Iniciar sessão ou registar-se
    • divv
    • 25 janeiro 2023 editado

     # 1

    Ola todos.
    Estou no distrito de Leiria, perto de Alcobaça.
    Acabei de ter o chão do meu telhado isolado com 80mm de XPS (Obras360 tem um gráfico que sugere que 80mm é o ideal para esta área).

    Os trabalhadores passaram dias no telhado, limpando muito lixo (cimento velho extra, telhas partidas, sujidade, etc.) e colocando o material. Colocaram 2 camadas de 40mm, com sobreposição perpendicular, pelo que não haveria lacunas comuns em ambas as camadas. Pulverizar espuma para selar as bordas.
    Pelo que posso ver nas fotografias, parece que fizeram um bom trabalho. Por isso, estava ansioso por melhorar as temperaturas na minha casa como resultado, mas - não há MUDANÇA!!!

    No último mês, tenho estado a monitorizar as temperaturas com várias guildas interiores e exteriores, mantendo um registo de mínimos e máximos.
    Ontem à noite, usei um aquecedor no quarto durante algum tempo, o quarto chegou mesmo abaixo dos 17 graus, depois desliguei-o para poder dormir, mas levantei-me uma hora mais tarde, e o quarto já estava reduzido a 15 graus... e esta manhã, os mínimos não eram mais quentes do que os mínimos anteriores (quando não havia isolamento).
    Sei que estava frio ontem à noite, mas estava ainda mais frio no dia anterior, quando o trabalho não estava terminado, e as temperaturas mínimas eram mais altas...
    Simplesmente não o compreendo.

    Sim, também quero mudar as janelas (de correr por volta de 2010), mas mesmo com as velhas janelas dentro (que, já agora, marcaram 4 estrelas no certificado energético), esperava realmente que o isolamento do telhado ajudasse... Será que acabei de desperdiçar todo este dinheiro (que realmente não podia pagar, para começar!?!)

    Alguma ideia por favor, com base nas fotos?
      R2.jpeg
      R1.jpeg
    • divv
    • 25 janeiro 2023

     # 2

    Mais fotos
      R5.jpeg
      R4.jpeg
      R3.jpeg
    • divv
    • 25 janeiro 2023 editado

     # 3

    O tubo colado nesta fotografia, pedi-lhes que pusessem também um tampão, o que tenho a certeza que fizeram.
      R6.jpeg
    • divv
    • 25 janeiro 2023

     # 4

    Finito.
      R7.jpeg
  1.  # 5

    div

    basicamente dá a entender que vestiu um gorro e não pos um cachecol, um casaco e umas boas calças.
    não há milagres
  2.  # 6

    Isso não é assim de um dia para o outro...
    Ainda por cima com as temperaturas baixas que se têm sentido.

    Com a lã mineral, uns 120mm de espessura , era mais barato o material e a mão de obra.

    Concerteza que esse isolamento térmico da laje de esteira irá compensar... Actualmente o mínimo são 100mm.

    Tem de aquecer a casa, para ela reter o calor. Esse isolamento não aquece ou arrefece. Somente retarda a troca térmica.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fresias
  3.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasTem de aquecer a casa, para ela reter o calor. Esse isolamento não aquece ou arrefece. Somente retarda a troca térmica.

    É isto, o xps não aquece nem arrefece a casa só ajuda a reduzir as trocas térmicas. O que isolou tem um impacto de salvo erro aproximadamente 35% no total da casa, mas não há milagres e os últimos dias foram bastante frios.
  4.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas

    Tem de aquecer a casa, para ela reter o calor. Esse isolamento não aquece ou arrefece. Somente retarda a troca térmica.


