Iniciar sessão ou registar-se
    • dand
    • 31 março 2021

     # 1

    Bom dia

    dado que gostaria de isolar um pouco melhor a janela do quarto a nivel sonoro, acima de tudo devido a 2 arvores carregadas de passarada no espaço exterior, gostaria de saber se substituir os atuais estores de pvc pelos chamados termicos (com "espuma interior" irá fazer alguma diferença ou será desperdiçar euros?
  1.  # 2

    é deitar dinheiro fora
    como é que é a caixa de estores?

    O mais fácil é cortar as árvores :-))
  2.  # 3

    Colocado por: dandirá fazer alguma diferença

    Sim, mas muito provavelmente não vai notar melhorias significativas.
    Tem as caixas de estore já isoladas?
  3.  # 4

    Colocado por: PicaretaO mais fácil é cortar as árvores :-))

    Ka bruto!
    É mais barato envenenar os pardais
  4.  # 5

    Tem as caixas de estores no exterior?

    Caixilharia com bom isolamento?

    Fará sempre alguma diferença o isolamento do estore mas não resolve, é uma parte do sistema, se tem uma caixilharia que não tem um bom isolamento e tem as caixas no interior da habitação, diria que o problema se mantém.
    • dand
    • 31 março 2021

     # 6

    ainda nada fiz dado so agora me começar a preocupar com o assunto e nada perceber da matéria mas era algo que me interessava aprender. quanto ás arvores nao foi nada que nao pensasse ja mas...... o espaço exterior é comum dado ser um prédio.

    a caixa é tipo esta da imagem. lembrei-me deste tipo de estores porque um amigo vai proceder a essa alteração e falou-me disso.
      3220C7BB-B114-4FF4-81E8-2D268EAF4041.jpeg
    • dand
    • 31 março 2021 editado

     # 7

    Colocado por: ArapongaTem as caixas de estores no exterior?

    Caixilharia com bom isolamento?

    Fará sempre alguma diferença o isolamento do estore mas não resolve, é uma parte do sistema, se tem uma caixilharia que não tem um bom isolamento e tem as caixas no interior da habitação, diria que o problema se mantém.


    Como é aconselhavael isolar bem a caixilharia sem gastar balurdios?
  5.  # 8

    Corrijam-me pf se estiver enganado, mas os ditos estores "térmicos" de aluminio são para mim algo enganador:
    tem isolamento dentro das laminas, mas as proprias láminas são feitas em material condutor térmico (aluminio) que transfere
    toda a temperatura entre o exterior e interior.
    O desenho das laminas não eliminam a ponte térmica, mesmo tendo o material isolante no meio, porque as uniões entre láminas não tem qualquer isolamento.

    Na minha casa antiga, nos dias de Verão e com sol direto, eu abria um pouco o estore para fazer circular o ar entre o espaço entre o estore e a caixilharia porque sentia-se todo o calor transmitido pelo folha de aluminio.

    Posto isto não sei mesmo se o estore PVC não será melhor, mesmo não tendo isolamento térmico, já que o próprio PVC é por si só isolante (contrariamente ao aluminio).
    Concordam com este comentário: joaomgf, Quebratolas
  6.  # 9

    A questão em análise é o isolamento acústico, porém sou da opinião que tendo o isolamento no seu interior a nivel termico tb é superior ao de Pvc. Mais durável tb.

    É importante tb entender que a solução não está centrada apenas numa das componentes, estore, caixilharia, vidro, largura da ombreira entre o caixilho e calha de estore.
  7.  # 10

    Colocado por: SCCorreiaCorrijam-me pf se estiver enganado, mas os ditos estores "térmicos" de aluminio são para mim algo enganador:


    Sim e nao.

    Uma lamina de estore classica é um involucro com ar no interior. Um rectangulo com 4 lados com uma secçao de 1mm de espessura (por exemplo). Até aqui nada de novo.

    Se tivermos uma lamina de 50 mm de altura, vamos estar a por em causa o isolamento por causa da secçao de espessura de 1 mm em aluminio?

    Vamos comparar duas casas com parede dupla, uma com a caixa de ar apenas com ar, e a outra tem a caixa de ar preenchida com XPS. Agora so porque temos uma ponte térmica nas lajes superires e inferiores, nao vale a pena por XPS no interior das duas paredes? Tal como nos estores, sabemos que a ponte térmica esta la, o pano de tijolo interior esta ligado às lajes, mas isso nao quer dizer que devemos abdicar de ter o isolamento no meio. Ainda por mais quando é na secçao central onde vai haver mais trocas de energia - maior area de contacto entre o exterior e interior.

