em termos genéricos, numa construção simples de uma cobertura de 4 águas, o que poderá ser mais barato, uma estrutura em betão e laje aligeirada ou uma estrutura em madeira e forro? em termos térmicos e impermeabilização ( materiais e custos) penso que andará ela por ela, não??
é indiferente desde que o sotão fique bem isolado, no entanto sendo em madeira era interessante que as varas se prolongassem e fossem visiveis no "tecto" do alpendre. quanto á mão de obra penso que não será problema. Eu só não quero é que as pessoas fiquem logo assustadas por falar em madeira, pois acho que por exemplo na zona de alpendre não será necessário prolongar a laje de esteira e executar estrutura em betão nesses alpendres. Em termos de dimensão total é mais ou menos 12 x 12 m.
Por aqui tenho utilizado em diversos projectos/ obras soluções em madeira ( à cerca de 11 anos), ao principio houve "queixas" dos construtores... mas é um assunto pacifico por aqui. Obra nova: Talvez possamos considerar um pouco mais caro, não mais de 20%. No meu caso tenho utilizado a solução de madeira porque do ponto de vista estético e de conforto higro-térmico é muito superior a uma laje aligeirada. Normalmente não tenho aguas complexas (apenas um ou duas), evito a colocação de asnas e limito os vãos a vencer pelos elementos estruturais por forma a ser uma opção economicamente viável. Valorizo a estrutura, pelo que a maeira de forrro é SEMPRE aplicada por cima das varas/ barrotes. Não tenho utilizado em soluções de sotão. Normalmente, em habitação unifamiliar de um só piso e havendo pisos intermédios são em betão ou solução aligeirada.
Os clientes ficam satisfeitos. Os construtores, depois de executado também... ;)
a minha opinião: se não há problema"" em mão de obra, optava pela Madeira, e claro depende da área também, numa área grande já pensaria outra vez, numa pequena ou media, madeira.