Iniciar sessão ou registar-se
    • Sujo
    • 6 março 2023 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Vivo numa casa com + de 100 anos com paredes simples de granito e janelas de madeira com vidro simples. As molduras de madeira à volta das janelas não dobram até à janela, estão apenas à face da parede. As laterais da janela são de granito (da propria parede) com um bocado de cimento em cima. Foto em anexo.

    No passado adicionei isolamento pelo interior (lã de rocha e pladur) e recriei as molduras de madeira e estou satisfeito com os resultados (esquema em anexo), principalmente com as portadas de madeira fechadas. As juntas da parede pelo exterior foram todas picadas e refeitas.

    No entanto, como o isolamento não dobrou até às janelas, seguindo o formato original começo a suspeitar que passarei a ter problemas de condensação na pedra à volta das janelas com as novas janelas de PVC. Não tenho atualmente problemas de condensação, só em dias muito frios (-0 graus) nos vidros simples dos quartos, mas prevejo que esse "problema" passe para a pedra circundante com as novas janelas.

    Devo-me preocupar muito?

    Obrigado e grato pelas opiniões!
      foto - Copy.png
      esquema_janela - Copy.png
  1.  # 2

    Termicamente ganhava em colocar as novas janelas à face interior. Pode é não fazer sentido esteticamente.
    Ainda há pouco tempo vi em casa de um amigo que pôs a janela nova a cerca de 10cm da face interior e o próprio serralheiro tinha o perfil em L para rematar.
    No seu caso teria que anular esse cimento parece-me
    • Sujo
    • 6 março 2023 editado

     # 3

    Olá LrLisboa, obrigado pela ajuda.


    O problema é que aquele alto em cimento é onde as portadas de madeira encostam quando fechadas totalmente (o meu desenho tem um erro, aquela moldura de madeira fica abaixo do alto de cimento), e as janelas de PVC têm ainda os puxadores por dentro que precisam de espaço. Segundo os técnicos que vieram tirar as medidas das janelas, aquela distância é exactamente a que é necessária para os puxadores, por isso não tenho grande margem de manobra.
  2.  # 4

    Não tem espaço por causa das portadas interiores, é isso?

    O que promove, bastante, problemas de condensação é haver o mesmo material contínuo exterior-interior. Portanto, se arranjar maneira de dobrar o isolamento no interior para que a janela assente neste (não sei se é possível p.ex. com xps) e depois rematado com carpintaria, seria uma solução à prova disso. Mas deixe ver se aparece mais alguém com melhor opinião/solução
  3.  # 5

    retire o cimento, meta peitoris novos com corte térmico. tem muitas opções para isso, seja a nível de material seja a nivel do custo. mas todos serão melhores do que vc aí tem.
  4.  # 6

    Colocado por: Sujocomeço a suspeitar que passarei a ter problemas de condensação na pedra à volta das janelas com as novas janelas de PVC.
    se o seu desenho estiver correto vai.
 
0.0089 seg. NEW