Colocado por: LrLisboaOlá, só precisa de no mínimo 25% dos condóminos para marcar uma assembleia e iniciar o condomínio organizado.
Comece por encontrar a escritura do prédio, pergunte no registo predial onde foi feita e vá lá pedir fotocópia simples.
Com a escritura vê a constituição da propriedade horizontal.
A partir daí, em princípio, estará definido o que é comum, as permilagens das frações etc.
Estude os preceitos para se marcar uma assembleia mas antes fale com os vizinhos, convém convencê-los a aderir à iniciativa.
E proponha-se como administrador
Colocado por: AlvesDias90
Não há problemas se durante estes anos todos não se constituiu condomínio, suponho?
Colocado por: AlvesDias90Muito obrigado! Não sabia que até para o lote precisava de todos. Se nem ao meu vizinho do lado ele deixou e conhece-o há anos, não acredito ter muita sorte.
Neste caso, como não há fundo para fazer as coisas, presumo que se eu precisar de pintar a minha habitação por fora ou arranjar alguma rachadura, do ponto de vista monetário só a mim me diga respeito mas terei que precisar da concordância de todos de igual forma, correto? Ou teria que chegar a acordo com todos sobre a tinta e teria que pintar o bloco inteiro de forma a não ficar apenas a minha pintada de novo? O edifício não é branco, é um tom de amarelo sujo/vomitado depois da Queima e eu queria pintar de branco mas estou a ver que não iria ter pintar apenas a minha fração..
Colocado por: size
Não pode pintar de forma isolada as fachadas que confinam com a sua fracção.
Qualquer reparação ou conservação das partes comuns do prédio tem que ter o acordo da maiorias dos condóminos (votos) e as despesas são a repartir por todos, com base na permilagem de cada fracção.
Colocado por: AlvesDias90
Pois, assumi que não mas o meu vizinho de cima pintou apenas a fração dele só que foi com um tom muito, muito parecido ao resto e nenhum dos outros dois se incomodou. Na altura a minha fração estava vazia mas de qualquer forma, também não me incomodaria. Neste caso, se pintar, até vou ver se uso a mesma tinta que ele usou, apesar de preferir branco. Grato pela ajuda a compreender certas coisas até agora.