Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 961

    Pois Cdh , mas sem casa , o que se pretende é despachar o terreno e ir embora 😁
    Depois será nas calmas , com uma bejeca a acompanhar.
    E sim o meu marido no dia seguinte estava aflito da lombar. Ainda pesa.
  2.  # 962

    Colocado por: Casa da Horta
    Dê mais uma oportunidade ao fio. Aconteceu-me o mesmo ao início, achar que não servia para nada e fui mudar para a bobine das facas plásticas (o disco ainda não experimentei... tenho um bocado de medo dele, confesso). A facas cortam melhor que o fio, mas quando tocam no passeio fazem um barulho irritante. Voltei ao fio e agora não quero outra coisa. Tente de novo, a sério. É de 2 ou 2.5 mm?

    Não vi qual a espessura do fio.
    Hoje trouxe mais uma peça para experimentar, parece a parte inferior de uma varinha máquina, foi o que usei com a roçadora que um amigo me emprestou e adorei, pedi para me emprestar para testar na minha a ver se funciona.
    Mais logo quando acordar logo faço também o teste.

    Colocado por: Casa da Horta
    Fui lá atrás para mais uma sugestão: consegui combinar com a minha mulher o fim dos peluches com coração do dia dos namorados. Desde há uns anos que não damos prenda, a prenda é ir jantar a um restaurante ao pé de nós que tem um excelente peixe espada para ela, uma excelente francesinha para mim e um excelente bitoque para os garotos (perfeito perfeito era sem garotos, mas não nos deixam).

    Uma excelente sugestão, vos digo. Claro que é sempre bom confirmar com ela, uns dias antes, se o plano se mantém. Pelo sim pelo não.

    Este ano tem de ser ao almoço, que à hora de jantar estou a trabalhar.
    Regra geral ofereço-lhe uma peça de roupa ou algo feito por mim, ela gosta (o esquisito com as prendas sou eu 😂).
    Felizmente que para nós até é simples deixar os miúdos com os avós para podermos ter momentos de casal.. às vezes faz falta a vida a 2, 4 já é uma multidão 😅
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  3.  # 963

    Colocado por: carlota74Pois Cdh , mas sem casa , o que se pretende é despachar o terreno e ir embora 😁
    Depois será nas calmas , com uma bejeca a acompanhar.
    E sim o meu marido no dia seguinte estava aflito da lombar. Ainda pesa.

    Fosse pertinho e limpávamos a erva em 10 min com o corta mato e passávamos o resto de tempo a beber minis os 4! Mas a partir de agora já vai ter pontos de interesse no terreno (estou a deduzir que é onde está a construir...) e ir cortar a erva deixa de ser a despachar. Sabe que Sobral de Monte Agraço foi a única zona que ponderamos como alternativa à Lezíria de Santarém? :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlota74
  4.  # 964

    Colocado por: rjmpiresRegra geral ofereço-lhe uma peça de roupa ou algo feito por mim

    Nunca em toda a minha vida consegui oferecer uma peça de roupa (ou acessório de moda) a uma rapariga (esposa incluída) que não fosse uma desilusão! Odeio escolher prendas, odeio Colombos a partir de 1 de nov, odeio trocas de prendas no serviço. Abençoado mulher a minha que escolhe a prenda dela de anos e natal ;-)
    • sltd
    • 8 fevereiro 2023

     # 965

    Colocado por: NTORIONJá agora, comprei esta broca de 55cmx8, e não é que é um espetáculo ... A outra que tinha só tinha 2 hélices e a terra ficava dentro do buraco, esta saca tudo fora... Já n tenho desculpa para não fazer as vedações...
      IMG_20230206_181205.jpg

    Onde compraste essa broca?
  5.  # 966

    Afinal acordei e está a chover no deserto, fica pra outro dia.

