Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: marco1david

    acho que está um pouco equivocado, repare que por muito respeito por outros profissionias, penso que os arquitectos serão os que melhor estão preparados de uma forma geral para dar corpo á arquitectura sendo que os eng. em complemento darão toda a consistência a certos aspectos técnicos quer em apoio ao arquitecto quer nos seus projectos especificos.
    repare que terá que pagar sempre a arquitectura e só terá a ganhar se falar com quem melhor habilitado para tal e de certeza o pouco que pensa que pagará a mais sendo arquitecto, ele de certeza irá rentabilizar esse gasto em muitos pormenores quer no processo quer depois na execução em si da obra.
    mas seguindo talvez o seu conselho, eu como arquitecto vou-me abster de comentar o seu projecto.
    cumprs


    Obrigado
    • P+V
    • 6 dezembro 2010 editado

     # 22

    Colocado por: davidsantos86contratei 2 personagens, um ENGENHEIRO CIVIL, e um DESENHADOR, para me apontarem erros cometidos por mim, já que sou contabilista e so dou uns toques no desenho

    Tal e qual! Eu também faço a contabilidade da minha empresa sozinho e depois contrato uma PERSONAGEM que é um TOC, para me assinar a papelada, já que sou arquitecto e só dou uns toques no excel. Tenha juízo (e vergonha na cara). SE ME FAÇO ENTENDER.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel, bhp | arq, salapismo, m.carvalho, CFCastro, two-rok, scarto
  2.  # 23

    É por estas e outras que o ramo da Arquitectura está como está... Depois olhamos em volta e vemos nascer inúmeras construções sem qualquer qualidade arquitectónica, porquê? Se calhar porque os arquitectos levam um preço muito caro, ou será o preço justo a pagar por um trabalho de qualidade?
    Quando olhar para o produto final vai perceber do que falamos, e ai vai ser tarde demais...
  3.  # 24

    É verdade que existem muitos arquitectos a levarem preços "astronómicos" ou preços que são calculados por uma tabela de honorários aconselhada pela Ordem dos Arquitectos. Para quem não sabe, essa tabela de honorários apresenta valores que estão muito acima do que o mercado permite, daí que, há pouco tempo, deixou de poder ser aplicada por ordem do tribunal. Assim, aconselho a quem quer fazer projectos de qualidade, que peça orçamentos, muitos orçamentos e veja o trabalho que esses profissionais fazem e veja ainda se os honorários são assim tão caros. É muito frequente as pessoas seguirem o mito do arquitecto que é um artista, logo só para elites. Isso está totalmente errado! É obvio que existe 1% de arquitectos no mundo inteiro que levam preços que não são acessíveis a todas as bolsas, mas estes preços mais não são do que o resultado de muitos anos de investigação e amor à profissão, que regra geral surgem após uma obra enigmática de final de carreira apoiada por campanhas de marketing bem elaboradas. Por isso, quem ainda pensa assim, só tem a perder, uma vez que uma casa mal concebida, é património que não tem valor de mercado. Todos perdem, as pessoas que têm casas que não funcionam, as pessoas que por ali passam e que têm que ver obras de fraca qualificação arquitectónica, os construtores e agentes imobiliários que não vendem, os arquitectos que não projectam, as cidades que se deterioram...

    Cumprimentos,

    Sofia Lago
    pub]www.sofialago.com[/pub]

    Colocado por: m.carvalhoÉ por estas e outras que o ramo da Arquitectura está como está... Depois olhamos em volta e vemos nascer inúmeras construções sem qualquer qualidade arquitectónica, porquê? Se calhar porque os arquitectos levam um preço muito caro, ou será o preço justo a pagar por um trabalho de qualidade?
    Quando olhar para o produto final vai perceber do que falamos, e ai vai ser tarde demais...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  4.  # 25

    Colocado por: ?
    tem alguma razão no que diz,mas,também tem "colegas" seus que são uma vergonha...e é facil de comprovar o que digo,as "obras" existem fisicamente (feitas por arquitectos)..que deixam muito a desejar.
    mas atenção que no meu "saco" não cabe toda a gente.


    Calma que em todos os ramos existem bons e maus profissionais, agora substituir o trabalho de um arquitecto com um desenhador e um engenheiro não me parece boa opção, mas isto é a minha opinião. O engenheiro complementa o trabalho do arquitecto e vice-versa, pense no estádio do Braga, ou no pavilhão de Portugal da expo, acha que era possível executar qualquer uma das obras sem as duas especialidades (e mais algumas)? Cada profissional tem a sua função e é isso que defendo.

    Quanto a si davidsantos86, porque me envia sussurros a mandar "bocas" ? O tópico é "seu" pode dizer o que me disse em privado...

    E com este comentário dou por terminada a minha participação neste tópico.
    Continuo sem perceber o porquê de colocarem tópicos para discussão e partilha de opiniões, quando já tenham ideias fixas do que pretende...


