Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ha coisa de 10 anos uma tia que tenho, sem filhos, fez um testamento que é mais ou menos isto: o seu património será dividido entre 3 sobrinhos; entre uma casa rural, terrenos agrícolas, eventual dinheiro no banco, e um apartamento numa cidade do litoral oeste, eu tenho direito ao apartamento e os meus outros dois primos às partes rurais/agrícolas.

    A ideia do testamento é não andar a discutir quem fica com o quê. Já não me lembro se no testamento ficou ou não estipulado de que se o apartamento tiver mais valor que as propiedades rurais tenho ou não que compensar a diferença aos meus primos, mas isso também não é problema porque o objectivo é apenas não obrigar-me a administrar propiedades rurais dado que, ao contrário dos meus primos, eu não vivo na região.

    A minha tia ainda está viva e de boa saúde.

    A minha questão é a seguinte: eu do testamento apenas tenho uma cópia, que está certificada pelo notário. O que acontece se eu perder essa cópia?

    Eu sei que existe uma página online do governo onde se pode registrar os testamentos, mas não tenho ideia de como confirmar se este testamento está lá registrado ou não. Ou se eu o posso registrar lá ou não. Pedir qualquer trâmite à minha tia está fora de questão, dado que seria muito deselegante, mas também acontece que nestes últimos 10 anos me afastei dos meus primos e sei que eles não teriam problema em contrariar a vontade da minha tia se isso os beneficiar.
  2.  # 2

    numa herança de pais para filhos é que a divisão tem que ser feita de forma igual. sendo uma tia ela faz a divisão como bem entender.

    quanto à sua copia da testamento, se tem apenas uma, faça várias copias autenticadas e guarde em vários sitios.
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantosnuma herança de pais para filhos é que a divisão tem que ser feita de forma igual. sendo uma tia ela faz a divisão como bem entender.

    quanto à sua copia da testamento, se tem apenas uma, faça várias copias autenticadas e guarde em vários sitios.

    Agradeço a sua resposta.
    E posso fazer isso sem intervenção da minha tia? Pode ser em qualquer notário ou tem de ser no notário onde se fez o testamento original?
  4.  # 4

    Não precisa de ter cópia nenhuma autenticada, basta saber que o testamento existe e onde foi registado. Você até podia nem saber da existência do testamento e seria chamado após o óbito.
  5.  # 5

    Colocado por: rjmsilvaNão precisa de ter cópia nenhuma autenticada, basta saber que o testamento existe e onde foi registado. Você até podia nem saber da existência do testamento e seria chamado após o óbito.


    rjmsilva, mas quem garante que o testamento é "activado" depois do óbito? e como?
    • AMVP
    • 13 setembro 2022

     # 6

    Colocado por: palmstroke

    rjmsilva, mas quem garante que o testamento é "activado" depois do óbito? e como?

    E quem lhe garante que o testamento ainda existe? Que existira a morte da sua tia? Que sera igual a copia que diz ter? A sua tia esta viva é como tal fara o que bem entender ate a sua morte.
    Olhe, trate bem a sua tia é esqueca o testamento.
  6.  # 7

    Colocado por: palmstroke

    rjmsilva, mas quem garante que o testamento é "activado" depois do óbito? e como?


    Não estou a ver um cartório entrar em "jogadas" com assuntos destes. As penalizações não devem valer a pena o risco.
  7.  # 8

    Este forum está mesmo diversificado, até se dá consultas de advocacia, etc :)
  8.  # 9

    Colocado por: AMVP
    E quem lhe garante que o testamento ainda existe? Que existira a morte da sua tia? Que sera igual a copia que diz ter?

    se o testamento tivesse sido alterado, a minha tia já me teria dito, dado que temos uma relação próxima. foi quem me criou e com quem vivi até aos 18 anos, porque a minha mãe faleceu quando eu era bébé - e por isso toda a razão de ter feito o testamento.

    Colocado por: AMVP
    A sua tia esta viva é como tal fara o que bem entender ate a sua morte.

    Precisamente, a minha tia já fez o seu testamento, eu sou um dos beneficiários. É livre de alterá-lo, mas em princípio não o fará. A minha questão é: eu tenho um dos originais, mas o que acontece se a morte é daqui a 20 anos e eu perdi o original? Existe alguma base de dados nacional? Algum outro mecanismo? Ou não posso de forma nenhuma perder o testamento e a melhor forma é fazer a cópia autenticada como foi sugerido pelo outro usuario?

    Colocado por: AMVP
    Olhe, trate bem a sua tia é esqueca o testamento.

    O seu comentário não ajuda a responder a nenhuma das minhas questões. é como alguém perguntar "posso comprar uma casa sem assinar escritura?" e alguém responder "olhe não se preocupe com isso e depois logo se vê".
    Se não existir uma base de dados nacional para os testamentos, efectivamente tenho de me preocupar.
  9.  # 10

    Pegue em 100€ consulte um bom advogado e tenha a certeza das coisas, não é aqui que vai ficar com uma resposta, pois uns dizem uma coisa e outros outra e todos podem estar errados. Esse é um assunto importante para não ter dores de cabeça no futuro, acho que mais vale investir e ter a certeza do que pode e não pode fazer.
 
0.0126 seg. NEW