Colocado por: reator22algum link com fotos de como deve ser feito?Na minha casa, o dreno ficou a rodear as sapatas, com brita por baixo e por cima. As caixas de recolha das águas dos esgotos ficaram mais afastadas, e a tampa ao nível da terra do jardim.
Colocado por: HAL_9000Na minha casa, o dreno ficou a rodear as sapatas, com brita por baixo e por cima. As caixas de recolha das águas dos esgotos ficaram mais afastadas, e a tampa ao nível da terra do jardim.nos nao metemos brita por baixo, o betão de limpeza sai para fora e o dreno assennta em cima do betão apenas com o geotextil por baixo
Mas fui eu que apliquei uma vez que o empreiteiro não colocou no orçamento e depois pediu-me um balúdio para fazer. Como fui eu que fiz, não sei se tecnicamente ficou bem feito, mas na altura andei a pesquisar e lembro-me de ter seguido as indicações de alguma fonte que considerei credível.
Colocado por: HAL_9000Na minha casa, o dreno ficou a rodear as sapatas, com brita por baixo e por cima. As caixas de recolha das águas dos esgotos ficaram mais afastadas, e a tampa ao nível da terra do jardim.
Mas fui eu que apliquei uma vez que o empreiteiro não colocou no orçamento e depois pediu-me um balúdio para fazer. Como fui eu que fiz, não sei se tecnicamente ficou bem feito, mas na altura andei a pesquisar e lembro-me de ter seguido as indicações de alguma fonte que considerei credível.
Colocado por: reator22Quando as caixas pluviais não ficam juntas a casa com se faz drenagem da queda pelo tubo que vm do telhado para as caixas mais afastadas?
Colocado por: DR1982Não é comum deixar-se chaminés de visita para o tubo de dreno?
Colocado por: zedasilvanos por norma fazemos sempre uma chaminé a seguir a cada canto/curva do dreno.
Depende do tipo de terreno.
Em terrenos bastante húmidos, eu recomendo até por uma questão de controlo da eficiência da drenagem
Colocado por: DR1982Mas usamos tubos rigidos que não dao furados por baixo, mas não fazemos pendente.
Colocado por: zedasilvasim, sao uns laranja/castanhos. Só não tem furos em baixo, nós não fazemos pendente, o betao de limpeza por baixo dos ensoleiramentos sai sempre uns 50 cms para nos ajudar na cofragem do desvão, o dreno fica sempre em cima desse betão
Com furação a 270g? São os melhores mas por cá ainda não é normal o seu uso. Com estes a pendente pode ser menor mas tem que ter sempre pendente
Colocado por: Bigmousepor cá só vi com furação a 240gr. Mas isso para instalar, nas nossa obras ia ser um grande quebra cabeças para muita gente
Colocado por: DR1982Idealmente o fundo das sapatas é o ponto pais alto do dreno ou o ponto mais baixo? O ponto mais baixo certo?
Colocado por: zedasilvaAte ai tudo bem, o ponto mais alto deve ser na diagonal do mais baixo , faz caimento para um lado e para o outro para ter menos diferença na final.
Um sistema de drenagem não é um bicho de sete cabeças mas deve ser pensado previamente antes de se começar a fazer ...
A ideia é retirar a água da base das sapatas, logo o ponto mais alto do tubo deve ser o nível da base das sapatas.
É evidente que não podemos começar de uma ponta a fazer pendentes e rodear a casa toda. Se assim for corremos os risco de no fim já ir a 1m ou mais abaixo da base das sapatas.
Assim o sistema de drenagem a as pendentes devem ser pensadas com tola. Deve começar na fase de arquitetura e ter isso em conta na fase da definição da estrutura.
Ou seja, deve ser feito aquilo que ninguém faz.
O gajo da arquitetura apenas se preocupa com o desenho
O gajo da estabilidade apenas se preocupa com o sitio onde meter os pilares
Os restantes fazem uns bonecos sem tino pois sabem que ninguém vaio olhar para aquilo
Colocado por: DR1982Mas ha quem defenda que o dreno nao deve descer abaixo da base das fundações sobre perigo de causar assentamentos
Colocado por: zedasilvao problema é que se nem entre técnicos se entendem, e a prova é aqui o forum em que cada um puxa para um lado, mis vale atirar a moeda ao ar :)
Por isso é que o sistema deve ser pensado globalmente e não como uma tarefa independe de tudo o resto.
Arquitetura e estabilidade devem ser pensadas com o requisito da necessidade de implementar um sistema de drenagem