    Sofia, não sei se me fiz entender, mas o meu comentário vai de encontro ao seu, quando falo em preço justo não é pagar 15mil€ por um projecto de licenciamento de arquitectura. Concordo com tudo que disse inclusive com as tabelas, mas tem de concordar comigo que projectos de "arquitectura" a 2mil€ (ou menos)como se vê por ai não podem ter qualidade, são projectos de "gaveta".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  5.  # 26

    Não entrem em picardias, não se desviem dos assuntos dos tópicos com bocas do tipo "parabéns aos técnicos" ...

    Caro Davidsantos86,
    É claro que o mais sensato - e para não pensar que o seu trabalho foi em vão - é procurar um arquitecto. Pegar nesses "esquiços"/programa, e dizer-lhe isso mesmo: - o programa que eu idealizei para minha casa é este, agora com isto desenvolva um projecto (na verdadeira ascensão da palavra)...

    Cumps,
    Hélio Pinto.
  6.  # 27

    Boas,
    Esta é a minha opinião, não querendo com ela ferir a susceptibilidades de qqr classe.
    ´Vou contar a história:
    Quando pensamos em construir casa eu, automaticamente, comecei a fazer desenhos e esquiços... Com eles fui a um amigo (andou comigo ao colo) Eng. que pegou nos meus desenhos e fez o rascunho de uma casa. Em nada, ou em mto pouco, se opôs ás minhas escolhas (sabe-me mulher de bom gosto LOL). Nunca me perguntou qual o valor que pretendia gastar, nada.
    Entretanto mudou a legislação (acessibilidades e especialidades...) e o meu amigo disse-me que já não tinha cabeça para estudar e se adaptar, até ia deixar de "fazer" casas. Aconselhou-me pedir orçamentos a alguns arquitectos e desenhadores daqui do concelho. Depois muita conversa e orçamentos com os técnicos locais e de fora optamos por aceitar a proposta de um arquitecto de fora. O facto de o meu amigo Eng. não fazer a casa foi uma das melhores prendas dos últimos tempos.
    Entretanto também comecei a ler o forúm da casa LOL
    Neste momento tenho o arq. a trabalhar no projecto, gosto do projecto, acho que fica maravilhosamente enquadrado no terreno que tenho e... Muito calmamente diz.me que algo não é correcto ou desejável e justifica a escolha. Sinceramente (perdoem-me os desenhadores e eng.) vi nos arquitectos que abordei ou pedi orçamento uma forma de abordar "a nossa casa" de forma mais coerente e segura. E o orçamento está longe de ser o mais alto.
    Não gostando de generalizar mas vi muitas mais casas "desenquadradas" feitas por desenhadores do que por arq. (como é lógico todos apresentam desvios positivos e negativos).
    Agora não me "batam" muito, pois é apenas o meu caso.

    O meu conselho é quando se pede orçamentos se deve falar e ver os projectos/casas de determinado técnico para ver se falam "a mesma linguagem" que nós, para ver se há um bom entendimento entre as partes. O orçamento por si só nunca deve ser (apenas) a causa da escolha de um técnico, qualquer que ele seja.
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: salapismo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel, marco1, doisarquitectos, bhp | arq, salapismo, RC | ARQ, two-rok
  7.  # 28

    Pois é,
    Como diz o outro Cada Macaco com o seu mangalho,

    claro que não posso deixar de me rir com a situação, pois vejo mtos projectos de Arranjos Exteriores ( que nome feio), assinados por arquitectos. Felizmente , em alguns municipios, fruto de equipas multidisciplinar que respeitam as habilitações de cada um, essas situações vão logo recambiadas para o cliente para este contratar as pessoas certas para os trabalhos certos.

    Para o sr David tenho um conselho, procure um arquitecto pois tenho a certeza que lhe vai potencializar o seu Programa preliminar ao máximo,
  8.  # 29

    Para nao fugir muito do tópico, acho que aquilo que apresenta é muito básico, pode é servir de esquema para uma possível reunião com um arquitecto. Agora dar opiniões sobre uma coisa que já nasce torta desde o início é dificil.
  9.  # 30

    Boas
    Colocado por: ?um dos famosos do "mundo" da arquitectura em 192....projectou uma casa linda linda,de sonho,mas ainda hoje ela mete água.

    Provavelmente não ajuda o facto de a casa ter sido construído em cima de uma Cascata, mas não deixa de ser uma casa de sonho.
    Cumprimentos,
    Carlos Almeida
  10.  # 31

    Colocado por: Tbarrosoclaro que não posso deixar de me rir com a situação, pois vejo mtos projectos de Arranjos Exteriores ( que nome feio), assinados por arquitectos. Felizmente , em alguns municipios, fruto de equipas multidisciplinar que respeitam as habilitações de cada um, essas situações vão logo recambiadas para o cliente para este contratar as pessoas certas para os trabalhos certos.


    já agora qual é a sua profissão?
  11.  # 32

    Colocado por: Fernando Gabriel

    já agora qual é a sua profissão?