    As laminas que tenho para experimentar são deste tipo.
      PXL_20230208_153046735_copy_1512x2016.jpg
  6.  # 967

    Colocado por: sltdOnde compraste essa broca?

    Uma boa pergunta,mas já foi há uns meses e n me lembro mesmo, talvez no market da Worten ou na aosom... Tenho de pesquisar.


    Colocado por: rjmpiresque tenho para experimentar são deste tipo.

    Tenho algumas dúvidas relativamente à segurança disso nesse tipo de roçadoras, até pq qd mudo a cabeça para usar isso acho q tenho de trocar de porca/anilha. Além da vibração extra disso
  7.  # 968

    Colocado por: NTORIONTenho algumas dúvidas relativamente à segurança disso nesse tipo de roçadoras, até pq qd mudo a cabeça para usar isso acho q tenho de trocar de porca/anilha. Além da vibração extra disso

    A rotação da máquina é no sentido oposto do aperto do parafuso, sinceramente não vejo grandes problemas de segurança com este tipo de acessórios.. agora que lançam pedras com força isso lançam, nada que um bom conjunto de EPIs não resolva.
    Onde é pior é nas costas, o peso extra na ponta é algum.
  8.  # 969

    S.M.A. freguesia é muito mais húmido.
    Onde está está melhor.
    Tenho família na Fajarda. Aí é muito mais quentinho...
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    • Zarb
    • 9 fevereiro 2023

     # 970

    NTORION, Pesquise lá onde comprou essa broca porque há vários interessados/curiosos com esse sistema :)
    • Zarb
    • 9 fevereiro 2023 editado

     # 971

    Colocado por: rjmsilvaEste fórum está todo maluco. Este tópico é dos poucos que vou acompanhando, pelo menos enquanto o DR não tomar conta dele, como faz com todos os outros.
    Alguém disse que ia fazer 200 a 300 m2 de no dig. Parece-me um abuso, a não ser que vá vender para a feira e mesmo assim tem que ter um fornecimento de substrato/composto grátis ou a muito bom preço. Tem sido esse o maior obstáculo que vejo.
    O método funciona, é simples e produtivo, mas depende muito de conseguir o composto para ir repondo nos canteiros todos os anos.
    O outro membro que usava era o FVicente, infelizmente desapareceu do fórum.


    Atenção, a área de no dig será de quase 300 m2 mas não inclui só os canteiros: será para canteiros, caminhos, barraquinha de ferramentas, zona da lenha e área de rega). Os canteiros pensados terão cerca de 130 m2 (distribuídos em 10 canteiros com diferentes tamanhos). O composto apenas é necessário (assim como a base de lenha/resíduos florestais que irei colocar) no primeiro ano e no segundo ano (altura em que a altura média do canteiro de 30 cm passará a ser de aproximadamente 20 cm). O composto compro da mesma empresa que produz o SuperGuano (sacos azuis), sendo originário de aviários e com um preço de 17 euros/m3 ou 34 euros/big bag, sempre sem transporte (isso asseguro).

    Para a fase inicial e dado que irei aproveitar o composto para outros projectos, estava a pensar em cerca de 40 m3, ou seja, no máximo 700 euros.

    De qualquer modo, essa ideia de fazer um projecto em no dig era mais no pressuposto que aquela terra não seria de grande qualidade e principalmente teria um substrato de granito muito próximo da superfície. Mas afinal, estava melhor do que pensava, embora apenas tenha realizado alguns buracos de teste (todos com menos de 50 cm de profundidade mas sempre sem encontrar muita pedra e nunca maior do que um maço de tabaco).

