escolher o mais adequado.

    Cuidado que estamos a falar de realidades diferentes.

    Uma coisa são produtos embalados com preços de tabela a que basta juntar o desconto e enviar. Outra são orçamentos +/- complexos em que se têm de calcular preços. O trabalho é completamente diferente. Num caso basta um administrativo, noutro necessita de um técnico.

    E tempos de resposta desses exigem estruturas que têm de ser necessariamente pagas.

    PS: no entanto será essa atitude que vai permitir a algumas empresas sobreviverem e a outras iram ao fundo e eu levo isso tão a sério que estou a mudar uma data de coisas
  12.  # 12

    Colocado por: PauloCorreia
    Cuidado que estamos a falar de realidades diferentes.

    Uma coisa são produtos embalados com preços de tabela a que basta juntar o desconto e enviar. Outra são orçamentos +/- complexos em que se têm de calcular preços. O trabalho é completamente diferente. Num caso basta um administrativo, noutro necessita de um técnico.

    E tempos de resposta desses exigem estruturas que têm de ser necessariamente pagas.

    PS: no entanto será essa atitude que vai permitir a algumas empresas sobreviverem e a outras iram ao fundo e eu levo isso tão a sério que estou a mudar uma data de coisas


    Eu sei perfeitamente que estamos a falar de realidades diferentes, mas o que pretendo salientar é o profissionalismo de algumas empresas no nosso mercado interno, que podem muito bem servir de exemplo.

    Sei bem que orçamentar uma caixilharia de aluminio é bem diferente de orçamentar a venda de barra de aluminio, pois a primeira implica visitas a obra para confirmar medidas, efectuar calculos e isso demora o seu tempo. Mas convenhamos que a maior parte da vezes as empresas caiem no exagero do aceitavel.
  13.  # 13

    Colocado por: PauloCorreiaEmbora no seu caso, não me pareça complicado fazer o orçamento e ainda para mais numa das áreas onde é mais fácil obter orçamentos. Nós pedimos centenas de orçamentos por mês e uma das especialidades que não me dá problemas são os estores. Ou anda a pedir a empresas de vão de escada, ou não sabe o que quer / não define o que quer.


    Bom, isto deve haver muita coincidência, porque agora entrei no mail e tinha já lá uma resposta.

    Paulo Correia, acha que empresas como a Represtor (que foi a que agora me respondeu), Nacional Estores, Luxestor, etc, de vão de escada?
    Esta foi a mensagem que enviei, acho que fui suficientemente explicito:
    Exmos Senhores,
    Venho por este meio pedir orçamentos para os vossos estores de segurança (é assim que aparecem identificados no site), na cor cinzenta (manuais e eléctricos), para:
    1 vão de 1,30m por 0,70m
    4 vãos de 1,30 por 0,80m
    2 vãos de 1,30 por 0,85m
    2 vãos de 2,20m por 0,85m
    4 vãos de 2,20m por 2,20m
    1 vão de 2,20m por 1,40m
    • P+V
    • 23 novembro 2010 editado

     # 14

    PauloCorreia, explique-me se puder o seguinte: entreguei há uma semana a quatro empreiteiros gerais um dossier completo (MDJ, CTG, CTE, MQT e desenhos de execução para todas as especialidades) para orçamentar uma obra minha. Ontem liga-me um fulano qualquer em nome do empreiteiro "x" a perguntar se podia orçamentar uma caixilharia diferente da que está definida no projecto, sendo esta alternativa semelhante, mas notoriamente mais cara. Perguntei a razão, e a resposta foi: nada, porque lhe dava mais jeito! A sério que não percebi.
  14.  # 15

    Opiniões valem o que valem, no meu caso, também sinto que o cliente tem de insistir muito para chegar a qualquer lado. Também fiquei com a impressão de que a crise não está a afectar a todos. Tive alguma dificuldade inicial em obter orçamentos para a cozinha. Depois de alguma insistência, lá chegamos, mas não foi fácil. A qualidade de atendimento variou muito mas como também sou vendedor, entendo os dois lados. No entanto, é sempre educado responder ao cliente que o pedido foi recebido e está sendo tratado (ou não).
  15.  # 16

    Colocado por: P+V ARQOntem liga-me um fulano qualquer em nome do empreiteiro "x" a perguntar se podia orçamentar uma caixilharia diferente da que está definida no projecto, sendo esta alternativa semelhante, mas notoriamente mais cara. Perguntei a razão, e a resposta foi: nada, porque lhe dava mais jeito! A sério que não percebi.


