Colocado por: jorgealvespara ser passivehaus precisa de no máximo 15KWh\m2a ou uma potencia máxima de aquecimento de 10Wm2, um consumo energético global de 120Kwh\m2a e uma quebra de estanquidade máxima de 0,6 a 50Pa em sub-pressão e sobre-pressãoO consumo global é o total anual para aquecimento da casa independentemente do tamanho?
admite-se um período máximo de sobreaquecimento de 5% anual
Colocado por: DR1982no meu caso seriam menos de 500€ anotenho muitas com consumos quase de metade disso e estam longe de serem ou sequer ambicionar ser Passivehaus
Colocado por: DR1982O consumo global é o total anual para aquecimento da casa independentemente do tamanho?m2a = m2\ano = consumo anual por m2
Colocado por: jorgealvesla vamos bater oiutra vez no ceguinho, isso ja tem AQS pelo meio que vai ter sempre de existir ou você toma banho de agua fria???Uma BC apenas para AQS
ou é como os francius e nem toma banho???
Colocado por: DR1982Uma BC apenas para AQSque tambem entra nos cálculos mas tem que descontar no custo do PRH+BC
Colocado por: jorgealvesque tambem entra nos cálculos mas tem que descontar no custo do PRH+BCSuspeito que mesmo descontando esses valores ainda sobram uns trocos jeitosos.
Colocado por: SrRSistema radiante é uma coisa , ac é outra!Certo, conhecer bem ambos, só nao conheço o radiante a arrefecer.
Colocado por: DjdasaDR não sr esqueça que os vídeos que vê no YouTube essas casas são quase todas de madeira e que o núcleo das paredes é formado 90% por materiais isolantes, muito diferente dr paredes em betão!Sim, as casas que vejo são em
Colocado por: DR1982Sim, as casas que vejo são em
Madeira mas os requesitos sao os mesmos para todas as casas independentemente do tipo de construção.
Normalmente nas casas de madeira a preocupação é precisamente a falta de inércia termica.
Seja como for para mim esta coisa toda de PH só faz sentido se dispensar o uso de um sistema caro de aquecimento, se assim nao for para mim deixa de ter interesse.
Foi com essa condição que me meti nisto e mantenho, para precisar de um sistema central de aquecimento/arrefecimento deixa de ter interesse.
Colocado por: Sasapoquem é que vai garantir que a empresa que vai colocar as janelas segue a indicações de estanquidade? Quem garante que o picheleiro faz o mesmo? E o elecrecista? Ou melhor, quem vai escolher estas equipas para garantir que é escolhido pessoal capaz? Ou vai ser o ph designer a andar a fazer estes trabalhos?
Colocado por: RUIOLIO que gosto no conceito PH, é a capacidade de quantificar as alterações e em função disso fazer opções.
Colocado por: SasapoVou me explicar melhor, oara mim so faz sentido se dispensar um sistema de aquecimento central tipo prh ou ventiloconvectores em toda a casa, radiadores em toda a casa ou ac em toda a casa tambem. E ainda assim ter uma casa confortável.
O que que é isso de precisar? Quantas casas por esse país fora não aquecem com lareira, ar condicionado ou radiadores?
Precisar precisam de uma fonte de calor, se é central, PRH ou o que quer que seja é escolha de cada um com os pros e contras de cada sistema.
Eu acho que o Dr olha para as coisas ao contrário, devia primeiro definir o que pretende e depois escolher o sistema para atingir esse objectivo, mas parece-me que a anda mais a tomar decisões a vulso à espera que quando colar as peças todas a coisa resulte. Tem tudo para dar asneira. Lembre-se que PH não é só meter mais isolamento e melhor caixilharia.
Colocado por: SasapoDar asneira depende do ponto de vista, como ja disse antes mesmo que não acabe em PH, nunca será asneira ter mais isolamento e caixilharia melhor, quanto muito a asneira será “pagar o adicional” pela certificação PH da caixilharia, isto assumindo que ha caixilharias com as mesmas prestações ou diferenças minimas por menos dinheiro!
Tem tudo para dar asneira. Lembre-se que PH não é só meter mais isolamento e melhor caixilharia.
Colocado por: jorgealveso conforto é subjetivo mas se esta confortável em ter zonas da casa com climatização e outras sem nada é uma opção pessoal,Pois mas é isso mesmo que dizem os relatos de donos de PH, que conseguem obter uma casa confortável com o calor espalhado pela VMC. Se é verdade ou mentira já não sei, so experimentando.
habitualmente as vantagens do PRH são continuidade térmica, conforto elevado e baixo consumo energético, 3 ou 4 radiadores a óleo aquecem umas divisões e a VMC espalha esse calor pelas demais, chamar a isso conforto e eficiência energética já é muito discutível pois a lei de joule é irrefutável e incontestavél.
pode tentar fazer como alguns apregoam, PRE e usar painéis fotovoltaicos para aproveitar, quando não á sol suficiente paga na fatura da EDP e congêneres.
quando estiver la a morar depois diga qual o valor que paga, até lá ainda vai correr muita tinta.
Colocado por: jorgealveso conforto é subjetivo mas se esta confortável em ter zonas da casa com climatização e outras sem nada é uma opção pessoal,
habitualmente as vantagens do PRH são continuidade térmica, conforto elevado e baixo consumo energético, 3 ou 4 radiadores a óleo aquecem umas divisões e a VMC espalha esse calor pelas demais, chamar a isso conforto e eficiência energética já é muito discutível pois a lei de joule é irrefutável e incontestavél.
pode tentar fazer como alguns apregoam, PRE e usar painéis fotovoltaicos para aproveitar, quando não á sol suficiente paga na fatura da EDP e congêneres.
quando estiver la a morar depois diga qual o valor que paga, até lá ainda vai correr muita tinta.
Colocado por: RUIOLIros estao mais caros, será que os portugueses vão adiar a troca de carr
Colocado por: tiagodiaf
As janelas vão ser colocadas à face interior?