Como diz o tópico, andamos a tentar melhorar a vivência diária da nossa família na cozinha, espaço de refeições diário. Ponto de situação: Família de 5 (6 quando o mais velho vem passar férias ou no natal, pois estuda fora), 2 adultos,1 de 13 anos e gémeos de quase 4. Não conseguimos fazer alterações de fundo na cozinha, pelo que só nos resta tentar aproveitar o que temos sem alterar os atuais móveis de cozinha.
Na 1ª foto podem ver o sketch e algumas medidas da cozinha. No lado direito (1,43m) temos um móvel à altura de um frigorífico americano e é onde está o frigorífico agora. A mesa de refeição está encaixada naquele nicho do lado esquerdo (1,45m). Não funciona de todo, mas é o que existia e como a cozinha foi pensada(!?)
O que pensámos que podia funcionar melhor: - Mudar o frigorífico para aquele nicho. Na 2ªa foto já se pode vê-lo nesse sítio e ter mais uma noção do resto da cozinha. - Construir uma banqueta fixa no canto onde se encontra o frigorífico e uma mesa adequada à nossa vivência. O esboço do estilo da banqueta pode ser vista na 3ª foto. E nas 4ª e 5ª fotos vê-la já enquadrada com o restante (e algumas medidas). O banco de topo da banquete ficará por baixo do atual armário que é destinado a ficar por cima do frigorifico, mas como tem 1,85 ninguém bate lá com a cabeça. E até melhora o acesso, uma vez que como o frigorífico é bastante mais profundo era uma dificuldade usar este armário.
Procuro opiniões, pois muitas vezes outros olhos ajudam a encontrar melhores soluções. Obrigado a quem contribuir :)
Parece-me que esta é daquelas raras situações em que ninguém pode dar uma opinião mais informada que a sua. Conhece a família, conhece a casa, conhece os hábitos, está a ser realista...provavelmente a sua palavra vai ser lei.
Um par de apontamentos à sua solução:
-Aconselhava contra construir uma banqueta. Comece por 3 cadeiras/bancos normais e veja o que acha. Banquetas são geralmente desconfortáveis e não poupam assim tanto espaço. Sem falar no dinheiro que pode custar se não tiver jeito para os trabalhos manuais.
-Se possível, escolha uma mesa que possa ser útil na preparação de refeições também. Robusta e fácil de limpar. No limite, uma bancada de cozinha + bancos altos em vez de uma mesa seria uma solução versátil e com arrumação extra.
Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, LrLisboa
São justamente esse tipo de apontamentos que procuro.
Pôr a mesa e cadeiras antes de avançar para uma solução 'definitiva' de banqueta é o que vou fazer, nem que seja para ver como a solução se adequa no dia a dia. A banqueta seria feita por mim e a ideia é que seja almofadada para ser o mais confortável possível. Só me sentei em banquetas de restaurantes e gostei.
Quanto aos bancos altos, também o pensei. Mas acho que os mais novos ainda são tenros para os usar...
1ª - Ver se é possível derrubar a parede de 1,45m onde deseja colocar o frigorifico e se fica estético/prático para poder colocar lá a mesa.
2ª - Deslocar parte da bancada para a parede de 1,45m para ganhar espaço para a mesa, jogar com os armários pra ninguém bater com a cabeça e colocar o frigorifico no canto da janela
Colocado por: Dom1ª - Ver se é possível derrubar a parede de 1,45m onde deseja colocar o frigorifico e se fica estético/prático para poder colocar lá a mesa.
Nada é parvo numa troca de ideias. Essa parede onde pretendo colocar o frigorífico do outro lado é a porta de entrada. Não coloquei a envolvente para se perceber isso.
A outra ideia não é descabida de todo, provavelmente se fizesse obras mais a fundo e com cozinha toda nova decerto que a disposição ia ser pensada melhor. Mas está fora de hipótese cozinha nova e a bancada sendo em pedra não quero mexer.
Percebo. Nesse caso não estou a ver que outras coisas se possam fazer. Dê uma olhadela em videos de apartamentos no japão. Eles são mestres a aproveitar o pouco espaço que têm.
não dá para tirar a zona de refeições da cozinha para a sala?
sendo a cozinha pequena, pouco mais de 10m2, fazer uma zona de refeições diárias 5/6 pessoas e uma zona para cozinhar, não é facil. ainda por cima nos dias de hoje em que enchemos as bancadas com tralhas.
olhando para o desenho, eu ate me atrevo a dizer que os espaços já estão bem otimizados.
Pedro, obrigado desde já pela participação. Decerto que o vosso pragmatismo me vai ajudar. A planta do projeto já tem 30 anos, acho que não serve de muito mas mando na mesma. Fiz o melhor que pude no programa que usei para fazer a planta actualizada
LrLisboa não dá para deslocalizar a wc social para debaixo das escadas, ai ficaria com uma ligação direta á sala , ou seja cozinha depois zona de refeições e depois a zona de estar. o espaço ganhava logo outra vida há tambem outra possibilidade que é capaz de ser exequivel
Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa
é e tem outros pormenores que deram gozo, o espelho do lavatório, a porta curva que "encaixa" a sanita a peninsula redonda para a mãe servir os mais pequenos e controlar, a estante por trás do sofá, o sofá em si, a bancada livre para mexer nos portáteis enfim uma espaço amplo open simples numa casa pequena com potencial.