Iniciar sessão ou registar-se
    • Lffs
    • 13 setembro 2022 editado

     # 1

    Boa noite.Infelizmente em finais de Janeiro de 2022 fui vitima de violência doméstica e a pessoa foi detida na casa que ambos habitavamos com contrato de arrendamento no nome de ambos.Foi-lhe decretada prisão preventiva e eu não tinha qualquer possibilidade de continuar a habitar no local,uma vez que temia pela minha integridade fisica devido a ameaças de familiares do agressor.De qualquer forma,tentei continuar a honrar as rendas com a senhoria e fui informada pela mesma que não as iria voltar a aceitar até que o nome do meu ex companheiro fosse retirado do contrato e foi me proposto por ela pagar naquele mesmo dia,dia 1,3 rendas em dinheiro,rendas essas q ela não iria declarar às finanças simulando depois quebra de contrato por falta de pagamento e celebrando em seguida contrato só comigo,algo que eu obviamente não aceitei porque não teria qualquer garantia que esse contrato fosse mesmo celebrado,e até porque,aproveitando se da minha fragilidade e da situação a senhoria me referiu que esse contrato não iria ser no mesmo valor,não especificando em que valor seria.
    Disse lhe então que não tinha qualquer condição nem fisica nem psiquica para lutar pelos meus direitos e que lhe deixava a chave na porta ,tendo ido recuperar para a casa de familiares.
    Recebi hoje uma citação do tribunal dizendo que lhe devia 6 rendas no valor de 250euros cada,que me queria anular o contrato e receber a casa,o que eu não me oponho...mas ao mesmo tempo pede como indemnização o dobro dessas mesmas rendas mais 6000euros não sei baseados em quê, até porque a casa está em perfeitas condições.
    Se eu quero entregar a casa e pagar os 1500euros e sendo que a casa está em condições a senhoria pode me pedir em tribunal as rendas em dobro mais 6000euros???eu tenho de contestar essa citação, sendo que quero realmente ser despejada,pra que não tenha de pagar 9000euros, quando na realidade apenas devo 1500euros e o meu erro foi não ter recorrido a um advogado para lhe entregar a chave???
    Posso ser penhorada/condenada a cadeia/trabalho comunitário sendo que neste momento não tenho qualquer trabalho nem bens em meu nome e vivo de favor na casa de familiares onde sou ajudada pelos mesmos???
    Se alguém me puder explicar o que tenho de fazer,agradecia muito.1500euros os meus familiares ainda ma podem ajudar a pagar,9000 não e não compreendo como um senhorio pode chegar a pedir esse valor,se não é referido na citação qualquer dano no imovel.
  1.  # 2

    Colocado por: LffsPosso ser penhorada/condenada a cadeia/trabalho comunitário sendo que neste momento não tenho qualquer trabalho nem bens em meu nome e vivo de favor na casa de familiares onde sou ajudada pelos mesmos???
    Em princípio tem direito a um advogado oficioso. Tente requerê-lo o mais rapidamente possível.

    Seria bom também ter a declaração médica que comprovasse o seu estado de fragilidade emocional.

    Não percebendo nada de leis, não me parece que o tribunal a obrigue a pagar o valor requerido (até porque estando dois nomes no contrato, são corresponsáveis pelo pagamento). Mas deve iniciar a sua defesa o mais breve possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lffs
    • Lffs
    • 13 setembro 2022 editado

     # 3

    Desde já muito obrigada pela resposta.Tenho sim direito a advogado oficioso e tenho todos os comprovantes da minha situação, inclusive,fui diagnosticada com stress pos traumático mas como disse eu não quero contestar o despejo,apenas não entendo onde a senhoria foi buscar o valor exorbitante de 9000euros se o valor das rendas em atraso é de 1500euros e não existe qualquer dano na casa.Essa é a minha preocupação e tenho medo que ao pedir um advogado à segurança social esteja imediatamente a contestar o despejo,fazendo o processo arrastar se,sendo que o que quero é apenas resolver isto desde o inicio,inclusive na altura deixei lhe as chaves ainda com a renda em dia e sem a caução a correr pensando que ela as aceitaria e não aconteceu.
    Entretanto já li alguns topicos aqui sobre despejos e pelo que li acredito que não possa ser penhorada ,uma vez que nada tenho,nem me possa ser imputado um valor de quase 10 vezes mais daquilo que eu devo.Pedir,todos podem pedir o que lhes parecer bem,só não estou a ver como se justifica um valor destes a um tribunal,sendo que não há qualquer dano na propriedade.Infelizmente não podia esperar melhor dessa mesma senhoria,uma vez que há uns 3 anos até uma ligação fez sem eu dar conta à luz da minha arrecadação para conseguir fazer as obras de outra casa contigua sem pagar um centimo e por essa acção tivemos problemas graves com a luz ao ponto de ter de vir o piquete da EDP e ,depois de descoberta a ligação ilegal, eles terem pago uma enorme multa..
    Quero mais uma vez agradecer o facto de pelo menos alguém me ter respondido.No entanto noto que se eu fosse uma senhoria a queixar me de um inquilino que não paga teria 10 a 15 comentários a dizer para eu lhes trocar a fechadura,contratar uma empresa especializada em okupas,etc,etc...Como sou apenas uma inquilina que sofreu um revez grave e sempre teve interesse em resolver a situação, e vê agora que a senhoria está a esfregar as mãos de contente com a minha desgraça e a tentar pedir ao tribunal quase 10 vezes o valor do que lhe é devido,ninguém aqui me responde.Bia tarde a todos e muito obrigada.
    • AMVP
    • 13 setembro 2022

