Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 17 outubro 2022

     # 181

    Mais, Portugal é um lugar pacifico para mt coisa, para criar a familia, para negocios, para esconder negocios, para terroristas se organizarem, etc, etc e é com estes que os portugueses tb tem de concorrer.
  1.  # 182

    Colocado por: Reduto25Não adianta descer o ISP ou o IVA sobre os combustíveis elas aumentam o preço vai dar aí mesmo tem que ser regularizado com tetos .

    E tudo farinha do mesmo saco , sanguessugas


    O petróleo já esteve mais caro do que está agora e os combustíveis, ainda assim, muito mais baratos. É um mundo de quem pode, quer e manda. As grandes petrolíferas controlam isto, quer queiramos quer não. Chamam-lhe crise energética, mas a crise é muito baseada em especulações e controlo da torneira, não em real falta de petróleo (por enquanto).
  2.  # 183

    Colocado por: AMVP
    Se nao tem intensao de fazer nada, entao é so mesmo tipo calimero,tem esse direito.
    Não percebo nada de calimeros, deixo isso para si. Calimeros e moralismo de pacotilha.
  3.  # 184

    Por este andar nem no interior os preços sobem em todo o lado
    • AMG1
    • 17 outubro 2022

     # 185

    Colocado por: Reduto25Por alguma razão o processo do acordo de concertação foi tão célere.

    As empresas têm alívio fiscal sem obrigação de aumentar salários , e meramente um factor indicatorio

    Creio que não sera bem assim. A redução de imposto só existe para as empresas que efetivamente fizerem aumentos.
    • AMVP
    • 17 outubro 2022

     # 186

    Colocado por: HAL_9000Não percebo nada de calimeros, deixo isso para si. Calimeros e moralismo de pacotilha.

    Claro que percebe, é a unica coisa que dazia, agora acrescentou mais uma.
    Mas ainda bem que é assim, enquanto é calimero, outros avancam é voce até fica feliz, tem mais razoes para continuar a ser calimero.
  4.  # 187

    Colocado por: AMVPMas ainda bem que é assim, enquanto é calimero, outros avancam é voce até fica feliz, tem mais razoes para continuar a ser calimero.
    O seu discurso é desprovido de sentido.
    De qualquer forma fica registrado a sua persistência na ofensa gratuita e infundada.
    • AMVP
    • 17 outubro 2022

     # 188

    Na minha perspetiva, estamos no bom caminho, bom pelo menos para mim é bom...

    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/visto-de-nomada-digital-entra-em-vigor-a-30-de-outubro
    • AMVP
    • 17 outubro 2022

     # 189

    Colocado por: HAL_9000O seu discurso é desprovido de sentido.
    De qualquer forma fica registrado a sua persistência na ofensa gratuita e infundada.

    Como lhe disse, agora tem mais uma característica, sempre é uma evolução é que só com uma era cansativo.
    • sltd
    • 17 outubro 2022

     # 190

    Já não vai haver saldos...
    Amortização dos créditos à habitação sobe 30%
    https://eco.sapo.pt/2022/10/17/amortizacao-dos-creditos-a-habitacao-sobe-30/
  5.  # 191

    Isso foi o ano passado, e não acredito nisso. Estes reembolsos são de quem tem dinheiro e pode pagar, não do comum mortal que recebe salários "normais" em Portugal. É obviamente preferível liquidar o crédito do que ter o dinheiro a render uns estonteantes 0.015% brutos na CGD e muitos outros (alguns depósitos dão até 1% em 1 ano, ou 1.5% em alguns meses, valores brutos).

    Com esta crise actual (que acredito que ainda vai piorar, embora espere estar enganado), é preferível ter poupanças e ir pagando o crédito, digo eu... Mas mais uma vez, isso não vai mudar o cenário de que, começando a haver incumprimentos em massa, serão sempre dos mais vulneráveis.
  6.  # 192

    Colocado por: HAL_9000Entao que se retire a ajuda toda.

    Precisamente, era aí que queria chegar. Em vez de aumentar ainda mais a lista de ajudados, preferia que se acabasse com a lista. Foi um negócio feito entre privados, em que à partida ambas as partes percebiam as regras.
    O Estado serve para regular e controlar, não é a santa casa... (mas mais parece, torna-nos em dependentes e subordinados).
  7.  # 193

    Colocado por: HAL_9000deixe o mercado funcionar. Quando o Zé nao tiver dinheiro para comprar as batatas e o pão, morre e deixa de dar despesa.