    As pessoas pensam que forrado a casa a capoto, trocarem as janelas por janelas melhores, portas melhores, ou seja, que no fundo melhorem a certificação energética da sua casa, ela vai aquecer de inverno e refrescar de verão.
    Tenho uns amigos que vão agora colocar capoto, como viram que nos temos, para no inverno não ser tão frio e quase nem precisarem de ligar o aquecimento (segundo eles) e eu a andei a cabeça. É necessário climatização na mesma e gastar na mesma dinheiro em aquecimento/arrefecimento. Pessoal pensa que assim já não precisa de aquecer a casa
    • eu
    • 25 janeiro 2023

     # 9

    Os ultimos dias foram muito frios, não dá para comparar facilmente.

    Mas não tenha dúvidas que esse xps já está a fazer alguma diferença.
    • Iko
    • 25 janeiro 2023

     # 10

    Por acaso há coisas estranhas, eu costumo dizer que moro numa “passive house”… apartamento de 2010 (a 20 klm de Alcobaça, litoral) mas bem construído. Quando o comprei um dos apartamentos estava em exposição com as paredes ainda abertas e dava para ver o isolamento, até as paredes interiores estavam assentes num material qualquer de borracha (penso eu) para reduzir vibrações e barulhos. ( e sim não oiço barulho de vizinhos) As placas entre elas estavam cheias com aparas de borracha de pneu de camião, na altura achei estranho mas parece funcionar, entre parades levou cortiça.
    O certo é que nunca baixa dos 19°, e isto em pleno inverno com esta semana mais fria que o habitual, e quase nunca mas nunca mesmo liguei o AC, só mesmo porque sim.

    Daí que acho que o isolamento funciona sim, e muito bem, ao contrário do que dizem.
  5.  # 11

    Não pode comparar o comportamento térmico de um apartamento a uma moradia. Com sorte o apartamento só tem uma fachada confinante com o exterior e ainda pode ter uma boa exposição solar.

    Se for um piso intermédio, o chão e o tecto não terão perdas significativas.

    Tudo isso contribui e muito para o comportamento térmico.
    Concordam com este comentário: zinna, Iko
  6.  # 12

    Isso ajuda bastante mas não substitui um sistema de aquecimento. O calor não aparece por magia
    • Iko
    • 26 janeiro 2023 editado

     # 13

    Sim, por acaso só tem uma fachada e.é virado a sudoeste, apanha bastante sol e até podia apanhar mais mas nas últimas horas do dia já um outro prédio faz sombra a este. As vezes até fico relutante em sãor daqui porque dificilmente terei este conforto mas tb acho que não há nada como espaço e exterior e ter uma horta, e uma garagem para bricolages.
    • divv
    • 26 janeiro 2023

     # 14

    Obrigado pelas respostas.
    Compreendo que não existem "milagres", e que ainda tenho de acrescentar calor.
    O meu desapontamento é que o calor que acrescento não está a ser retido melhor do que antes de ter aplicado o XPS.
    Ontem à noite voltei a usar o aquecedor, e dentro de uma hora após o desligar, a temperatura da sala tinha descido de volta ao que era antes de ter usado o aquecedor.
    Portanto, tudo o que parece ter mudado é que a minha conta bancária está mais vazia do que estava antes.
  7.  # 15

    Uma hora não é tempo suficiente para a envolvente reter calor. Basicamente só está a aquecer o ar, mas a envolvente (paredes, tecto,...) Não tiveram tempo de reter o calor suficiente.


    Colocado por: divvOntem à noite voltei a usar o aquecedor, e dentro de uma hora após o desligar, a temperatura da sala tinha descido de volta ao que era antes de ter usado o aquecedor.
    Portanto, tudo o que parece ter mudado é que a minha conta bancária está mais vazia do que estava antes.
    Concordam com este comentário: argo, eu, Pedro Barradas, Vítor Magalhães
    • divv
    • 26 janeiro 2023

     # 16

    Colocado por: BigmouseUma hora não é tempo suficiente para a envolvente reter calor. Basicamente só está a aquecer o ar, mas a envolvente (paredes, tecto,...) Não tiveram tempo de reter o calor suficiente.


    Este é um comentário justo, obrigada.
 
0.0143 seg. NEW