Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Caros amigos
    O meu carro começou a fazer um barulho estranho no motor parei e fui ver, deparei me com o depósito da água vazio, enchi mas a água desaparecia não caía no chão. Depois voltava ao depósito e voltava a desaparecer.
    Amigos disseram me que podia ser a cabeça do motor queimada outros disseram que pode ser a ventoinha avariada.
    Alguém me pode dar opinião?
    Obrigado.
    • size
    • 11 setembro 2022

     # 2

    Junta da cabeça do motor queimada, a deixar passar a água para o cárter.
    Confira a cor do óleo através a vareta do nível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AcbCorreia
  2.  # 3

    Pode ser a junta da cabeça queimada, bomba de água com fuga, ou algum tubo roto. Veja lá se não nota nenhum tubo roto/cortado.
    Concordam com este comentário: AcbCorreia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AcbCorreia
  3.  # 4

    Mas o carro chegou a aquecer? A fuga do líquido poderá ser por inúmeros sítios. Não pode é andar assim. Vá a um mecânico o quanto antes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AcbCorreia
  4.  # 5

    Se não tem fugas para o chão tem que estar a ir para algum lado. Ou está a entrar na câmara de combustão (faria mais vapor pelo escape e este teria um cheiro adocicado do anticongelante), ou está a misturar com o óleo, caso em que faria "maionese" que se verá em princípio na tampa de enchimento do óleo. Em qualquer dos casos a junta da cabeça seria o provável culpado. Nenhuma das situações é boa e vão causar danos graves no motor se isso não for diagnosticados e resolvido.

    O carro sobreaqueceu alguma vez?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AcbCorreia
  5.  # 6

    Qual é um carro? Pergunto porque tive um Rover que era 'perito' nisso... Além disso, é importante para se perceber se a ventoinha é acionada pela centralina, ou por algum sensor, ou por correia (provavelmente não será o caso).

    Tudo o que já aqui disseram são bons conselhos:
    1 - Verificar que o circuito está bem sangrado/purgado, e trocar a tampa do vaso de expansão: dependendo do tempo que a água leva a desaparecer, podia ser apenas isto;
    2 - Ver se a água cai no chão, por alguma tubagem (este seria o cenário próximo "menos mau", era só trocar os tubos);
    3 - Ver se a água vai para dentro do carro, na zona dos pés do condutor e passageiro (já seria pior um pouco, implicaria retirar o tablier para trocar o radiador de aquecimento do habitáculo - 'chaufage/sofagem');
    4 - Ver na vareta do óleo qual q cor que ele tem. Se chegou a este ponto provavelmente o óleo estará uma pasta com a cor de "café com leite"... Isso é o anticongelante/água misturado no óleo, o carro não pode andar assim;
    5 - ver a cor e quanditade do fumo que sai pelo escape: muito fumo, e esbranquiçado, é sinal de água na câmara de combustão (e logicamente no escape). O carro não pode andar assim.

    Quanto tempo leva a água a desaparecer? O carro aquece em demasia?

    A ventoinha pode estar avariada, mas isso causaria o problema que tem agora. Arranjar a ventoinha não o soluciona. Mas, já que estamos nisto, a ventoinha liga, quando o carro aquece?

    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AcbCorreia
  6.  # 7

    Colocado por: jorgemlflorencio3 - Ver se a água vai para dentro do carro, na zona dos pés do condutor e passageiro (já seria pior um pouco, implicaria retirar o tablier para trocar o radiador de aquecimento do habitáculo - 'chaufage/sofagem');


    Esqueci-me desta, também muito provável se a fuga é rapida. Aconteceu-me no velhinho Opel e eu bem que estranhava as carpetes molhadas, mas era inverno e não dei logo conta. Por sorte o motor nunca aqueceu, mas perdeu uma grande parte da água, quando por acaso fui verificar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AcbCorreia
  7.  # 8

    Também me esqueci de referir a do ponto 3.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AcbCorreia
    • size
    • 12 setembro 2022

     # 9

    Colocado por: jorgemlflorencioQual é um carro? Pergunto porque tive um Rover que era 'perito' nisso...


    Treta de marca. Também passei pelo mesmo problema, com 3 juntas queimadas. Na 3ª, com cerca de 90.000 Klm mandeio-o para a sucata.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AcbCorreia
  8.  # 10

    Colocado por: size

    Treta de marca. Também passei pelo mesmo problema, com 3 juntas queimadas. Na 3ª, com cerca de 90.000 Klm mandeio-o para a sucata.

    Aqueles motores tinham um defeito de concepção, de facto... Mas essas reparações também não devem ter sido bem feitas, as minhas duraram 120.000 km (a de origem) + 90.000 Km + 90.000 Km... O carro neste momento conta com mais de 320.000 km, está com um familiar que o tem tratado muito bem...

    Estou convencido de que se a Rover não tivesse teimado e tivesse começado a trocar as juntas com a correia de distribução, tinha-se livrado de uma grande vergonha... Assim, ficou com essa fama.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AcbCorreia
  9.  # 11

    Colocado por: sizeTreta de marca. Também passei pelo mesmo problema, com 3 juntas queimadas. Na 3ª, com cerca de 90.000 Klm mandeio-o para a sucata.


    vendi dezenas 214 e 414,ninguém lhes pegava eu ficava com todos,nunca tive nenhum com a junta da cabeça queimada embora toda a gente se queixasse disso,tive um problema com um ou outro mas isso tb tinha com os outros

    foram os carros que me deram mais dinheiro a ganhar,comprava com 4 anos por 700/750 contos,dava-lhes um banho revisão geral pneus e vendia todos por 1580.

    nalguns até metia um aileron...velhos e bons tempos

    e andavam que se fartavam,dupla arvore de cames á cabeça e 115 cavalos...se bem que o motor anterior Honda fosse melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AcbCorreia
 
0.0135 seg. NEW