Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Vou iniciar uma remodelação duma pequena moradia no alto Alentejo com paredes com cerca de 60 cm de expessura. Como terei de picar tudo desde as paredes ao tecto e chão, me falaram em 2 possibilidades de revestir as paredes acautelando o isolamento térmico, gostaria de uma opinião sobre o que aconselham a fazer : se interior com pladur ou se exterior com capoto. Qual o melhor e o mais económico? Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: Rendocasse interior com pladur ou se exterior com capoto.

    Pelo interior irá diminuir algum do espaço interior disponível e terá grandes dificuldades em corrigir pontes térmicas que, com certeza devem existir. Por outro tornará os locais inabitáveis durante o tempo que durar a aplicação.

    Pelo exterior, conseguirá corrigir as pontes térmicas e renovará o aspeto do imóvel.

    Colocado por: Rendocase o mais económico?

    Tem que pedir proposta para conseguir ter uma percepção real dos custos.
  3.  # 3

    Obrigado desde já. Hoje recebi outra "alternativa" vinda de um profissional... Disse me que com a enoirme expessura da parede, nem uma coisa nem a outra seria necessário nas paredes exteriores. Simplesmente um ótimo reboco e uma excelente pintura... Aceito comentários pois não sei onde está a razão. Outro assunto que nso vi no fórum tem a ver com telhado cerâmico ou sandwich... Será boa ideia colocar sandwich no mínimo de 8 cm e por cima telha cerâmica? Obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: RendocasSerá boa ideia colocar sandwich no mínimo de 8 cm e por cima telha cerâmica?

    Não é boa ideia.
    Essa edificação, tem de respirar. Tem de arranjar uma solução permeável ao vapor de água.


    Pode rebocar as paredes com uma argamassa térmica leve, porosa, por exemplo:
    Boramit, isodur
    Concordam com este comentário: SEEING
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  5.  # 5

    Colocado por: RendocasObrigado desde já. Hoje recebi outra "alternativa" vinda de um profissional... Disse me que com a enoirme expessura da parede, nem uma coisa nem a outra seria necessário nas paredes exteriores. Simplesmente um ótimo reboco e uma excelente pintura... Aceito comentários pois não sei onde está a razão.

    Imaginando uma parede em pedra com 0,6m terá um U (Coeficiente de transmissão térmica) de 2,49W/m2.K.
    Adicionando por exemplo 5cm de isolamento o U passa para 0,58.
    Facilmente compreenderá que o conselho que lhe deram está errado.
  6.  # 6

    Colocado por: Rendocasuma remodelação duma pequena moradia no alto Alentejo com paredes com cerca de 60 cm de expessura.
    qual a composição das paredes? qual o revestimento adequado para esse tipo de construção?
  7.  # 7

    Colocado por: RendocasSimplesmente um ótimo reboco e uma excelente pintura
    esse reboco optimo é compatível com a construção existente?
  8.  # 8

    Não sei qual seria o reboco ideal nem o que devia ser feito. Entendi também que pelos vistos é um erro não isolar as paredes... Não entendo o porquê destas opiniões, vindas de profissionais bem cotados na zona e quando eu não lhe oedi uma sugestão mais barata... Claro que se gastar menos melhor será mas não o referi e só quero mesmo opinião sobre como isolar. Ok sugerem me aqui o capoto exterior. Quanto ao telhado com telha cerâmica normal e telha sandwich por debaixo? Seria uma boa opção para isolamento e evitar as sib telhas, barrotes, roofmate, lá de rocha...??? Obrigado
  9.  # 9

    Colocado por: RendocasNão entendo o porquê destas opiniões, vindas de profissionais bem cotados na zona
    porque embora sejam bem 'cotados' nao sabem nada de reabilitação. como tantos outros profissionais 'bem cotados' serão bons no que sabem fazer.

    Colocado por: RendocasNão sei qual seria o reboco ideal nem o que devia ser feito.
    para saber o que deve ser feito primeiro tem de se analisar o que lá está. é pedra? é taipa? é tijolo? tem patologias? quais? só depois se pode partir para uma solução. nao tem a ver com ser mais barato ou caro, mas com qual o mais correto.

    Colocado por: RendocasOk sugerem me aqui o capoto exterior.
    podem sugerir muita coisa, se quiser até eu lhe posso sugerir algo, mas se eu nao sei o que tem vai confiar no que lhe digo? eu apenas sei que as paredes têm 60cm de espessura e que é no alentejo.. eu imagino que seja uma construção em taipa. mas não sei se estarei certo.. saber isso ajuda muito para saber o que deve ser feito.

    Colocado por: RendocasQuanto ao telhado com telha cerâmica normal e telha sandwich por debaixo?
    porque sanduiche? sanduiche se nao for usada adequadamente só serve para trazer mais problemas. isso é bom para armazens e pouco mais.

    Colocado por: RendocasSeria uma boa opção para isolamento
    na minha opinião não. pois traz outros problemas se nao for arejado adequadamente. .. e ao arejar adequadamente lá se vai qq ganho no isolamento. mas claro, aposto que vão aparecer outros bem 'cotados' que dirão o contrário
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Rendocas
  10.  # 10

    Colocado por: antonylemosna minha opinião não. pois traz outros problemas se nao for arejado adequadamente. .. e ao arejar adequadamente lá se vai qq ganho no isolamento. mas claro, aposto que vão aparecer outros bem 'cotados' que dirão o contrário

    Já para não falar nos relatos de barulho com chove!!
  11.  # 11

    António lemos é pedra a parede. Penso que estara mais para os 40 cm do que paea os 60 e nao se nota humidades ou fungos nessas paredes, so as paredes interiores é que se nota humidades ou "salitre??"
  12.  # 12

    Entendo que seja curto o que partilho mas nao ssbua se chegava..parede de pedra
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não é boa ideia.
    Essa edificação, tem de respirar. Tem de arranjar uma solução permeável ao vapor de água.


    Pode rebocar as paredes com uma argamassa térmica leve, porosa, por exemplo:
    Boramit, isodur
    Concordam com este comentário:SEEING
  14.  # 14

    Se utilizar essa argamassa que refere para reboco posso então dispensar o capoto e o pladur certo? As 0aredes de 40 cm ficariam assim bem isoladas... É isso? Obrigado
  15.  # 15

    São de 60 ou de 40?
    Pode meter o reboco leve por fora e por dentro. pode, substituir o reboco interior por forra em gesso cartonado ( com isolamento termico em la mineral)
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasSão de 60 ou de 40?
    Pode meter o reboco leve por fora e por dentro. pode, substituir o reboco interior por forra em gesso cartonado ( com isolamento termico em la mineral)
  17.  # 17

    Obrigado pela resposta. As paredes são de 40 cm e queria evitar o pladur por dentro para não perder espaço. Pensa que é mesmo necessário outro isolamento além de um bom reboco? É no Alentejo... Não há assim tanta humanidade... Penso eu...
  18.  # 18

    Precisa de isolamento por dentro e AC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rendocas
  19.  # 19

    Se vai usar a casa sobretudo em periodo de férias e fins-de-semana eu aconselho isolamento por dentro, reduzindo a inércia térmica. (num fim-de-semana não consegue aquecer essas paredes de forma a reitar alguma vantagem dessa inércia)
    Se vai lá viver em permanência, aí já pode ser interessante equacionar uma solução tipo capoto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, SEEING
  20.  # 20

    Qual será a melhor forma de isolar a laje/tecto? Lá mineral no tecto falso ou por cima da lage?
 
0.0171 seg. NEW