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    • SrR
    • 14 outubro 2022

     # 41

    Faz uma parabola, mas nao percebo tanto stress como lhe disse antes, um artista fazlhe isso
      634563042909502247.jpg
  1.  # 42

    Todas essas formas que lhe estão a sugerir funcionam e ficará bem, mas não ao milímetro! :)

    Como tenho pouco ou nada de artista, essas coisas dos olhómetros não são para mim.

    O que vai ter no topo do muro? Algum capeamento?
  2.  # 43

    Colocado por: marco1DR

    como assim? distancia ao longo da curva os ferros a uma medida constante e dá-lhe a cota certa ao fixar o fio
    até pode calcular isso em computador, ou seja desenha a curva, divide os pontos da curva (os ferrinhos) estabelece a cota de arranque e a do fim e depois pode ter por exemplo diferença de altura entre cada ferro de 10 , 20 cm o que for consoante o numero de ferros em relação á diferença de cotas do inicio e do fim. É claro que pode ajustar a altura do fio em cada ferro a olho
    imagine que irá ter um fio ajustado á inclinação que irá ter o topo do muro.
    Sim, mas é preciso saber a distância precisamente para saber quanto subir a cada ferrinho
  3.  # 44

    Colocado por: SrRFaz uma parabola, mas nao percebo tanto stress como lhe disse antes, um artista fazlhe isso
      634563042909502247.jpg
    A curva do muro é facil, e nao da para ser constante, essa tem de ser galgada pelo caminho
  4.  # 45

    Colocado por: ghost12Todas essas formas que lhe estão a sugerir funcionam e ficará bem, mas não ao milímetro! :)

    Como tenho pouco ou nada de artista, essas coisas dos olhómetros não são para mim.

    O que vai ter no topo do muro? Algum capeamento?
    Pois eu tambem gosto pouco de trabalhar a olhometro principalmente num redondo onde nao se consegue ver o muro todo de nenhum ponto para distorcer a olho.
    Sim chapim
  5.  # 46

    Colocado por: DR1982chapim


    O que é isso?
  6.  # 47

    Colocado por: ghost12

    O que é isso?
    Capeamento
  7.  # 48

    Colocado por: DR1982Capeamento


    Então aconselho a fazer com o laser se não vai ter isso tudo às ondas. Se fosse um acabamento mais rustico e sem capeamento ainda escapava.
  8.  # 49

    Neste caso os ferrinhos ate ja la estão, e a rede a rede a olhometro também mas o artista tava com o olho um bocado lixado:)
      F528D9BD-45C7-4460-92FE-17AE75B29DE8.jpeg
    •  
      marco1
    • 14 outubro 2022 editado

     # 50

    Colocado por: DR1982Sim, mas é preciso saber a distância precisamente para saber quanto subir a cada ferrinho

    entre o início e o arranque tem uma diferença de cotas suponhamos de 8 m, ora se dividir a linha curva em planta do muro em 8 (pontos/ ferros) vai ter uma diferença de altura entre cada um de um metro, é claro que quanto mais pontos tiver mais certo isso fica.
    Este metodo irá dar-lhe uma "subida/inclinação do topo do muro constante. Mas pode não ser a pretendida quer em face do "jardim no interior quer do rampeado da propria rua. portanto pode perfeitamente fixar a altura do fio nos ferros a olha de forma mais ou menos uniforme.
    e atenção se quiser estabelecer uma altura constante do muro visto pelo lado da rua isso significa que pelo interior é o que der ou molda o "jardim", se quiser o contrário ainda mais fácil pois é como pretender ter o efeito pelo interior.
    até porque duvido que a rua tenha um rampeado completamente uniforme ao longo desse trajeto.
  9.  # 51

    Colocado por: marco1
    entre o início e o arranque tem uma diferença de cotas suponhamos de 8 m, ora se dividir a linha curva em planta do muro e 8 (pontos/ ferros) vai ter uma diferença de altura entre cada um de um metro, é claro que quanto mais pontos tiver mais certo isso fica.
    Este metodo irá dar-lhe uma "subida/inclinação do topo do muro constante. Mas pode não ser a pretendida quer em face do "jardim no interior quer do rampeado da propria rua. portanto pode perfeitamente fixar a altura do fio nos ferros a olha de forma mais ou menos uniforme.
    e atenção se quiser estabelecer uma altura constante do muro visto pelo lado da rua isso significa que pelo interior é o que der ou molda o "jardim", se quiser o contrário ainda mais fácil pois é como pretender ter o efeito pelo interior.
    até porque duvido que a rua tenha um rampeado completamente uniforme ao longo desse trajeto.
    Precisamente pela rua nao ter um rampeado uniforme ao longo de todo o trajeto é que fica difícil, senao era facil, bastava marcar a mesma altura em todos os ferrinhos….
    Mas como a rua é tipo montanha russa fica mais complicado…
    Se fosse linha reta era fácil, um fio e pronto, assim sendo em redondo o fio não dá
  10.  # 52

    dá dá

    espete la um numero razoável de ferros ao longo da curva e dpeois veja a diferença de cotas entre o inicio e o fim do muro e divida isso pelo numero de ferros, por exemplo poderá ter diferença de altura entre cada ferro de 40 cm, prende o fio e tem um topo com uma inclinação regular. mas como já disse devido á não constancia do rampeado da rua, na base o muro quanto toca no passeio não irá ter uma inclinação uniforme. portanto ou uma coisa ou outra ou seja ou a inclinação da base mais ou menos uniforme ou a inclinação do topo uniforme. Parece complicado mas não é. pelo menos como eu estou a ver a coisa.
    • r.v
    • 14 outubro 2022