    Vou colocar aqui umas fotos (não tenho dos buracos que fiz, apenas das cavadelas que fui dando aqui e ali).
      IMG-20230201-WA0006.jpg
    • Zarb
    • 9 fevereiro 2023 editado

     # 972

    Voltando ao tema das estufas e seguindo os vossos conselhos (obrigado a todos, especialmente ao CdH e ao xiripiti), acho que não voi conseguir colocar uma estufa de 6 m de comprimento. Mas vindo ou não a ser de seis metros tinha sempre de tirar algumas ramas à figueira ou então coloca-lá atrás da churrasqueira/forno lenha. De qualquer modo já decidi que vou para uma do estilo CdH, isto é, com reforço interno (as túnel, não as de tecto em "bico")

    A mulher obriga a que a estufa fique sempre nas traseiras, com zona não visível da estrada principal, nem do escritório dela. Prefere não ter estufa a ter a vista estragada... Assim, as zonas disponíveis reduzem-se bastante e ficam ainda mais limitadas porque nessas zonas já tenho muitas árvores...

    Ficam aqui umas fotos.

    Por estas e outras, acho que vou ter de reduzir para a 4 metros...

    De qualquer modo, graças aos vossos conselhos e ao cupon do dia dos namorados ou da compra pela app, tenho sempre 10 ou 12% de desconto sobre as estufas no Aosom.
      IMG_20230206_160152.jpg
      IMG_20230206_160144.jpg
      IMG_20230206_160136.jpg
  9.  # 973

    Colocado por: ZarbNTORION, Pesquise lá onde comprou essa broca porque há vários interessados/curiosos com esse sistema :)

    O google lens apresentou-me algumas.
    Vejam lá se esta serve.

    https://www.vidaxl.pt/e/vidaxl-broca-furadora-aco-75x600-mm/8719883695303.html?gclid=CjwKCAiArY2fBhB9EiwAWqHK6tyT48nSnAwD_FBVMgmDPgrFwP3uQjUYWpRzxRzO0j66OwNdjSnayBoCLgoQAvD_BwE
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zarb
  10.  # 974

    Colocado por: ZarbAssim, as zonas disponíveis reduzem-se bastante e ficam ainda mais limitadas porque nessas zonas já tenho muitas árvores...

    Não sei se as fotos são dos possíveis locais, mas todos parecem com pouca exposição solar. O sol é muito importante para as estufas no inverno. Na verdade, até para horta de verão parece um pouco sombria essa zona...

    edit: também não consigo olhar para as fotos e abstrair-me da ideia dos incêndios... são seus esses pinheiros? Não consegue tirar alguns?
    •  
      NTORION
    • 9 fevereiro 2023 editado

     # 975

    Colocado por: ZarbNTORION, Pesquise lá onde comprou essa broca porque há vários interessados/curiosos com esse sistema :)

    É mesmo essa do link do Pires,
    https://www.vidaxl.pt/e/vidaxl-broca-furadora-aco-75x600-mm/8719883695303.html

    a diferença é que comprei pelo Markett da worten (mas o vendedor é a vida XL), na altura acho que preferi comprar pela worten em caso de reclamação/devolução ser mais fácil, pq achei o preço muito baixo para o que era, custou 23,99€... e tinha comprado outra noutro site bem pior q essa e mais cara... resta acrescentar que demorou 1 mês a chegar.




    Colocado por: ZarbVou colocar aqui umas fotos (não tenho dos buracos que fiz, apenas das cavadelas que fui dando aqui e ali).

    Para a horta o solo não parece mau, até pq n precisam de muita profundidade, a vantagem do no dig é livrar-se dessas daninhas e não dar cabo biodiversidade já existente no solo. Por acaso andei de volta do meu pomar no fds passado e pensava em estrumar e passar a frese (n passo há uns 5 anos) e mudei de ideias, solo está leve por baixo das ervas e cheio de micro organismos pelo q n vou estragar, apenas passar a roçadora em ervas mais altas.


    Colocado por: ZarbPor estas e outras, acho que vou ter de reduzir para a 4 metros...

    O impacto visual n é muito grande, compre em verde caso pretenda atenuar mais... 6m não é muito, 4 então...



    Colocado por: Casa da HortaO sol é muito importante para as estufas no inverno. Na verdade, até para horta de verão parece um pouco sombria essa zona...