    Caro Fernando Gabriel
    Como bom cavaleiro defendo sempre a minha dama, sou arquitecto paisagista.
    Quero esclarecer que não estou de acordo com o procedimento do sr David, defendo acima de tudo a ética profissional e evito ao máximo meter-me no trabalho onde hajam pessoas mais habilitadas do que eu.
    Quando falo de projectos de espaços exteriores assinados por arquitectos, não incluo os Gabinetes que incluem no processo uma equipa profissional que possua as diferentes valências, falo sim dos chamados "faz tudo" e barato, que contribuem para situações como esta.
    Esta discussão das funções de cada um já é antiga, e já sei que cada um tem as suas razões mas não deixa de ser engraçado ver outras profissões como a contabilidade quererem entrar no campo da arquitectura, fazendo o "projecto" e contratando 2as PERSONAGENS para o licenciar:)

    como se costuma dizer
    " Eu gosto de ver mini-saias, mas na mulher dos outros"


    cumprimentos
  12.  # 33

    Bem agora poderia-mos começar a falar dos arquitectos que prolongam o seu trabalho na área do design. Alguns até tem a brilhante ideia de fazer um novo cálice para o vinho do porto, quanto a mim com uma grande vantagem pois leva mais de cada vez.
    • P+V
    • 9 dezembro 2010

     # 34

    Colocado por: zedasilvaAlguns até tem a brilhante ideia de fazer um novo cálice para o vinho do porto,

    Certo o conceito, péssimo o exemplo: o anterior "cálice" do VdP era uma meia esfera que nem mijo de gato dava para apreciar e degustar em condições.
  13.  # 35

    Pronto troco o calice pelo novo conjunto de peças sanitárias...
  14.  # 36

    Colocado por: Tbarroso

    Caro Fernando Gabriel
    Como bom cavaleiro defendo sempre a minha dama, sou arquitecto paisagista.
    Quero esclarecer que não estou de acordo com o procedimento do sr David, defendo acima de tudo a ética profissional e evito ao máximo meter-me no trabalho onde hajam pessoas mais habilitadas do que eu.
    Quando falo de projectos de espaços exteriores assinados por arquitectos, não incluo os Gabinetes que incluem no processo uma equipa profissional que possua as diferentes valências, falo sim dos chamados "faz tudo" e barato, que contribuem para situações como esta.
    Esta discussão das funções de cada um já é antiga, e já sei que cada um tem as suas razões mas não deixa de ser engraçado ver outras profissões como a contabilidade quererem entrar no campo da arquitectura, fazendo o "projecto" e contratando 2as PERSONAGENS para o licenciar:)

    como se costuma dizer
    " Eu gosto de ver mini-saias, mas na mulher dos outros"
    cumprimentos


    só podia ser :)
    responda-me sinceramente a uma coisa: acha que um arquitecto não é pessoa indicada para organizar(atenção organizar, criar espaços, não escolher espécies e projectar regas etc) o espaço exterior da casa, que ele próprio projectou? o espaço exterior da casa não faz parte da casa do seu conjunto?
    é tão fácil responder logicamente a isso...
    concordo com a existência de arquitectos(lá está a palavra arquitecto) paisagistas, até porque devem ser eles a escolher que tipo de árvores e plantas a utilizar, agora um paisagista a definir a envolvente mais próxima de uma casa normal, como entrada, elementos, materiais de pisos etc, não me parece, se me falar em outras escalas, palácios, jardins, parques, reservas protegidas, acho muito bem e ninguém ai se deve meter além de arquitectos paisagistas e eng. florestais ;) agora tramei-o ;)) brinco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  15.  # 37

    Colocado por: zedasilvaBem agora poderia-mos começar a falar dos arquitectos que prolongam o seu trabalho na área do design. Alguns até tem a brilhante ideia de fazer um novo cálice para o vinho do porto, quanto a mim com uma grande vantagem pois leva mais de cada vez.


    e técnicos de segurança a fazerem logótipos hehe ;)
  16.  # 38

    imagino aqui a obrigatoriedade de um "projecto tipo" de um arquitecto paisagista, ou outro arquitecto :) com banquinhos, construção de dique revestido a mármore, clareiras, fonte luminosa, relvado às ondinhas, não leve a mal
    é uma brincadeira :)
      casa%20sulla%20cascata.jpg
  17.  # 39

    Colocado por: Fernando Gabriel

    e técnicos de segurança a fazerem logótipos hehe ;)


    Mas atenção que são licenciados na àrea. Tótos é certo mas tem um diploma. E já agora de uma universidade reconhecida. :)))
  18.  # 40

    Boas

    Tótos é certo mas tem um diploma.


    Tem anel de curso? Se não tem, não vale. Em contrapartida, se tiver o anel já não precisa do diploma.

    cumps
    José Cardoso
 
0.0210 seg. NEW