Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    tenho um quarto pequeno em casa en que estou a pensar em aplicar um tecto falso, com a ajuda do meu pai.

    Tenho duas dúvidas, a primeira é acerca da aplicação da alheta (zincada duplo z), esta é aplicada como o perfil de cantoneira, presa à parede com tapit? Ou apenas se aparafusa às placas, ficando apenas encostada à parede?
    Se alguém tivesse alguma foto era óptimo, não consigo encontrar muita informação acerca de aplicação de alheta.

    A outra dúvida é se as emendas de topo das placas devem obrigatoriamente ficar num perfil T47, ou se podem ficar desencontradas dos perfis.

    Cumprimentos e obrigado.
  2.  # 2

    Youtube :)
  3.  # 3

    Pode optar pela alheta dupla galvanizada como pelo perfil de alheta lacado.
    Ambos criam o mesmo efeito sendo que terão de ser perfurados e posteriormente pregados à parede com bucha tapit.
    Na alheta galvanizada a placa de gesso pousa pela parte de cima, na lacada a placa é aparafusada pela parte de baixo. A vantagem da alheta lacada (branco) é que é mais facil de recobrir na altura de pintar os tectos.



    Alheta dupla galvanizada


    Perfil de alheta lacado


    Os preços rondam os 3,50€ para o perfil galvanizado e os 6,50€ para o perfil lacado. Ambos com 3 metros de comprimento
  4.  # 4

    Obrigado pelas respostas.

    Quanto à alheta já entendi.
    No entanto ainda continuo com a dúvida acerca das emendas de topo?
    Devem ficar sempre aparafusadas num perfil T47?

    Cumprimentos.
  5.  # 5

    Por norma sim. Como se de uma cantoneira normal se tratasse.
    • FVF86
    • 16 fevereiro 2019

     # 6

    E na uniao de corte por exemplo num canto como disfarça?
    • FVF86
    • 16 fevereiro 2019

     # 7

    Colocado por: ****Silicone acrílico branco
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    E não se notará?
  6.  # 8

    Quero aproveitar este tópico para tirar dúvidas sobre os tipos de alhetas pré-fabricadas disponíveis no mercado, a sua utilização e casos de aplicação.

    Existe a alheta "duplo L" (a P.G.L. assenta por cima da aba), alheta "Z" (a alheta é assente sobre o limite da P.G.L.) e a alheta chamada "lacada completa", que no fundo também é "duplo L", mas com uma geometria diferente (a P.G.L. é colocada por baixo).

    Os dois primeiros tipos geralmente são de aço galvanizado e o terceiro tipo, de aço galvanizado. Pelo que vi, existem alguns produtos fornecidos em alumínio ("duplo L" e "Z"?).

    A questão é: qual é a melhor alheta/solução para um tecto falso com alheta sem possíveis problemas futuros (empenamentos, pequenas ou grandes fissuras, oxidação)?

    Será a solução com a alheta "Z" a melhor, tirando da equação o factor custo? A execução do tecto falso é praticamente a mesma em que os perfis "U" pousam numa cantoneira, sendo depois as P.G.L. aparafusadas ligeiramente afastadas do perímetro do tecto e rematadas com a alheta "Z". Ou não é assim?

    Havendo a possibilidade de alhetas de alumínio, serão uma boa alternativa às de aço galvanizado ou nem por isso?

    Uma outra questão: no caso de tectos cujas portas interiores têm a altura do pé-direito, como deve ser a implementação da alheta? Deve simplesmente parar antes das ombreiras?

    O mesmo em frente a armários embutidos, deve parar antes, sendo rematado por guarnição?

    A alheta, em caso de tectos contínuos extensos, tem o propósito acrescido de funcionar como elemento de descontinuidade, por isso estas questões.

    Obrigado.
  7.  # 9

    Eu prefiro tectos sem alhetas mas são gostos

    Em caso de portas até ao tecto e roupeiros, fica um "buraco" feio nesses topos, quebra a continuidade..
    Concordam com este comentário: nbastos
  8.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoEu prefiro tectos sem alhetas mas são gostos

    Em caso de portas até ao tecto e roupeiros, fica um "buraco" feio nesses topos, quebra a continuidade..
    Concordam com este comentário:nbastos


    Não será obrigatório que fique o referido buraco, pois pode fechar a alheta, dobrando o seu final. Depois as possíveis guarnições fazem o resto.

