Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola, não sei se me podem tirar uma dúvida. Pretendo instalação um vmc de fluxo simples numa casa pequena que diariamente agora de inverno tem a umidade relativa sempre acima dos 90%
    A minha dúvida é que que alem da extração no sotão vi que em algumas janelas tem de se instalar umas grelhas para entrada de ar. A minha questão é a casa não vai fica (continuar) extremamente fria? A umidade do ar exterior não vai entrar?
    (Não há a possibilidade de instalação de fluxo duplo por conta do preço)
    Tenho uma bebé e a casa está a ficar com fungos em todas as divisoes incluindo o quartinho dela, os desumificadores pequenos duram menos de 5 dias e ficam encharcados, tenho um grande mas só faz uma division de cada vez, a casa fica tão umida que até o chão fica escorregadio a noite. O medidor pequeno que tenho marca entre 96 e 98% de umidade todas as noite é as vezes 90 durante o dia, desde que veio o frio e as chuva. Agradeço desde já quem poder ajudar. Nos mesmos vamos fazer a instalação para pousar alguma coisa.. qualquer dica é bem vinda.
  2.  # 2

    Para isso é ter sempre um desumidificador ligado regulado para 60-65%
    Concordam com este comentário: Bragas V
  3.  # 3

    Se na rua estiver muita humidade, em casa também terá humidade.
    Tente ventilar a casa durante o dia quando a humildade no ar é menor, à noite utilize um desumidificador ou mais que um.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatarinaCoutinho
  4.  # 4

    Pondere a alternativa de ventilação descentralizada: https://www.ideiasparahabitacao.pt/ventilacao-ghost.html
  5.  # 5

    A ventilação de fluxo simples pode ajudar, mas a casa vai efectivamente arrefecer (ou continuar fria). O ar que sai tem que entrar por algum lado, e essas grelhas servem para isso mesmo.

    Por onde entra a humidade, sabe? A casa é um R/C, ou "meia cave"? O telhado está em condições? Tem caleiras, em bom estado?

    Os desumidificadores ajudam, mas se a humidade continuar a entrar não vai ter o problema resolvido nunca...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatarinaCoutinho
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoPara isso é ter sempre um desumidificador ligado regulado para 60-65%
    Concordam com este comentário:Bragas V



    Eu tenho um em casa ligado em modo continuo, mas como a casa tem 80m2 apesar de pequena ele nao faz grande coisa fora da zona dos quartos.
  7.  # 7

    A casa é um primeiro andar e tem sótão, o telhado foi todo visto o inverno passado e nao entra nenhuma água. Este problema tem uns 6 anos e tem vinda a agravar. Antes a casa nao tinha humidade. Ja troquei as janelas principais da casa que eram aluminio e vidro simples por pvc com gás e vidro duplo
    Ficara na sala e hall de entrada duas janelas e a porta em aluminio e vidro simples. São tambem sem duvida as areas mais afetadas. Mas os quartos tambem estao a ficar com manchas de fungo e as janelas de dia sao abertas, quando chove de dia twm o desumidificador o dia todo a noite tenho medo de ter o ligado porque li algures que tambem retira a umidade do nosso corpo (nao sei se estou a dizer alguma asneira.) Mas é isso os recursos financeiros nao sao muitos de momento dai a minha duvida se o vmc simples ajudaria uma vez que é tudo condensação. Desde o inicio do inverno que andamos doentes aqui em casa principalmente eu e a minha bebé e creio que o frio da casa e a umidade estão a ter um papel importante nisso.
  8.  # 8

    Colocado por: CatarinaCoutinhoJa troquei as janelas principais da casa que eram aluminio e vidro simples por pvc com gás e vidro duplo

    E eliminou alguma da ventilação natural que existia.

    Colocado por: CatarinaCoutinhoMas é isso os recursos financeiros nao sao muitos de momento dai a minha duvida

    Reveja para tentar compreender o seu problema, a ventilação que tem nas casas de banho,lavandaria, etc.
    Coloque um ventilador temporizado nesses locais que possa ativar durante os banhos ou quando utiliza a lavandaria.
    Reveja a exaustão na cozinha....limpar condutas...limpar filtros...e no pior cenário colocar um exaustor melhor.
    Se com estas revisões não resolver, terá mesmo que pensar em uma solução de ventilação mecânica, seja ela centralizada ou descentralizada.

    Colocado por: CatarinaCoutinhoe creio que o frio da casa

    Podendo não ser confortável, uma temperatura mais baixa diminui a probabilidade de condensações mas, se mesmo com a casa fria e tem condensações, tem um problema de excesso de vapor de água.
 
0.0130 seg. NEW