Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Em primeiro lugar, aproveito para agradecer aos participantes deste fórum a partilha de experiências e conhecimentos. Vários tópicos já foram úteis em situações complicadas.
    Neste momento, preciso de tirar uma dúvida que a pesquisa e leitura de tópicos antigos não esclareceu, e que gostaria de ter alguma noção antes de contatar um profissional, para não ir às cegas.

    Os meus sogros têm uma moradia com cerca de 40 anos e telhado de 2 águas que nunca foi mudado. Apenas foram trocadas algumas telhas que partiram quando houve algumas intempéries mais severas.
    O ideal seria substituir o telhado, mas o dinheiro não abunda. Devido a este período de chuvas, têm aparecido sinais de humidade nos textos e paredes.
    Como o telhado aparentemente está apenas envelhecido em toda a sua extensão, sem zonas especificamente deterioradas, seria possível colocar um outro telhado em painéis por cima do existente? Ficaria mais barato? Teria um tempo de vida útil que justifique este tipo de intervenção?

    Agradeço as vossas opiniões.
  2.  # 2

    Não. Vai assentar algo em cima de telhas? Esqueça isso.
  3.  # 3

    Seria um enormíssimo erro assim à partida e sem mais dados (estado do vigamento, etc...).
    Tem acesso ao sótão e consegue ver o estado do telhado e vigas pelo interior? A situação de maior humidade nestes últimos dias pode não estar diretamente relacionado com o estado do telhado mas sim com a falta de ventilação (abrir janelas por causa da chuva).
    Sobre colocar um outro telhado em cima, e no caso em concreto aparente em painéis (sandwich?), não só vai acrescentar carga a uma estrutura antiga e que não foi dimensionada para tal como pode inclusive acelerar o processo de degradação das telhas e estrutura de madeira por falta de ventilação adequada. No final ficaria bem mais em conta substituir apenas as telhas (caso as madeiras se encontrem em bom estado).
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  4.  # 4

    Obrigada pelas respostas. Não tenho possibilidade de ir sótão nesta altura. Desconfio que a estrutura também tenha que ser trocada.
    Agora é começar a pedir orçamento para a obra.

    Boas festas a todos
    • AMVP
    • 22 dezembro 2022

     # 5

    Mas sabe qual a origem do problema? Nao ha alguma telha partida?
    Se o problema for junto a parede, tem um nome tecnico que eu desconheco, ja ponderou a viabilidade de colocacao de tela? Na casa dos meus pais, telhado com 50 anos e telhas de mais de 100,ja foram substituidas telhas e mais recentemente foi colocada essa tela.
  5.  # 6

    não considero um telhado com 40 anos um telhado velho. a casa dos meus pais e dos meus sogros andam por essa idade e os telhados não mostram sinais de deterioração e quando vamos aos sótãos não se vê poças de água ou sinais de humidade.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  6.  # 7

    Trata-se de uma zona muito húmida, perto de uma serra, com bastante nevoeiro. Na última semana, a humidade no interior tem aumentado. O bolor na parede era pouco visível e de repente ficou com o aspeto que se vê na imagem.
    No ano passado, umas telhas partiram mesmo por cima da divisão da foto e chegou a pingar dentro de casa. Na altura, foi o meu sogro que comentou que se calhar teria que se mudar o telhado e agora, vendo a humidade toda em casa daquele lado virado a leste, começo a pensar que será mesmo isso que seja necessário.
    O sótão tem umas aberturas, em lados opostos,portanto ventila bem.
    A casa, quando não está de chuva, é ventilada regularmente.
      IMG_20221222_140738.jpg
      IMG_20221222_140829.jpg
  7.  # 8

    Isso é condensação por causa das pontes térmicas.
    Limpe isso com lixívia pura embebida num trapo e preso a uma vassoura (use luvas e máscara pelo menos) e ventile o local.
    Esse AC funciona?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  8.  # 9

    Deixe lá o telhado em paz e desumidifique a casa como lhe disseram. 40 anos, está novo.
  9.  # 10

    Obrigada pelas sugestões.
    Vou sugerir que abram mais as janelas.
    E o AC funciona, não sei se usam a função de desumidificar, mas também já sugeri que o fizessem. Aquela divisão funciona como escritório/mini-ginasio, não costuma ser muito aquecida.
    •  
      marco1
    • 23 dezembro 2022 editado

     # 11

    recomendo este produto e a seguir um desinfetante, um primario e por fim uma tinta propria, a robbialac tem essa sequencia
    até agora num caso que vi está perfeito e a aguentar
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
      OIP.jpg
  10.  # 12

    O leroy, a cif etc etc têm também versões que funcionam muito bem. Creio que são todos basicamente lixívia com cloro e são impecáveis, uso muito para limpar juntas de casa de banho e silicones.
 
0.0148 seg. NEW