Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    VIva,

    Qual a melhor maneira de aumentar a inércia para um recuperador de calor?
    Há umas salamandras que têm à volta do tudo de exaustão, uns 100 e tal kg de tijolo refratário que acumula o calor e mesmo depois de o fogo ter apagado ainda vai libertando calor durante umas horas.

    https://www.youtube.com/watch?v=kU2QxVcZbIo&ab_channel=St%C3%BBv

    Uma vez que vou construir gostava de saber se com um recuperador normal da adf se conseguiria fazer isso de alguma maneira, pois queria enviar calor para dois quartos em cima e com salamandra não é possível.
    Ideias?
  2.  # 2

    Quer mais inércia, comprar um recuperador com mais capacidade, mesmo da ADF existem vários modelos e tamanhos é bom que tenha a ventilação forçada potente, senão pouco calor vai sair nos tubos dos quartos.
  3.  # 3

    Colocado por: VarejoteQuer mais inércia, comprar um recuperador com mais capacidade, mesmo da ADF existem vários modelos e tamanhos é bom que tenha a ventilação forçada potente, senão pouco calor vai sair nos tubos dos quartos.

    Acho que não percebeu. Nenhum recuperador faz a inércia que faz essa salamandra do video, dura até 10h.

    A ideia era se por exemplo colocasse tijolo refratário à volta do tubo de exaustão do recuperador, será que conseguiria uma coisa do género?
  4.  # 4

    A salamandra irradia calor diretamente para a sala, o recuperador irradia por convecção algum calor para dentro da hotte, as saídas que enviam calor forçado para os quartos são independentes da chaminé, portanto esse sistema serve para salamandra, mas não serve para recuperador de calor.
    • paulos
    • 22 novembro 2022 editado

     # 5

    Colocado por: VarejoteA salamandra irradia calor diretamente para a sala, o recuperador irradia por convecção algum calor para dentro da hotte, as saídas que enviam calor forçado para os quartos são independentes da chaminé, portanto esse sistema serve para salamandra, mas não serve para recuperador de calor.


    O que pretendia era algo que fizesse o que isto faz, depois de fogo apagado ainda liberta durante 10h algum calor que acumulou. Isso será tijolo refratário?

    https://vanmanenvisser.nl/wp-content/uploads/2016/08/stuv-30-compact-h-coude02.jpg
  5.  # 6

    Você ainda não entendeu, entre uma salamandra e um recuperador de calor, isso num recuperador, não vai ter efeito praticamente nenhum.
  6.  # 7

    Colocado por: VarejoteVocê ainda não entendeu, entre uma salamandra e um recuperador de calor, isso num recuperador, não vai ter efeito praticamente nenhum.


    Pq não? Se colocar desse tijolo numa estrutura à volta do tubo de exaustão e dentro da hotte, vai sempre acumular.
    Neste caso era quase um efeito como a parede de trombe, mas neste caso em vez de ser o sol a fonte de calor, seria o recuperador a aquecer o material para depois ir libertando.
  7.  # 8

    O problema é que o tubo que manda o calor para os quartos, não é o tubo de exaustão, são uns mais ao lado, que vão buscar o calor à parte ventilada sem fumo do recuperador.

    2 tubos laterais que enviam para os quartos.

  8.  # 9

    Colocado por: VarejoteO problema é que o tubo que manda o calor para os quartos, não é o tubo de exaustão, são uns mais ao lado, que vão buscar o calor à parte ventilada sem fumo do recuperador.

    2 tubos laterais que enviam para os quartos.


    Ah ok.
    Eu falei nos tubos para os quartos pq numa salamandra isso não é possível. Para o que pretendo será claro o tubo de exaustão a produzir o calor.
    Não sei é qual material usar para fazer a acumulação.
  9.  # 10

    Qual é o modelo e tamanho do ADF?
  10.  # 11

    Colocado por: VarejoteQual é o modelo e tamanho do ADF?


    Será o ADF Linea 100 (LxAxP mm)1012x465x450


    https://adfire.pt/produtos/inseriveis/linea-100/
  11.  # 12

    Esse recuperador tem vermiculite no interior, se fosse em placas de cerâmica, além de durar mais, também retêm o calor mais tempo.
  12.  # 13

    Colocado por: VarejoteEsse recuperador tem vermiculite no interior, se fosse em placas de cerâmica, além de durar mais, também retêm o calor mais tempo.


    Retém mas quase nada, tenho um romotop atualmente e tem tijolo cerâmicos ao fim de 1h está frio.
  13.  # 14

    Então com vermiculite, ainda menos.
    • SrR
    • 23 novembro 2022

     # 15

    Se querem inercia bruta nos states usam muito os rocket mass heaters
      rocket_stoves.jpg
    • SrR
    • 23 novembro 2022

     # 16

    Existe tb outra solução nao muito comum por ca que basicamente é através da exaustao do recuperador a foto em anexo é da brunner
      1bb727c5819c47445849295cd0e50873.jpg
  14.  # 17

    Ele quer mandar o calor para os quartos pelo ventilador/saídas do recuperador.

    P.s eu tenho isso na chaminé, mas é uma caldeira a água, ligada à serpentina da bomba de calor AQS.
  15.  # 18

    Se o recuperador fosse mais largo mas acima de tudo se tivesse mais profundidade na camara de combustão, dizia-lhe para colocar um lancil de betão no interior :) Foi um que fiz no meu. Levou com um lancil de 1mt que pesava à volta de 50Kg se não me falha a memoria e melhorou substancialmente a inercia. Pensei eu que o lancil se ia partir todo com o calor, mas curiosamente, lá continua intato. Também é certo que só funciona praticamente ao fim de semana.
  16.  # 19

    Gosto muito de fogões refractários à sovieta, que aquecem casas durante dias mesmo apagados, mas acho que vai ter dificuldade em adaptar um recuperador existente sem gastar uma nota preta.

    Simplificando, vai querer revestir a exaustão com tijolo refractário onde quer acumular calor, e com isolamento normal onde não quer. Quanto mais longo o caminho que a chaminé/tubo de ar quente percorre, mais calor captura.

    A chatice é que pode mexer demasiado com a temperatura dos gases de exaustão e lixar a queima ou criar muito depósito na chaminé. Equilibrio que é bom ser feito por peritos.

    Já viu uns videos sobre isto no youtube? Deixo um artigo:

    https://www.lowtechmagazine.com/2008/12/tile-stoves.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  17.  # 20

    Colocado por: SrRSe querem inercia bruta nos states usam muito os rocket mass heaters
      rocket_stoves.jpg

    Já conhecia mas ocupam demasiado espaço e para limpar a conduta de exaustão, não deve ser pêra doce. Mas é sem dúvida uma solução bem engraçada.
 
0.0176 seg. NEW