    Nao podemos negar a ponte térmica, mas a sua area sao cagagésimos de secçao, que em comparaçao ao aos 2 metros de estore quando estao fechados, representam pouca area de transferencia efectiva.

    Nao ha milagres, a temperatura vai acabar por se uniformizar, ainda mais se for aluminio, tal como numa casa, mas dizer que o isolamento dos estores nao contibui para o conforto térmico, é de uma grande falta de sensibiidade termica. O facto de ter "massa", "material", ainda por mais sob a forma de uma espuma isolante, vai evitar e retardar ao maximo esta uniformizaçao de temperatura das laminas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dand
    • dand
    • 31 março 2021

     # 11

    Em termos de temperaturas ate nem é das piores divisões da casa, a 1ª intenção é melhorar a parte acustica.
  8.  # 12

    Colocado por: Nostradamusmas dizer que o isolamento dos estores nao contibui para o conforto térmico, é de uma grande falta de sensibiidade termica.

    O isolamento térmico é zero.
    A temperatura na face interior da lâmina é a mesma que a temperatura exterior, que é superior à temperatura ambiente. O melhor é deixar os buraquinhos abertos para ventilar o espaço entre o estore e o vidro, para baixar a temperatura junto do vidro.
    Concordam com este comentário: SCCorreia, Quebratolas
  9.  # 13

    O melhor é meter uma janela dupla. Mais eficaz e barato.
    Concordam com este comentário: Ultrabasslx
  10.  # 14

    Colocado por: Picareta
    O isolamento térmico é zero.
    A temperatura na face interior da lâmina é a mesma que a temperatura exterior, que é superior à temperatura ambiente. O melhor é deixar os buraquinhos abertos para ventilar o espaço entre o estore e o vidro, para baixar a temperatura junto do vidro.
    Concordam com este comentário:SCCorreia


    No final do dia talvez sim, talves nao. Depende de tanta mas tanta coisa, até da cor dos estores.

    Como disse, o interesse é retardar essa uniformizaçao de temperatura. Em todo o caso, existe uma vantagem térmica clara em optar por eles.

    Mas ja que é tao céptico, aqui vai uma explicaçao mais profssional e técnica.

    O principal problema dos estores em aluminio, tal como qualquer metal em plena exposiçao solar, é a sua transferencia de calor/energia sob a forma de irradiaçao térmica.
    Basta ver aqueles telhados em chapa de zinco nos dias de verao a irradiar calor, onde se consegue ver as ondas térmicas.
    Neste tipo de transferencia de calor a temperatura exterior tem uma influencia elevada à quarta potencia(Q=E*Sig(Text^4-Tint^4) * A), enquando numa transferencia classica por conduçao, a temperatura deixa de assumir esta ordem de grandeza Q/t=K.A.(Text-Tint)/d

    Aqui qualquer miudo com o 12° ano percebe logo que a temperatura influencia mais a quantidade de calor/energia transferida sob radiaçao que sob conduçao.

    Entao a questao é simples, como vamos transformar uma troca de energia nefasta sob a forma de irradiaçao para conduçao? Simples, unimos a lamina exterior com a lamina interior como se tratasse de um unico corpo solido, metendo um material isolante, e assim as trocas de energia sao dadas sob a forma de conduçao térmica. Baixando significativamente a influencia da temperatura na quantidade de calor transferida para a zona que esta em contacto com o vidro.

    Se nao podemos evitar a ponte térmica na secçao junto as laminas, ponte térmica dada com uma transferencia de calor atraves de um processo de conduçao térmica, podemos, no entanto, manicuplar a outra transferencia térmica dada originalmente através de irradiaçao. Em ambos os casos continuamos com a ponte térmica, ela sempre esteve la, mas melhoramos significativamente a transferencia de calor na lamina, que por si so ocupa a maior area de contacto do estore.

    E para o inverno é igualmente valido, entao se fechar tudo, melhor.

    Se apos esta explicaçao continua a pensar que nao vale a pena, convido-o a juntar-se ao club daqueles gajos que acham que a terra é plana ;-))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dand
  11.  # 15

    Nostradamus, então a terra não é plana? :-)

    Estou a brincar, de acordo que é melhor do que nada, mas pela mninha experiencia a temperatura na "caixa de ar"entre o estore e o vidro é bastante superior do que a temperatura exterior NAQUELES dias em que o sol bate direto no estore.
    NESSES dias eu abria sempre uma frincha no estore para aquele ar mais quente sair...
    Os restantes estores: tudo fechado e escurinho dentro de casa.