    A questão é a qualidade da mão-de-obra.
  9.  # 11

    https://youtu.be/SJ9gOePI17E?t=304

    Neste vídeo, vê-se a aplicação da alheta "Z". O que dizem, esta solução apesar de ser mais onerosa, acaba por ser melhor?

    Numa solução de tecto falso acústico (ou para uma melhoria acústica), pode-se meter uma banda dessolidarizante entre a parede e a cantoneira perimetral, colada, e depois com a alheta "Z" a fazer o acabamento e, claro, a cobrir a banda.
    • Kruz
    • 7 janeiro 2023 editado

     # 12

    Se contratar um tecnico profissional de estruturas ligeiras, irá ganhar qualidade, execução ao seu gosto e garantia no trabalho . Porque alhetas nos tectos de gesso cartonado sao feitas com diversos materiais (perfis) mas todos teem a sua forma de montagem ao que deve incluir o posterior barramento da mesma, havendo diferencas muito grandes na opção. Normalmente o barato sai caro...
  10.  # 13

    Colocado por: KruzSe contratar um tecnico profissional de estruturas ligeiras, irá ganhar qualidade, execução ao seu gosto e garantia no trabalho . Porque alhetas nos tectos de gesso cartonado sao feitas com diversos materiais (perfis) mas todos teem a sua forma de montagem ao que deve incluir o posterior barramento da mesma, havendo diferencas muito grandes na opção. Normalmente o barato sai caro...


    O que é um técnico profissional de estruturas ligeiras?
  11.  # 14

    Colocado por: KruzSe contratar um tecnico profissional de estruturas ligeiras, irá ganhar qualidade, execução ao seu gosto e garantia no trabalho . Porque alhetas nos tectos de gesso cartonado sao feitas com diversos materiais (perfis) mas todos teem a sua forma de montagem ao que deve incluir o posterior barramento da mesma, havendo diferencas muito grandes na opção. Normalmente o barato sai caro...


    Boa noite.

    Mas a questão da mão-de-obra qualificada nem é aqui a principal questão, porque é óbvio, independentemente da solução escolhida. Certo que se esta exigir uma técnica mais, digamos assim, complexa, mais importante será ter pessoas competentes a executarem os trabalhos...

    Gostaria que fosse discutido, no sentido de melhor esclarecer, com base em experiências do cliente e do profissional, qual a solução de alheta mais válida, dentro do material que existe no mercado.
  12.  # 15

    A minha casa levou dessa alheta, só que já lacada a branco.

    Quem me fez os tetos falsos, só trabalha assim neste sistema de alheta em Z.
  13.  # 16

    Colocado por: VarejoteA minha casa levou dessa alheta, só que já lacada a branco.


    Qual? A alheta "Z", que faz a alheta, mas antes leva uma cantoneira perimetral? Ou é a que chamam "lacada completa", que normalmente é só uma peça (suporte dos perfis "U" e alheta)?
  14.  # 17

    Nao, levou os montantes à volta, colocaram o gesso cartonado, no fim colocaram a alheta Z a encaixar nas placas e apertar ao montante por cima.
  15.  # 18

    Colocado por: VarejoteNao, levou os montantes à volta, colocaram o gesso cartonado, no fim colocaram a alheta Z a encaixar nas placas e apertar ao montante por cima.


    Basicamente é método deste vídeo https://youtu.be/SJ9gOePI17E?t=304 , mas com a alheta "Z" perfurada lacada?

    E, já agora, sem querer abusar. Gostou do resultado final? Em termos de patologias (fissuração, oxidação, etc.), notou alguma coisa?

    Obrigado.
  16.  # 19

    Colocado por: Varejotelevou os montantes à volta, colocaram o gesso cartonado, no fim colocaram a alheta Z a encaixar nas placas e apertar ao montante por cima.


    Tem fotos dessa aplicação?
    • Kruz
    • 7 janeiro 2023

     # 20

    Colocado por: Varejotetrabalho
    profissional que trabalha com elementos pré-fabricados na execução de estruturas metálicas.
 
0.0200 seg. NEW