Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    O título é bastante explícito e as informações dadas pelo agente imobiliario ainda carecem de confirmação. O intuito é comprar para rentabilizar em alugueres com duração de menos de um ano de contrato.
    O contrato com o inquilino finaliza em Março 2023 e o próprio teve recentemente um AVC.
    Ao comprar o imóvel antes do termino do atual contrato concedo-lhe ao inquilino automaticamente os mesmos direitos por lei? Devo obrigatoriamente renovar tres contratos anuais até o poder retirar do apartamento? Sendo um leigo nesta matéria gostaria de assegurar-me de eventuais dissabores que possam ocorrer antes de realizar escritura. Agradeço a vossa ajuda antes de tomar uma resolução definitiva.
    • size
    • 14 novembro 2022

     # 2

    Dissabores, podem sempre surgir, se o inquilino resolver não cumprir com as regras do arrendamento.

    Sim, na transmissão do imóvel, o contrato existente continua válido, com todos os direitos e deveres para ambas as partes, novo senhorio/inquilino.
  2.  # 3

    Poderia de alguma forma assinar de mútuo acordo um contrato promessa de compra e venda com data posterior a Março para garantir a reserva do imóvel já livre do inquilino?
  3.  # 4

    o contrato termina em março, ok , mas o inquilino tem intenções de sair? já confirmou isso?
  4.  # 5

    Colocado por: FredsO contrato com o inquilino finaliza em Março 2023 e o próprio teve recentemente um AVC.

    Muito cuidado, ainda passa a ser um patrocinador de uma UCI.
    Concordam com este comentário: Freds
  5.  # 6

    O atual proprietário terá que informar o inquilino que o contrato não será renovado no seu término. Pode agendar a escritura para depois da data de término se quiser, mas não é necessário se forem cumpridos os prazos de aviso. Claro que nada garante que o imóvel fique mesmo vazio nessa data, e pode ter dores de cabeça para tratar disso.
    Concordam com este comentário: Freds
  6.  # 7

    Fui informado que o proprietário e o inquilino assinaram um acordo para a saída. Ainda não vi o acordo, nem sei qual a sua legalidade e se o cumprirá visto que o inquilino tem perto de 65 anos,foi vítima de AVC ou mesmo se teria de assegurar alojamento até o mesmo efetuar a mudança. Acresce o facto de o imóvel estar à venda apenas algumas semanas e ter baixado de 190 para 165M e ter subentendido que a escritura não revelará o seu valor real.
    • Freds
    • 15 novembro 2022 editado

     # 8

    Após conversar com o agente imobiliário e visitar o imóvel, este deu garantia de que o processo de saída foi de mútuo acordo, está finalizado e foi entregue a advogada. O valor da venda também é de fácil acerto. Não fosse a insistência do proprietário na fuga ao fisco ao querer declarar na escritura -37% do valor acordado por certo já teria assinado contrato. Dou por mim a achar que certos algarvios nos negócios (perdoem-me o gentil povo do Magreb) até fazem jús à alcunha de marroquinos.
  7.  # 9

    Vai fazer uma compra dessa natureza sem ter advogado??? Não querendo puxar a brasa à sardinha....
  8.  # 10

    Quase mais vale pagar a mudança do inquilino já, e pagar-lhe também os meses de renda noutro sítio até Março de 2023, do que sujeitar-se a essas condições de negócio... Eu preferiria.
  9.  # 11

    Não só há grandes riscos inerentes a comprar casas habitadas como você está a tomar por certa a cantiga das pessoas que lucram com a venda. No mínimo pegue nessa papelada e mostre a um advogado seu. Falou com o inquilino? Deixou previsto no CPCV que o contrato de arrendamento deve ser terminado antes da escritura?

    Não é que o negócio não possa correr bem, mas você está a meter-se a jeito.
  10.  # 12

    Colocado por: FredsApós conversar com o agente imobiliário e visitar o imóvel, este deu garantia de que o processo de saída foi de mútuo acordo, está finalizado e foi entregue a advogada. O valor da venda também é de fácil acerto. Não fosse a insistência do proprietário na fuga ao fisco ao querer declarar na escritura -37% do valor acordado por certo já teria assinado contrato. Dou por mim a achar que certos algarvios nos negócios (perdoem-me o gentil povo do Magreb) até fazem jús à alcunha de marroquinos.


    Cuidado, o que não declarar agora poderá pagar numa futura venda...mais valias... além disso não deve pactuar com crimes e deveria denunciar a imobiliária...
  11.  # 13

    Acabei por desistir do negocio. Nem tudo o que reluz é ouro.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira, jorgemlflorencio
  12.  # 14

    Era capaz de ser um limão bem azedo.
 
0.0137 seg. NEW