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  1.  # 1

    Boas a todos,

    Estou em vias de comprar um carro elétrico e pretendo carregar na minha garagem.
    Tenho duas tomadas disponíveis que nem têm utilização assídua e a minha ideia é adaptar uma delas para funcionar como tomada de carregamento de pelo menos 16A.
    A ideia que tenho é que devo adicionar um disjuntor no quadro apenas para essa tomada e na garagem colocar uma caixa de alimentação com tomada schuko (deste género: https://ibb.co/VSCmWJd), o que permite colocar um disjuntor e um medidor de energia (deste género: https://ibb.co/Csnt2fh).

    Alguém me pode dizer quais as características dos disjuntores que devo usar e como fazer as ligações?

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Para que precisa de medidor?
  3.  # 3

    Peça cotação a um eletricista pois tem de confirmar todo o circuito, eventuais ligadores e fios até ao quadro.
  4.  # 4

    O disjuntor é um "fusível" que servem para impedir que o cabo eletrico que vai do quadro à garagem ultrapasse a temperatura crítica.

    De certeza que o quadro eletrico não está com esse fusível? Se não está ja devia estar.

    A questão importante é saber se o cabo que vai à garagem tem dimensão suficiente para a passagem desses 16A.

    Corte 1 cm desse cabo, veja +- o comprimento e depois vá a uma casa da especialidade comprar o que necessita mas questione se o cabo (1cm) dá para essa intensidade de corrente.
  5.  # 5

    Que ficha vai utilizar para carregar o carro, para utilizar uma tomada cee monofásica de 16A?
  6.  # 6

    Colocado por: ricardo.rodriguesPara que precisa de medidor?

    Será basicamente para controlo de custos (controlar a energia gasta nos carregamentos) e contabilização de consumos.


    Colocado por: Na_mouchO disjuntor é um "fusível" que servem para impedir que o cabo eletrico que vai do quadro à garagem ultrapasse a temperatura crítica.

    De certeza que o quadro eletrico não está com esse fusível? Se não está ja devia estar.

    Há um disjuntor no quadro para essas tomadas da garagem, a minha questão é saber se é necessário um exclusivamente para a tomada de carregamento, ou se é suficiente um disjuntor na caixa de alimentação da tomada na garagem.

    Pela pesquisa que fiz, nas instalações que as pessoas fazem em casa, fazem menção a um disjuntor e também um diferencial magnetotérmico (Curva C).


    Colocado por: Na_mouchA questão importante é saber se o cabo que vai à garagem tem dimensão suficiente para a passagem desses 16A.

    Corte 1 cm desse cabo, veja +- o comprimento e depois vá a uma casa da especialidade comprar o que necessita mas questione se o cabo (1cm) dá para essa intensidade de corrente.

    O cabo da instalação é de 2.5mm2. Estou a pensar substituir o cabo daquele circuito por um de 4mm2, tendo em conta que o carro será para ficar a carregar durante cerca de 8 horas a 16 amperes.


    Colocado por: BigmouseQue ficha vai utilizar para carregar o carro, para utilizar uma tomada cee monofásica de 16A?


    É a ficha schuko do EVSE. A tomada CEE é a que vem na caixa e parece-me uma boa solução integrada (e económica) em vez de utilizar uma caixa de distribuição de superfície + uma tomada de superfície.
  7.  # 7

    Então vai ter um adaptador entre essa tomada e o cabo da ficha do schuko do veículo eléctrico.

    Dependendo do carro, no final era carregar da mesma forma que tivesse ligado a uma tomada schuko normal.


    Depois os adaptadores não são permitidos nas ligacoes dos veículos eléctricos.

    Por fim, se o veículos estiver garantia, sabe que se houver problemas com o mesmo, a marca pode querer verificar as condições de carregamento.
  8.  # 8

    Um electricista. Quer poupar uns trocos vs o equipamento que vai ter?
  9.  # 9

    Colocado por: BigmouseEntão vai ter um adaptador entre essa tomada e o cabo da ficha do schuko do veículo eléctrico.

    Dependendo do carro, no final era carregar da mesma forma que tivesse ligado a uma tomada schuko normal.


    Depois os adaptadores não são permitidos nas ligacoes dos veículos eléctricos.

    Por fim, se o veículos estiver garantia, sabe que se houver problemas com o mesmo, a marca pode querer verificar as condições de carregamento.


    A intenção é conseguir carregar a 16A, por uma questão de repor capacidade de bateria para o dia seguinte no período noturno (horário de vazio).

    Segundo relatos que tenho lido, apesar dos carregadores (EVSE) originais do carro permitirem carregamentos até 16A, numa tomada schuko normal só carregam a 10A, o que não seria suficiente para carregar a bateria ao nível necessário no período que pretendo.

    O que quer dizer concretamente quando refere que os adaptadores não são permitidos nas ligações dos veículos elétricos?