     # 4

    Se calhar não lhe respondem pq não sabem. Mas repare, a melhor resposta que podia ter obtido é a que lhe deram relativamente a solicitar um advogado oficioso, penso que não é por requer um advogado ofício que se deverá traduzir na contestação do despejo, penso eu.

    Mas olhe, já contactou alguma associação de inquilinos, não faço ideia se é fácil ou sequer se lhe respondem, mas tente.
    Concordam com este comentário: Lffs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lffs
    • Lffs
    • 13 setembro 2022 editado

     # 5

    Muito obrigada, eu vou tentar contactar uma associação de inquilinos e saber o que devo fazer.Entretanto já tive conhecimento também que a senhoria não declara o meu contrato às finanças desde 2018...
    Bastou me pesquisar um pouco aqui no forum para entender que quem não tem rendimentos nem bens acaba por não pagar absolutamente nada aos senhorios.Eu sim,quero pagar o valor que me é imputado,mesmo com todas as dificuldades que tenho neste momento,com a agravante que o outro inquilino está preso e o fiadir em parte incerta fora de Portugal.No entanto quero faze lo da forma mais correcta e legal possível, uma vez que já tentei entregar a chave ainda com as rendas em dia depois de me dizerem categoricamente que não
    me aceitavam mais nenhuma renda ,de me ter sido proposto pagar 3 rendas em dinheiro ,das quais não me iriam passar recibo algum e a alteração do valor do novo contrato para um que se recusaram a dizer me qual seria,numa completa desumanidade,aproveitando se da minha situação.
    • AMVP
    • 13 setembro 2022

     # 6

    Colocado por: LffsMuito obrigada, eu vou tentar contactar uma associação de inquilinos e saber o que devo fazer.Entretanto já tive conhecimento também que a senhoria não declara o meu contrato às finanças desde 2018...
    Bastou me pesquisar um pouco aqui no forum para entender que quem não tem rendimentos nem bens acaba por não pagar absolutamente nada aos senhorios.Eu sim,quero pagar o valor que me é imputado,mesmo com todas as dificuldades que tenho neste momento,com a agravante que o outro inquilino está preso e o fiadir em parte incerta fora de Portugal.No entanto quero faze lo da forma mais correcta e legal possível, uma vez que já tentei entregar a chave ainda com a

    Repare, na minha opinião já fez uma coisa errada, entregou a chave sem que o contrato tenha sido rescindido, se o fez sozinha não tem provas de as entregou ou do estado em que deixou a casa, se fosse a si contactava uma associação e de seguida requeria um advogado. Boa sorte
    • Lffs
    • 13 setembro 2022 editado

     # 7

    Não o fiz sozinha,o meu tio estava presente e inclusive ouviu toda a conversa onde me disseram que não me aceitavam mais nenhuma renda por o outro inquilino não estar presente,estar preso,e que a única solução era eu aceitar naquele mesmo dia dar lhe 3 rendas em dinheiro que não iriam passar me recibo, e no final desses 3 meses alegariam despejo por falta de pagamento e celebrariam comigo outro contrato ,"obviamente não no mesmo valor".
    Tenho também um email escrito pela advogada da minha senhoria que prova que entreguei as chaves,sendo que agora referem na citação que não as entreguei.
    • RCF
    • 13 setembro 2022

     # 8

    Colocado por: LffsNão o fiz sozinha,o meu tio estava presente e inclusive ouviu toda a conversa onde me disseram que não me aceitavam mais nenhuma renda por o outro inquilino não estar presente,


    Colocado por: LffsTenho também um email escrito pela advogada daminha senhoria que prova que entreguei as chaves

    Estes são os seus argumentos (e são bons argumentos).
    Agora, sem perder tempo, arranje um advogado que responda a essa citação judicial, utilizando esses argumentos.
    Esse valor exorbitante que lhe pedem, não é mais do que ameaça...
    • Lffs
    • 13 setembro 2022

     # 9

    Muito obrigada, é exactamente o que farei.Boa tarde e Deus o abençoe, não sabe o bem que me fez com estas palavras.
 
0.0141 seg. NEW