Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Pretendo construir um anexo não junto à casa com 32m2 bruta para instrumentos musicais neste caso mais para bateria. A quantidade de db são elevados dentro da sala o objetivo seria não perder muita area nao reduzir muito dos 25-28m2 util e não deixar passar preferencialmente nada de ruido para o exterior. Alguém me conseguiria indicar algumas dicas ou ideia de projeto de construção para esta finalidade? Também gostaria de ter uma noção de preço apesar de ser muito difícil de obter em concreto.
  2.  # 2

    Bem vindo à xafarrica Pedro.
    Esse projecto parece interessante e é de “louvar” a preocupação em não incomodar.

    Algumas nuances no entanto…
    Pode construir esse anexo? Quer uma coisa permanente implantada presumo. - tem de verificar e se calhar fazer mm um projecto (se lhe for possível acrescentar area de implantação).
    Pode ser fazer algo sem licença mas fica alertado que pode haver um vizinho ranhoso a levantar ondas.

    Do projecto em si a sua maior barreira será o seu orçamento.
    Tem um budget fixo para isso? Qual?

    Será um projecto diy ou vai contractar quem faça?

    Para ser bem feito vai requerer algum planeamento cuidado.
    Tudo vai depender do empenho e carteira de quanto quer investir.


    Abr.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fidalgopedro
  3.  # 3

    independentemente do tratamento que ver a fazer nas paredes, julgo que a maior preocupação será sempre ligada aos vãos (porta e eventuais janelas). A meu ver, erá por aí que escapará a maior parte do ruído.
    A cobertura, se for relatiamente leve, será também um caso a ver com cuidado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fidalgopedro
  4.  # 4

    O anexo está pensado para dimensões de 32m2 visto que é a medida máxima que o desenhador me indicou depois de levantamento topográfico.
    O orçamento está flexível 20, 30 ou 40 mil desde que o resultado final seja bom. Esqueci me de referir que queria aproveitar o isolamento que será feito e fazer um acabamento interior em preto em pladur ou placas com design de sala de cinema para essa finalidade também.
    Pretendo implantado com projeto nem posso fazer de outra maneira visto que o terreno é exposto com a estrada principal.

    Estaria inicialmente a pensar em falar ao nosso pedreiro que fez algumas obras aqui em casa e fazer a construção inicial de parede dupla com caixa de ar e telha normal com placa, fazendo também o isolamento com lã de rocha/mineral da maior grossura que houver e por dentro levar pladur forrado todo à volta em preto ou placas. Mas tenho receio de mesmo assim não ser o suficiente visto que a bateria é um instrumento bastante ruidoso e que emite muita vibração. Quanto à porta e janela isso também é um problema sim, queria apenas uma janela muito pequena para ter um minimo de luz natural quando necessario mas não vejo nada no mercado de janelas e portas acusticas para estas finalidades especificas.
  5.  # 5

    Ui, abafar completamente uma bateria é uma coisa muito difícil. A minha primeira sugestão é que mude para uma eléctrica!

    Dito isso, se fosse eu a fazer...Paredes de tijolo térmico com uma camada extra-espessa de reboco no exterior. Por dentro, no mínimo 100mm de lã de rocha nas paredes e tecto, revestidas com tecido. Nada de pladur. Como disse e bem o nuno, o mínimo indispensável de janelas e portas, também tapadas por 100mm de lã de rocha cada. Luz e ventilação artificiais.

    É coisa para gastar 5-10K, diria, se for feito sem licenças.
  6.  # 6

    Se quer mesmo ir a sério nisso vai ter de ter atenção a alguns pormenores nomeadamente nos fechos.
    Lá está planeamento.
    Vais precisar de duas “caixas”.
    Imagina um rectangulo de 6.5x5 em betão integral.
    Por dentro vais ter de fazer outra estrutura desacoplada desta.
    Entre a primeira e segunda parede, lã de vidro/rocha da maior densidade que cons€guires com o min de 10cms.
    Vais ter de ter uma ante-câmara com portas a abrir em sentidos contrários e em pontos opostos.
    Para os vidros fazes um na antecâmara para o interior e outro mais ou menos no mesmo alinhamento na parede de fora.
    Os vidros têm de ser ESG(laminado) duplos no mínimo com a maior espessura que conseguires e um pvb de .3 no mínimo. Não podes ter caixilhos. Os vidros têm de ser colados por dentro. Tens de prever um acesso. E têm de ficar ligeiramente recobertos com o isolamento.
    Por dentro na parte de estúdio vais ter de arranjar “insulating foam”. São aquelas esponjas com reentrancias que deves conhecer. Uns 10cms pelo menos.
    A ventilação convém que venha pelo chão. Idealmente na antecâmara e com fluxo a insuflar a partir de lá.
    Para o tecto é igual às paredes.
    Para o chão também. Desacoplar as estruturas.
    Cablagens todas a sair ou do chão ou da parede da antecâmara.

    E é disto que me lembro.
    Muitos pormenores a ter em conta se quiseres mesmo isso à séria. :)
    Abr.

    Ah.
    E budget! All-in? Conta com uns 20/25 000€(!)
    P.S. isso tem de ser um trabalho para alguém minucioso e que saiba exactamente para o que é acompanhado de bons pormenores de projecto.
  7.  # 7

    Colocado por: fidalgopedroAlguém me conseguiria indicar algumas dicas ou ideia de projeto de construção para esta finalidade?
    o que descreve deve ser primeiro discutido com os autores dos projectos
  8.  # 8

    Colocado por: fidalgopedro32m2 visto que é a medida máxima que o desenhador
    esqueça o desenhador, procure um arquitecto que lhe possa dar soluções concretas para o que pretende juntamente com a equipe de engenharia
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  9.  # 9

    Colocado por: fidalgopedroA quantidade de db são elevados dentro da sala o objetivo seria não perder muita area nao reduzir muito dos 25-28m2 util
    Reparei agora neste pormenor...
    Não dá para isolar no grau que pretende "não deixar passar preferencialmente nada de ruido para o exterior" e manter essa área útil.
  10.  # 10

    Tive outra ideia! Em vez de construir um anexo, pode construir um bunker. Abre um buraco de 2m no quintal e só tem de se preocupar em isolar bem o tecto, tudo o resto é abafado pela terra. Mais barato é impossível.
  11.  # 11

    E em qualquer caso, aconselho a ir com mais calma e licenciar isso direitinho. Fica com um melhor projeto, uma mais valia para o futuro, e menos problemas para os filhos e netos resolverem.
 
0.0120 seg. NEW