    E obrigado pela explicação cientifica :-)
    Concordam com este comentário: Quebratolas
    • AMVP
    • 18 janeiro 2022

     # 16

    Mais alguém tem opinião sobre esta questão dos estores?

    Tenho de substituir um estore e já agora gostaria de optar pela melhor solução em termos térmicos, pois a divisão no verão atinge temperaturas interessantes :) , está virada a SW e como sol direto entre as 13 e as 19-19:30.

    Assim, é melhor estores térmicos ou em PVC?

    Obrigada.
    • AMVP
    • 29 janeiro 2022

     # 17

    Acabei por optar por estores termicos, o efeito real no verao ainda irei descobrir mas no inverno fez com que a divisao perdesse menos 1 grau durante a noite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: simaoguim
  12.  # 18

    O melhor no o seu caso específico, para isolamento acústico, será janela com vidro duplo da parte de fora do estore. Deste modo isola a entrada de ar/ruído pela caixa do estore que é muito provável onde passa a maioria do ruído
  13.  # 19

    Vou dar a minha opinião, baseado na minha experiencia recente . Mandei instalar no ano passado janelas oscilo batentes em PVC mas mantive durante mais uma ano os estores exteriores em PVC. Em Marco deste ano, mandei trocar os estores de PVC pelos de alumínio com o dito "corte térmico".
    Resultado : em termos acústicos, piorou. Penso que terá a ver com a vibração do próprio alumínio, o que leva à condução/reverberação mais fácil em algumas frequências do som.
    Em termos térmicos, constato, confirmo e comprovo (tenho um termómetro digital para esse fim) que ao contrario dos estores em PVC, não se pode deixar os estores de aluminio totalmente fechados quando expostos ao Sol, tal o aumento verificado da temperatura sobre as janelas . Até talvez se possa afirmar que esse enorme aumento de temperatura possa hipoteticamente acelerar o envelhecimento das janelas de PVC.
    Tal como afirmado aqui anteriormente, opto por deixar os estores abertos cerca de 10 cm para ventilar um pouco e assim não deixar subir tanto a temperatura das janelas, aquando da exposição direta ao Sol..
    Positivo nos estores de alumínio, será a maior resistência e durabilidade do material face ao PVC. Especialmente em estores de grande dimensão.
    Conclusão : se fosse hoje, teria optado pelos de PVC.
    PS: a terra não é plana.
    Concordam com este comentário: SCCorreia, Pedro Barradas, marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mdsferreira, Pickaxe
  14.  # 20

    Não reparei nestas novas respostas.

    Engraçado os clones a criarem contas só para distorcer o que foi dito. Aparecem, contam uma historia e depois desaparecem. Total de participações no fórum em 8 meses: 1.

    Ainda que acredite na historia, nunca disse para manterem os estores fechados quando o sol a incidir nos mesmos.

    E comparar um estore em PVC com um estore em alumínio, mesmo com isolamento, é como comparar a prima do mestre de obras, com obra prima de mestre.

    Alias, a minha participação é para explicar se vale a pena optar pelo isolamento quando colocamos estores de alumínio. Não é de comparar PVC sem isolamento com um estore de alumínio com isolamento.

    Obviamente que no momento que o sol vira, e incide directamente nos estores, se houver sobreaquecimento, há que abrir as frechas e criar ventilação de forma a arrefecer a superfície metálica. Mas isto é tanto valido para estores em alumínio com ou sem isolamento no meio.
    A diferença é que se deixarem os estores fechados, com o sol a incidir, um vai estar a "ferver" na parte interior ao fim de, por exemplo 30 min, enquanto no outro se calhar demora 2h ou mais até uniformizar a temperatura e começar a "ferver".
    Estas 2h, pode ser o tempo total de incidência solar. Este atraso na uniformização da temperatura, faz diferença em diversas alturas do ano, dependendo do quadrante exposto, pode ser a diferença entre deixar passar calor, até o sol deixar de incidir na superfície.

    E no inverno, com tudo fechado, "ganham" também alguns graus nesta caixa de ar.

    Resumidamente, se optarem por alumínio, peçam sempre com isolamento. Se optarem por PVC, não é tão fundamental, já que o próprio material tem um coeficiente de transmissão térmico bom comparativamente ao do alumínio - sendo a opção com isolamento tão residual no valor total de um obra, nem percebo não se fazer logo.
    Concordam com este comentário: Masterful
 
0.0189 seg. NEW