    Adoro esta política de deixar o mercado funcionar. O mercado a funcionar, quando totalmente desregulados, é o responsável por criar as maiores assimetrias sociais já vista na história da humanidade. Pessoas que teem mais dinheiro e mais poder que muitos países. Nem o Miguel acredita nessa só "deixem o mercado funcionar". É o mesmo que não dar assistência médica a ninguém : " deixem a seleção natural funcionar"que


    Uma vez mais a polarizar a coisa.
    HAL, se o problema é a especulação na venda, o Estado pode perfeitamente mandar construir, abrir concursos, e participar do mercado como promotor e mostrar que se consegue construir mais barato. Porque não o faz? Nos anos 60-70 tivemos uma grave falta de habitação, e apesar de tudo parece-me ter corrido bem o que o Estado fez. Se o problema é a matéria prima, pois que produza e explore o que houver como qualquer outro país. Mas aí o HAL já não vai querer que se rebente a Serra de Arga, nem outra mina qualquer, nem o nuclear, nem nada. E percebo-o bem. Mas aí temos que entender que estamos dependentes de outros e temos que nos sujeitar.

    Mas o HAL não refere isso. Simplesmente diz: "a malta não vai construir pequeno, não vai é construir nada"... pois em primeiro não me revejo na visão de que cada um deve ter casa própria. Em segundo, porque bem se sabe que se ninguem comprar, quem vende terá que rever margem de lucro para conseguir escoar. Como bem saberá, mantém o barco à tona não é vendendo com altas margens, é vendendo muitas vezes.
    E em terceiro, porque acredito que mesmo a assim as pessoas continuaram a construir mas mais contido, ou a comprar as casinhas dos anos 50 e remodelar e contentarem-se com 100m2, em vez de simplesmente cruzarem os braços.
  8.  # 194

    Colocado por: N Miguel OliveiraO Estado serve para regular e controlar,
    E contudo não controla a inflação, não controla o preço do gasóleo, o preço das batatas, não consegue dar dinamismo à economia, não consegue retirara o país da miséria salarial, etc...etc..

    O meu comentário é no sentido de: a inflação em Portugal não tem exatamente o mesmo impacto que tem na Alemanha quando se pensa na perda de qualidade de vida.

    A nossa classe média mais uma vez está a ser esmagada. Neste momento o Governo está a tentar reduzir divida pública às custas dos pensionistas, dos FP e trabalhadores do privado que recebem salários acima dos 1000 euros. Se eu concordo que a divida tem de ser reduzida? Sim! fazer isso às custas de quem é apenas remediado? Acho um tiro nos pés, e julgo que o tempo me dará razão.

    Quantos ás ajudas ao crédito habitação, das duas uma: ou bem que há para toda gente, ou bem que não há para ninguém, e se canaliza o dinheiro para apoiar a sociedade de outra forma. Como está trata-se de uma tremenda injustiça. Habitação e alimentação não são propriamente luxos.
    • FFCL
    • 17 outubro 2022

     # 195

    Tenho acompanhado e sinceramente acho uma certa graça.
    O mercado afinal não está caro, os materiais não estão caros, o pessoal não se aproveita, os impostos não são altos, os ordenados afinal são justos, afinal não se perde poder de compra, etc. O grande problema é o pessoal querer construir grande...

    Uma coisa tenho eu a certeza, Portugal para a maioria dos Portugueses não é um país justo. O que se recebe não é suficiente para ter uma vida digna seja comprando ou alugando casa.
    O que é uma vida digna?
    Pelo menos ter um teto, dinheiro para as despesas inerentes a casa e alimentação
  9.  # 196

    Colocado por: N Miguel OliveiraNos anos 60-70 tivemos uma grave falta de habitação, e apesar de tudo parece-me ter corrido bem o que o Estado fez.
    Que o estado devia promover em habitação pública para arrendar, e apenas arrendar, estamos de acordo. Mas não o faz, e o mercado de arrendamento em Portugal é o que é, isso é que empurra as pessoas para a aquisição/Construção e não propriamente manias de grandeza dos Portugueses.