    Foi o que me apeteceu comentar ontem... tem de melhorar a exposição solar... até pq com tantas árvores altas tb n precisa de estufa para proteger das geadas... a n ser que seja um local mais interior ou norte...
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zarb
  11.  # 976

    Colocado por: ZarbVoltando ao tema das estufas

    Zarb, andava à procura de outra coisa e reparei que as principais fotos que coloquei sobre a primeira estufa foi no meu tópico. Pensava que tinha sido neste das coisas da terra, mas os pormenores de como fixei estão no da casa das velhas gordas II. A partir da pag 153.
    https://forumdacasa.com/discussion/78203/158/casa-das-velhas-gordas-ii/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zarb
    • Zarb
    • 10 fevereiro 2023

     # 977

    Colocado por: rjmpires
    O google lens apresentou-me algumas.
    Vejam lá se esta serve.

    https://www.vidaxl.pt/e/vidaxl-broca-furadora-aco-75x600-mm/8719883695303.html?gclid=CjwKCAiArY2fBhB9EiwAWqHK6tyT48nSnAwD_FBVMgmDPgrFwP3uQjUYWpRzxRzO0j66OwNdjSnayBoCLgoQAvD_BwE
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Zarb

    É uma ideia... E já vi que tem de vários tamanhos. Vou investigar e ver se encontro alguns vídeos para perceber os principais problemas que podem originar
    • Zarb
    • 10 fevereiro 2023

     # 978

    Colocado por: Casa da Horta
    Não sei se as fotos são dos possíveis locais, mas todos parecem com pouca exposição solar. O sol é muito importante para as estufas no inverno. Na verdade, até para horta de verão parece um pouco sombria essa zona...

    edit: também não consigo olhar para as fotos e abstrair-me da ideia dos incêndios... são seus esses pinheiros? Não consegue tirar alguns?


    Por enquanto ainda não são meus 😁
    Mas pinheiros só os do fundo. Do lado direito são castanheiros e do lado esquerdo são carvalhos. Tudo sem matos ou material combustível.

    A foto foi tirada às 17h30, já estava o sol a querer cair. Ao final da tarde, o sol já é tapado pelos castanheiros, se tiverem folha. No Verão estou a contar com esse abrigo.
    Quanto ao sol na horta, desde as 9h até às 17h (horário Inverno), apanha bastante sol. De qualquer modo, vou tentar encontrar um vídeo de permacultura nos states... Até o batatal é plantado junto aos troncos 😁
    • Zarb
    • 10 fevereiro 2023

     # 979

    De referir que aqueles pinheiros, ao fundo, estão a cerca de 70 metros do local onde estou a tirar a foto. Mas são muito altos, precisam de engrossar um pouco mais, antes de irem para corte. Os carvalhos ficam à esquerda (embora nas fotos se veja mais é a sebe). Os castanheiros (o mais alto terá cerca de 30 metros) é que fica mesmo encostado na zona à direita da foto (Poente).
    Geadas... Bem, fica na zona a Norte de Viseu e antes de Vila Nova de Paiva, nos 550 metros de altitude. Em Janeiro nevou (farruscou) por aqui.
    Deixo aqui uma foto tirada no mesmo dia... Já ouviram falar de permafrost? 😂😂😂
      IMG-20230201-WA0010.jpg
    • Zarb
    • 10 fevereiro 2023

     # 980

    CdH, aqueles barrotes que aparafusou a primeira estufa foi ideia sua ou é recomendado pelo fabricante? Das instalações que vi daquela estufa do vi enterrarem a fralda da estufa (cerca de 15 cm de "pano").

    Aquela era a sua primeira estufa, correto? Tinha 6m de comprimento?

    P.S.: afinal a mezzanine foi orçamentada em 1000 e picos mas depois pagou 2700??
 
0.0403 seg. NEW