     # 53

    leizer.
  11.  # 54

    Colocado por: ghost12Todas essas formas que lhe estão a sugerir funcionam e ficará bem, mas não ao milímetro! :)

    O DR é picuinhas e o fórum anda a fazer-lhe mal.
    O problema dos milímetros existe em qualquer solução, seja executada pela NASA ou pelo trolha da areosa, o acabamento do betão ou argamassa da face superior tem que ser executada com uma régua, e o acabamento final depende do artista que trabalha com a régua, e não da marcação.
    Só agora fui ver que a imagem que o DR colocou no tópico inicial é um muro de pedra, nesse caso ainda é mais picuinhas do que eu estava a pensar, porque a diferença de milímetros não interessa para nada
  12.  # 55

    Colocado por: Pickaxe
    O DR é picuinhas e o fórum anda a fazer-lhe mal.
    O problema dos milímetros existe em qualquer solução, seja executada pela NASA ou pelo trolha da areosa, o acabamento do betão ou argamassa da face superior tem que ser executada com uma régua, e o acabamento final depende do artista que trabalha com a régua, e não da marcação.
    Só agora fui ver que a imagem que o DR colocou no tópico inicial é um muro de pedra, nesse caso ainda é mais picuinhas do que eu estava a pensar, porque a diferença de milímetros não interessa para nada


    Um muro de pedra capeado, se calhar com uma pedra serrada ao milímetro. E é neste capeamento que entra o laser e não no muro em si.

    Muito provavelmente o DR vai ter um laser na obra, demora 5 minutos a acertar-lo e tem 1/10 do trabalho com melhores resultados, não percebo eu aqui a complicação.
  13.  # 56

    Colocado por: marco1dá dá

    espete la um numero razoável de ferros ao longo da curva e dpeois veja a diferença de cotas entre o inicio e o fim do muro e divida isso pelo numero de ferros, por exemplo poderá ter diferença de altura entre cada ferro de 40 cm, prende o fio e tem um topo com uma inclinação regular. mas como já disse devido á não constancia do rampeado da rua, na base o muro quanto toca no passeio não irá ter uma inclinação uniforme. portanto ou uma coisa ou outra ou seja ou a inclinação da base mais ou menos uniforme ou a inclinação do topo uniforme. Parece complicado mas não é. pelo menos como eu estou a ver a coisa.
    Entao eu não estou a ver bem a coisa, mas nao da para espetar os ferros à mesma distância porque quando o redondo fecha mais os ferros têm de ser mais bastos.
    Claro que se souber a distância dá para fazer, mas para saber a distância total é um problema:)
  14.  # 57

    Colocado por: Pickaxe
    O DR é picuinhas e o fórum anda a fazer-lhe mal.
    O problema dos milímetros existe em qualquer solução, seja executada pela NASA ou pelo trolha da areosa, o acabamento do betão ou argamassa da face superior tem que ser executada com uma régua, e o acabamento final depende do artista que trabalha com a régua, e não da marcação.
    Só agora fui ver que a imagem que o DR colocou no tópico inicial é um muro de pedra, nesse caso ainda é mais picuinhas do que eu estava a pensar, porque a diferença de milímetros não interessa para nada
    Nao é nada ser picuinhas, eu andei a por rede e como nao encontrei solução para a acertar por cima lembrei me que devia haver uma forma qualquer de fazer a coisa sem ser a olho, porque ja tenho visto muros bem certinhos…
    E se levar grades por cima tem de ter uma inclinação constante senão fica uma montanha russa
  15.  # 58

    Colocado por: ghost12

    Um muro de pedra capeado, se calhar com uma pedra serrada ao milímetro. E é neste capeamento que entra o laser e não no muro em si.

    Muito provavelmente o DR vai ter um laser na obra, demora 5 minutos a acertar-lo e tem 1/10 do trabalho com melhores resultados, não percebo eu aqui a complicação.
    O laser não dá porque nao capta as duas extremidades…
  16.  # 59

    Colocado por: DR1982O laser não dá porque nao capta as duas extremidades…


    Consegue colocar o laser num ponto intermédio mas é um pouco mais complicado acertar.

    Se não conseguir com o laser tem que ser à moda antiga e ter fé no artista! :)
  17.  # 60

    bolas

    eu que não meto as mãos na massa em obra, acho que conseguia ir ai meter-lhe esse muro com a inclinação certa.
    outra coisa DR, não caia nisso de meter gradeamento em cima desse muro, nunca vai bater a bota com a perdigota, faça sim o muro com a inclinação e por dentro á face interior faça uma rede até ao chão e com uma sebe se preferir. Essa rede que terá uma presença visual residual poderá ser aos socalcos.
    se fizer questão de ter gradeamento faça o muro aos socalcos, esqueça esse efeito de inclinação com gradeamento por cima.
 
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