Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Precisava de uma ajuda e/ou orçamentos para a seguinte situação
    Tenho o aquecimento da casa conforme esquema


    Pretendo instalar 6 painéis, inversor com sistema de monitorização da produção via app android, com gestor de energia de modo a enviar sinal a bomba de calor/depósito para trabalhar quando há excedente de produção e aquecer o depósito a instalar

    Instalação de um “depósito” de uns 200-300l(aproximado) para acumular água quente da produção solar (fotovoltaica) e depois ser utilizada a noite, de modo a evitar o funcionamento da bomba de calor durante a noite, também pode ter a uma resistência de modo a ser ligada quando há excedente de potência (mas apenas com o excedente, ou seja não pode ser on/off da potência total da resistência)

    A ideia é válida?
    Gostaria de opiniões, esquemas, preços caso alguém queira dar

    Obrigado
  2.  # 2

    a ver se é desta que o anexo aparece...
      esquema.jpg
    • ASBV
    • 11 novembro 2022

     # 3

    Ora aqui um tema em que também estou interessado. É possível alimentar uma bomba de calor (mesmo de alta temparatura) com o excedente do fotovoltaico?
    Em termos de consumo, compensa?
  3.  # 4

    Vou seguir este tópico.

    Não sei se uma bomba de calor (BC) pode ser accionada de modo a aproveitar apenas o excedente. Aqui há tempos apenas se podia fazer isso com cargas mais "simples" (resistência num depósito de água, por exemplo).

    Qual é o ganho que se consegue ao adicionar o depósito? Para quantas horas dá essa quantidade de água quente? Será que (o meu palpite é que não) dá para mais que 1-2h? E compensa (o meu palpite é novamente que não) face à opção de aderir à tarifa bi-horária (caso não tenha já aderido)?
  4.  # 5

    Não sei para quanto tempo da, mas a bomba gasta em média 1.5kw a 2kw (nos consumos mais elevados)não digo que tenha de ser todo dia painéis.....
    A ideia é aquecer a água do depósito a uns 55-60° sendo que o piso radiante trabalha a 30-32°
  5.  # 6

    E, não sabendo isso, será que compensa? Não seria mais simples programar a BC para o período de maior produção fotovoltaica, de modo a que ela já não precise de trabalhar tanto ao fim do dia?
  6.  # 7

    Colocado por: jorgemlflorencioE, não sabendo isso, será que compensa? Não seria mais simples programar a BC para o período de maior produção fotovoltaica, de modo a que ela já não precise de trabalhar tanto ao fim do dia?


    Uma das alterações é essa, mas com um depósito se calhar aguentava a noite toda, mas.... como não há grande feedback... se calhar a ideia não é assim tão boa :)
  7.  # 8

    Possível é sim (dependendo da bomba de calor claro), mas para o utilizador normal (que não esteja à vontade com eletrónica e programação) seguramente que não. Os ganhos tb não sei se compensam.
    Basta estudar os perfis de consumo da bomba mediante a quantidade de agua e temperatura do deposito, medir em tempo real o excesso e ativar a bomba de calor (por exemplo usando o pino de input de modo solar ou outro disponível) caso o excedente seja superior ao expectável que a bomba gaste nos próximos minutos. De notar, que para ser realmente eficiente, convém calcular tudo tendo em conta o netmeeting do contador de energia.
    Ter em conta que um pico de excedente no solar pode enganar o sistema e ativar a bomba em períodos pequenos o que certamente não ira trazer saúde a bomba, e acabar por consumir ainda mais.
  8.  # 9

    A parte da programação é simples, o pior (a meu ver) é a instalação do depósito ligações hidráulicas etc..
  9.  # 10

    Colocado por: trivialA parte da programação é simples


    Não concordo, eu demorei imenso tempo a programar um gestor de excedentes reais (com netmettering e shellies, nao aqueles que usam triac). Diria que não é tao simples.
    Relativamente as ligações hidráulicas, diria que basta um sistema típico, em que o truque depois e fazer toda a gestão do inicioBC+pausaBC+consumoBC+excedenteSolar+consumoResistencia via software/programação. Se a bomba usar comunicação modbus (ou outro protocolo), tb é uma forma possível de obter informação e comanda-la, mas eu nao ia por ai se nao estiver habituado ao modbus.
  10.  # 11

    Ah, e com apenas 6 painéis, eu não pensava muito num deposito extra/sobredimensionar o tamanho (além do que a bomba de calor já usará), já que não deverá gerar assim tanta energia. Se a bomba já tiver resistência/deposito c/resistência, o ideal é controlar essa mesmo.
    • dom123
    • 14 novembro 2022 editado

     # 12

    Para não se inventar muito é sobredimencionar a instalação fotovoltaica e programar a bc para trabalhar só nos períodos de sol.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  11.  # 13

    Colocado por: dom123Para não se inventar muito é sobredimencionar a instalação fotovoltaica e programar a bc para trabalhar só nos períodos de sol.
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio

    Isto. Keep it simple.
  12.  # 14

    Colocado por: jorgemlflorencio
    Isto. Keep it simple.


    sim, mas vivo em trás os montes e isto aqui a noite fica mesmo frio.... por isso a ideia do depósito.
    Mas sim... se abrir o fundo ambiental arranco logo com os painéis o resto tenho tempo de ver como reage o sistema
  13.  # 15

    Atenção, que a ideia de usar um deposito auxiliar para acumular energia não é má, no entanto, convém ter em conta o nível de excedentes esperados vs tamanho do deposito e o próprio perfil de consumo de agua tb, caso contrario a agua nesse deposito acaba por estar sempre morna/fria, condições óptimas para bactérias tipo salmonelas. Caso o deposito seja o principal e não um auxiliar, até pode não dar para o que se quer, se por exemplo a agua nos banhos for necessária muito quente.
    Depende muito de caso para caso.
  14.  # 16

    Colocado por: rui.fernsalmonelas

    Legionella :)
    Concordam com este comentário: rui.fern
  15.  # 17

    Uma bomba de calor de uns 200L não precisa de depósito auxiliar nenhum, basta a mesma trabalhar só durante a produção solar que tem água quente para o resto do dia.
  16.  # 18

    Colocado por: dom123Uma bomba de calor de uns 200L não precisa de depósito auxiliar nenhum, basta a mesma trabalhar só durante a produção solar que tem água quente para o resto do dia.



    Dizes bem. com 200l, mas a minha não tem depósito, é ligação direta ao aquecimento, pois isso necessito de um depósito
  17.  # 19

    Colocado por: rui.fernAtenção, que a ideia de usar um deposito auxiliar para acumular energia não é má, no entanto, convém ter em conta o nível de excedentes esperados vs tamanho do deposito e o próprio perfil de consumo de agua tb, caso contrario a agua nesse deposito acaba por estar sempre morna/fria, condições óptimas para bactérias tipo salmonelas. Caso o deposito seja o principal e não um auxiliar, até pode não dar para o que se quer, se por exemplo a agua nos banhos for necessária muito quente.
    Depende muito de caso para caso.


    a AQS são a parte, a bomba é uma daikin altherma 2
  18.  # 20

    Ok, acho que tinha percebido mal desde o inicio. O que pretende é um deposito para o aquecimento central e não para AQS?
    E depois como regula a temperatura da agua que vai para os coletores se quiser mais quente ou mais frio? Isto porque o deposito iria ter a agua à temperatura máxima que a bomba conseguisse, para poder estar toda a noite desligada. Vai precisar de mais material, parece-me, e no final tenho duvidas que compense.
 
0.0223 seg. NEW