Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora viva caros foristas,

    Encontro-me neste momento a construir uma moradia e tenho desde já a agradecer o vosso grande contributo em elucidar os donos de obra e profissionais nos mais diversos temas relacionados com casa. Isto sim é serviço público :)

    Escrevo pela primeira vez neste fórum devido a ter algumas duvidas referente a VMC duplo fluxo + bomba de calor AQS que não consegui esclarecer noutras discussões aqui no fórum.

    A moradia em construção tem 3 pisos, um deles cave, onde tenho uma sala técnica com arrumos, uma lavandaria e uma garagem. Tenciono ter a máquina de vmc (cujo a ligacao ao exterior é na parede dessa divisão) e bomba de calor nessa sala técnica. Muito objectivamente as minhas questões são as seguintes:

    - Posso aproveitar a mesma ligação ao exterior da VMC para ligar a extração da bomba de calor (colocando uma conduta em Y por exemplo) ou terá de ser uma saída dedicada?

    - Havendo essa extração, fará sentido ter uma valvula de insuflação da vmc nessa mesma divisão para equilibrar um pouco o ar?

    - Na lavandaria (onde só tenho a máquina de lavar e secar) fará sentido ter uma valvula de extração para controlo da humidade?

    Obrigado pela vossa disponibilidade e ajuda

    Um abraço.
  2.  # 2

    Colocado por: J0nasPst0las- Posso aproveitar a mesma ligação ao exterior da VMC para ligar a extração da bomba de calor (colocando uma conduta em Y por exemplo) ou terá de ser uma saída dedicada?
    Penso que não seja possível.

    Colocado por: J0nasPst0las- Havendo essa extração, fará sentido ter uma valvula de insuflação da vmc nessa mesma divisão para equilibrar um pouco o ar?Até onde sei (não é muito) a VMC tem de ser dimensionada e ter o mesmo caudal de insuflação e extração para o bom funcionamento.


    Colocado por: J0nasPst0las- Na lavandaria (onde só tenho a máquina de lavar e secar) fará sentido ter uma valvula de extração para controlo da humidade?
    Na lavandaria tem de colocar pelo menos extração e sim pode colocar lá um sensor de humidade ligado à máquina da VMC
  3.  # 3

    Obrigado tiagodiaf.

    E quanto à insuflação nessa divisão? Não haverá um desequilíbrio nessa divisão uma vez que a bomba está a mandar o ar para o exterior?
  4.  # 4

    Colocado por: J0nasPst0lasE quanto à insuflação nessa divisão? Não haverá um desequilíbrio nessa divisão uma vez que a bomba está a mandar o ar para o exterior?
    não tem de ter em cada divisão insuflação e extração, normalmente colocamos insuflação nos quartos e salas e extração em zonas húmidas tipo WC, cozinhas, etc desde que a quantidade de insuflação seja a mesma da extração tem equilíbrio (partindo do princípio que tem a casa estanque) peça a quem lhe fizer orçamentos que lhe apresente o dimensionamento. Se for ao meu tópico, construção da casa tem lá um esboço da minha instalação.
  5.  # 5

    Ja estive a ver e reparei que tem uma insuflacao e extracao na divisao onde tem a vmc. Pode-me indicar a razão?

    Quanto a mim, já tenho o estudo feito para 8 insuflacoes e 8 extracções, no entanto nao tenho nada na sala técnica. Como tenho a bomba de calor a mandar ar fora, poderia ter de ter uma boca de insuflação também. Daí a minha questão.

    Obrigado.
  6.  # 6

    Colocado por: J0nasPst0lasJa estive a ver e reparei que tem uma insuflacao e extracao na divisao onde tem a vmc. Pode-me indicar a razão?
    Penso que seja porque aquele compartimento apesar de não ter acesso de dentro da casa faz parte do envelope térmico estanque, se não tiver ventilação da VMC fica sem ventilação nenhuma, o que não deve ser bom para as máquinas que lá ficam (por exemplo baterias do fotovoltaico necessitam de um local com ventilação).
    Também acho que se consegue apartir dali algum calor, visto que as máquinas vão aquecer o espaço e o ar que ali sai vai servir para aquecer o ar que entra (quase nada mas não deixa de ser um ganho).
    Concordam com este comentário: J0nasPst0las
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J0nasPst0las
  7.  # 7

    Colocado por: J0nasPst0lasComo tenho a bomba de calor a mandar ar fora, poderia ter de ter uma boca de insuflação também
    a bomba de calor tem que ser estanque e ter entrada e saída direta do exterior senão vai desequilibrar e anular a VMC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J0nasPst0las
  8.  # 8

    Colocado por: jorgealvesa bomba de calor tem que ser estanque e ter entrada e saída direta do exterior senão vai desequilibrar e anular a VMC


    Nesse caso é melhor optar por uma solução de bomba de calor com unidade exterior não?
    É que da forma que tenho isto projetado, não dava jeito mais uma conduta de entrada e saída para a sala técnica.

    Adicionalmente, vê algum constragimento nesta solução?


    Obrigado.
      Image 015.png
  9.  # 9

    Estou a ir buscar ar fresco na fachada contrária devido à proximidade dos gazes dos veículos.
  10.  # 10

    Colocado por: J0nasPst0lasgazes dos veículos
    isso é algum estacionamento colectivo?? habitualmente a melhor solução é na cobertura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo.
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvesisso é algum estacionamento colectivo?? habitualmente a melhor solução é na cobertura

    Na cobertura não é arriscado? Se tiver a lareira a funcionar e o vento mandar o fumo para o lado onde está a entrada de ar, vai levar com o cheiro todo.
    Concordam com este comentário: Pedro_Soares
  12.  # 12

    Colocado por: jorgealvesisso é algum estacionamento colectivo?? habitualmente a melhor solução é na cobertura
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Hugo.


    Eheh não. Pelo que entendi da legislação, tem de ter afastamento de pelo menos 5 metros da entrada de garagens certo? Calculo que seja por causa dos gazes.

    Na cobertura é mais complicado devido à arquitetura da casa. Prefiro do outro lado que vai ser uma zona ajardinada e não tenho tantas curvas nas tubagens.
  13.  # 13

    Se o ar de entrada e saida da bomba de calor for do interior da habitação, haverão à mesma desequilibrios na ventilação? Daquilo que tenho visto, as bombas de calor normalmente estão em lavandarias sem condutas, aproveitando assim as suas caracteristicas de desumificação. Tendo a bomba numa sala técnica, que se encontra ao lado da lavandaria, poderei ligar à mesma "simulando" como se lá estivesse? Que impactos é que pode haver no resto da casa?

    Obrigado pelo vosso contributo.
      Image 035.png
  14.  # 14

    Alguém consegue ajudar?
  15.  # 15

    A saída da bomba de calor é um ar extremamente frio, que vai arrefecer a divisão onde estiver. A saída deve ser sempre encaminhada para fora. No verão poderá trocar os tubos e colocar a saída a enviar o ar para dentro da divisão e sugar o ar exterior. Vai aumentar a eficácia da bomba pois suga ar quente e o ar frio vai refrescar o interior da casa.
 
0.0148 seg. NEW