    Quando vim para a AML não tinha a menor, reforço, a menor intenção de comprar nada. Mas perante os preços de renda que eram pedidos por buracos húmidos....

    O construir mais pequeno não vai resolver a questão, simplesmente porque construir em Portugal (construir o que quer que seja) está a ficar muito longe do alcance financeiro de quem ganha um ordenado médio Português. Agora que o dinheiro barato acabou, isso vai-se tornar uma evidência.
    Podemos voltar a ter 5 pessoas a viver num T2? Podemos, mas isso implica perda de qualidade de vida, ou então as pessoas decidem que mais vale não ter um segundo filho porque não há condições (os padrões que temos são os que nos são incutidos pelo estilo de vida europeu).
  10.  # 197

    Colocado por: HAL_9000sei là! porque os salários nem sequer têm acompanhado os aumentos de produtividade. Porque os únicos salários que aumentam ( em termos gerais) é o salário mínimo e porque aumenta por decreto.


    Pois, essa é outra coisa... acha que é com mais impostos que as empresas conseguem pagar mais aos trabalhadores?

    Como disse, eu preferia muito mais que certa parte do salário estivesse indexado ao lucro que a empresa faz e que assim houve motivação para quem produz. Mas quando se fala em replicar algo que se passe num mercado mais aberto, você irá primeiro apontar a desregulação, as assimetrias e brutalidade da injustiça social. Pois, eu percebo que seja complicado ter sol na eira e chuva no nabal.

    Porque de pouco adianta dizer que a produção aumentou e que se fazem mais vendas, se o lucro da empresa continua baixo. Isto porque mal alguma dê sinais de prosperidade, tem logo o Estado a meter a mão. E muito por culpa desse pensamento de que quem deve pagar a crise é que mais tem e produz, e que coitadinho do desgraçado...
  11.  # 198

    Colocado por: AMVPNa minha perspetiva, estamos no bom caminho, bom pelo menos para mim é bom...

    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/visto-de-nomada-digital-entra-em-vigor-a-30-de-outubro


    Colocado por: AMVPNa minha perspetiva, estamos no bom caminho, bom pelo menos para mim é bom...

    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/visto-de-nomada-digital-entra-em-vigor-a-30-de-outubro


    Pois, com a quantidade de abutres a querer lucrar ainda mais com dinheiro estrangeiro independentemente da tragedia que isso causa à maioria dos portugueses...
  12.  # 199

    Colocado por: HAL_9000
    O construir mais pequeno não vai resolver a questão, simplesmente porque construir em Portugal (construir o que quer que seja) está a ficar muito longe do alcance financeiro de quem ganha um ordenado médio Português. Agora que o dinheiro barato acabou, isso vai-se tornar uma evidência.
    Podemos voltar a ter 5 pessoas a viver num T2? Podemos, mas isso implica perda de qualidade de vida, ou então as pessoas decidem que mais vale não ter um segundo filho porque não há condições (os padrões que temos são os que nos são incutidos pelo estilo de vida europeu).


    Interessante querermos replicar o estilo de vida europeu em tudo menos no tamanho das casas.

    Folgo em saber que afinal, e contrariando a matemática, pouco me adianta querer construir pequeno ou grande. Sendo assim, que seja grande, afinal temos ali o banco e o Estado na próxima esquina. Mas a culpa é dos boomers, essa malta que fazia o seu crédito com taxas de juro bem maiores até.

    Mas pronto, como não acho que cada um deva ser proprietário, mas você não vê outra solução, nesse ponto acho que nunca iremos concordar.
  13.  # 200

    Concordo que muitas coisas são feitas de modo injusto e que esmaga a classe média mas não só. Se é verdade que há quem precise mais que outros, não podemos estar sempre a tirar poder de compra aos mesmos. Um professor universitário não recebe aumentos de jeito há décadas! Ainda há dias discuti isso: um associado ganha hoje mais 43€ do que há 13 anos (ou mais!). Por isso, se há 20 anos até eram profissões de muito prestígio (e deveriam ser! Afinal quem dá formação avançada às próximas gerações de médicos, engenheiros, economistas, investigadores???) estamos a caminhar para serem mais uma classe de precários...
 
0.0336 seg. NEW