    Muitos teriam perguntado: "E o que ganho com isso?". Ele dizia o valor e depois só tinham que dizer ao cliente "Chegamos à conclusão que esta caixilharia, para a obra em questão, irá ter ganhos consideráveis quer acustica quer termicamente, por uma diferença de preço largamente compensatória"*



    * Ou outra treta do género.
  16.  # 17

    Colocado por: P+V ARQPauloCorreia, explique-me se puder o seguinte: entreguei há uma semana a quatro empreiteiros gerais um dossier completo (MDJ, CTG, CTE, MQT e desenhos de execução para todas as especialidades) para orçamentar uma obra minha. Ontem liga-me um fulano qualquer em nome do empreiteiro "x" a perguntar se podia orçamentar uma caixilharia diferente da que está definida no projecto, sendo esta alternativa semelhante, mas notoriamente mais cara. Perguntei a razão, e a resposta foi: nada, porque lhe dava mais jeito! A sério que não percebi.


    É simples. Uma das área lixadas para se obter orçamentos dos subempreiteiros é precisamente as caixilharias quando não nos conhecem.

    Esse empreiteiro deve trabalhar habitualmente com uma empresa de caixilharia que não terá a série que pediu e propõe uma alternativa para lhe facilitar. Senão terá bastante mais trabalho À procura de que lhe responda. Quantas vezes arrisco preços porque não tenho respostas em tempo útil, embora no meu caso, concursos públicos, um minuto mais tarde e sou excluído automáticamente.
  17.  # 18

    Colocado por: GonçaloPaulo Correia, acha que empresas como a Represtor (que foi a que agora me respondeu), Nacional Estores, Luxestor, etc, de vão de escada?
    Esta foi a mensagem que enviei, acho que fui suficientemente explicito:


    Desconheço quais as informações que estão disponíveis no site deles, mas o que mandou, sendo insuficiente (local da obra, data prevista de entrada em obra, cinzento? têm de definir o RAl, espessura da lâminas, tipo de isolamento, tipo de comando do estore, etc), têm o suficiente para pelo menos lhe pedirem estes esclarecimentos.
  18.  # 19

    Gonçalo,
    A informação que fornece é realmente muito pouca. Nem sabemos se a casa já existe ou se ainda vai ser construída (como eu suponho que seja o caso)
    Exmos Senhores,
    Venho por este meio pedir orçamentos para os vossos estores de segurança (é assim que aparecem identificados no site) , na cor cinzenta (manuais e eléctricos), para:
    1 vão de 1,30m por 0,70m
    4 vãos de 1,30 por 0,80m
    2 vãos de 1,30 por 0,85m
    2 vãos de 2,20m por 0,85m
    4 vãos de 2,20m por 2,20m
    1 vão de 2,20m por 1,40m

    Eu nem sou da área, mas podemos começar pelas seguintes questões:
    . As caixas de estore serão feitas em alvenaria ou fornecidas por nós?
    . Compactas ou exteriores?
    . No caso se serem em alvenaria, como é feito o acesso ao interior da caixa?
    . As paredes têm espessura suficiente para colocar as calhas no interior do vão?
    . Os estores "manuais" serão de fita ou de guincho com manivela?
    . De guincho e manivela cromados ou lacados?
    . Lacados de que côr?
    . No caso se serem "eléctricos", o trabalho de electricista, pedreiro, estucador e pintor deverá estar incluído ou ficará por conta do Dono de Obra?
    . etc. etc.

    Não ligue às questões específicas que coloquei (algumas podem nem ser pertinentes) mas eu, que nem sou do ramo, tirando as «esteiras» desses estores de segurança, só tenho dúvidas sobre o resto do trabalho.
    Quem for do ramo ainda há de ter MAIS dúvidas! :-)

    PS: Eu e o PauloCorreia devíamos trabalhar juntos. Passamos a vida a complementarmo-nos :-))
  19.  # 20

    outro problema que se calhar nem imaginam e que é o responsável pela maioria da falta de resposta: EMAIL

    Um email não têm o tratamento que um fax têm. Um fax é normalmente recepcionado por uma secretária que o regista e ficando registado, obriga a outra atenção. Um email vai parar a uma caixa de correio, onde pode ser apagado facilmente (sem qualquer registo) se a pessoa que o recebeu estiver cheia de trabalho ou se não lhe apetecer.

    Isto é tão habitual e tão grave que agora mando as consultas de uma forma, que no momento em que eles acedem aos ficheiros, recebo um email de confirmação. E quantas vezes eles dizem que o email nunca chegou?
 
0.0241 seg. NEW