    Qual seria o problema de verificarem as condições de carregamento? A intenção é ter uma ligação bem dimensionada e com as proteções necessárias. O carro permite o carregamento até 16A em corrente monofásica (na verdade permite até 7.2 kWh).
  10.  # 10

    Por exemplo os adaptadores de tomada cee para schuko.

    Pode colocar o cabo que pretende ligar à tomada cee? Qual o veículo que pretende carregar?


    Colocado por: AntiDogmataO que quer dizer concretamente quando refere que os adaptadores não são permitidos nas ligações dos veículos elétricos?
  11.  # 11

    Se pretende utilizar a tomada cee que colocar na imagem com o cabo que vem acompanhado com o carro, alguma coisas não vai estar conforme.

    Colocado por: AntiDogmataQual seria o problema de verificarem as condições de carregamento? A intenção é ter uma ligação bem dimensionada e com as proteções necessárias. O carro permite o carregamento até 16A em corrente monofásica (na verdade permite até 7.2 kWh).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AntiDogmata
  12.  # 12

    Vou considerar que o cabo entre o quadro principal e a garagem tem menos de 20m.

    Se mantiver o cabo de 2,5mm^2 e tiver o disjuntor de 16A no quadro principal está bem dimensionado.

    Se substituir o cabo para os 4mm^2 podem passar no mesmo os 32A que são 7,36kw

    32Ax230v=7360w
    Neste último caso teria de colocar um disjuntor de 32A no quadro principal.

    A ficha de ligação ao carro não tem nada a ver com o disjuntor e cabo.
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  13.  # 13

    A tomada apresenta não está adaptada para 32A.

    Depois se utilizar o cabo com ponta schuko que vem com o carro, até pode ter 32A que não vai carregar mais que 13A.

    Colocado por: Na_mouch32Ax230v=7360w
    Neste último caso teria de colocar um disjuntor de 32A no quadro principal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AntiDogmata
  14.  # 14

    Sugiro que aplique um quadro dos pequenos na garagem onde poderá, no futuro, retirar mais do que uma saída.

    Pelos consumos de corrente que terá na garagem compensa bem esta versatilidade.
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  15.  # 15

    Obrigado a ambos.

    Confesso que não tinha visto bem como é a ligação da tomada que vem na caixa de tomada de energia. Como na descrição diz: "CAIXA DE ALIMENTAÇÃO 7 MÓDULOS IP44 COM BASE 16A SCHUKO - 1 tomada 16A 2P+T, 250Vac (EEC-CETAP)", pensei que apesar de ter 2 pinos (+ terra) seria compatível com qualquer qualquer ficha (macho) schuko e não seria necessário qualquer adaptador (apenas não iria tirar partido da ligação de terra). Percebo agora que para ligar o EVSE a esta tomada precisaria de um adaptador CEE-Schuko...

    @Bigmouse - Agora fiquei mais confuso, porque é que só vou conseguir carregar no máximo a 13A se o disjuntor for de 16A, cabo de 4mm2 e tomada de 16A?
    O que preciso então fazer para garantir que consigo carregar a 16A?

    @Na_mouch - Entre o quadro principal e a garagem serão cerca de 10m.
    Quando diz para colocar um quadro dos pequenos na garagem, não serviria a caixa que dei como exemplo no primeiro post com módulos suficientes para adicionar mais disjuntores e tomadas adicionais se necessário?
  16.  # 16

    Sim, esse é o quadro ideal. Confesso que não tinha visto o link.

    A 10m de distância
    - cabo de 1,5 aguenta até 25A
    - cabo de 2,5 aguenta até 40A
    - cabo de 4 aguenta até 80A

    Está com sorte, nem precisa substituir o cabo de 2,5mm^2
  17.  # 17

    Não é a distância do cabos que limita a corrente admissível de um cabo.
  18.  # 18

    Por exemplo isto.

    Colocado por: AntiDogmata@Bigmouse- Agora fiquei mais confuso, porque é que só vou conseguir carregar no máximo a 13A se o disjuntor for de 16A, cabo de 4mm2 e tomada de 16A?
    O que preciso então fazer para garantir que consigo carregar a 16A?
      Screenshot_2023-04-25-23-47-30-915_com.android.chrome-edit.jpg
  19.  # 19

    O que fazia se tivesse um carro eléctrico e não tivesse necessidade de gestão de potência?

    Instalava no quadro de entrada um circuito dedicado com disjuntor de 32A e diferencial de 40A@30mA, cabo de xv 3G6mm2 ligado a uma wallbox.

    Mas tudo isso irá depender de como é feita a distribuição de energia pela fracção.

    Se tivesse espaço, instalava ainda descarregadores de sobretensão de pelo menos tipo 2.
      Screenshot_2023-04-25-23-47-30-915_com.android.chrome-edit2.jpg
  20.  # 20

    Qual o carro que possui?
 
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