Agradeço desde já qualquer conselho ou esclarecimento que alguém me possa dar. A minha avó mora numa casa que não é dela e que de momento está em processo de partilhas. A dona era a mãe dela que está falecida e por desentendimentos dos irmãos, o processo está de momento em tribunal e não tem resolução à vista. Ora que esta casa já tem muitos anos e parte do muro caiu abaixo. Como ela não é nova nem tem como pagar o muro visto que ela recebe uma pensão imensamente baixa, a parte do muro que caiu foi limpa pela junta de freguesia e ficou assim. Agora estão heras a nascer no muro, a minha avó tenta limpar como pode assim como nós a ajudamos com isto, mas são heras selvagens que estão sempre a nascer. Ora que agora um bocadinho, mínimo mesmo, atingiu a fachada da casa ao lado e o vizinho foi falar com a minha avó que ela tem que tratar deste assunto ou vai consultar as autoridades competentes. O problema aqui é que a minha avó não tem possibilidades para arranjar isto nem a casa é dela para o fazer. Portanto, poderá ela ser de facto prejudicada neste assunto? É que isto não é mato selvagem, são meia dúzia de heras floridas e selvagens que ela tem a crescer no buraco do muro (na parte de fora, na parte da via pública) que é antigo sendo feito de terra e barro. E mais uma vez a casa não é dela e a dona da casa encontra-se falecida.
REgue com agua com sal no canteiro. que mata a hera. Se está no lado de fora da via publica... a Junta que trate do assunto. a sua avó que não se chateie com isso.
Lariana, ajude a sua a avó, pegue num pacote sal 1kg de sal, 0,60€. Dissolva isso no regador, ou num balde de 10l de agua. Todos os dias regue a hera com essa solução, durante uns 10 dias.
Outra hipotese. jogue o sal grosso de modo a cobrir a terra em redr da hera, todos os dias dê uma regadela suave... por foma a saturar a terra as raizes com agua salgada.