Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Está a ganhar forma o projeto que foi adiado pela pandemia e pela guerra.
    Desde já agradeço a todos as dicas e sugestões da informação que será partilhada.

    Moradia T3+1 em Paços de Ferreira em regime de propriedade horizontal.
    Implantação da ampliação: 242,30 m2
    Projeto aprovado. A aguardar aprovação de especialidades e a aguardar também orçamentos para a estrutura.
    Orçamento previsto 230 mil euros - iva incluído - exclui todas as burocracias, arquitetura e especialidades assim como muros, limpeza do terreno que já estão a ser feitos.
    Este foi o projeto que deu entrada para a constituição de PH.
    t3+1


    Julgo que existem alguns erros nas legendas. Uma vez que vai ser refeito o projeto vamos retificar o que for necessário.
    pormenor
    Temos em mente uma alteração que vai exigir algumas mudanças nomeadamente de posição de pilares mas que nos parece ser uma mudança para um melhor aproveitamento do espaço com menor área de circulação e melhor localização da suite:
    alteracao v1


    Vou atualizando o tópico sempre que se justifique.

    Aproveito para perguntar como consigo colocar as imagens com melhor resolução? Já tentei de várias formas e não consigo ver em tamanho decente. Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: arturandresilvaAproveito para perguntar como consigo colocar as imagens com melhor resolução?





    Tem que fazer “link” para a totalidade do código de imagem.
    Carregue no meu comentário em “citar” para ver o exemplo.

    Obrigado pela partilha do diário.
  3.  # 3

    Ora então boas Artur.

    Então o projecto aprovado e agora é que vai fazer alterações (de fundo)!?
    De onde veio o print screen do fundo?

    Vou ser-lhe honesto Artur. Perdoe-me. Choca-me como há arq. a assinar coisas assim!…
    A planta entregue está mt. fraca. mt fraca mesmo. …

    Quanto à de baixo está a melhorar mas mesmo assim ainda “sem sal”…
    Acabe com os recantos (todos) cada viragem fica cara e de pouco serve!
    Pondere a entrada principal da casa.
    Vai ser para a Páscoa já que as chaves do carro vão acabar no balcão da cozinha…
    Há mt para mastigar nesses desenhos.

    Do orçamento…. Digo-lhe… esqueça. É um orçamento a m²(!) só serve para você adjudicar e depois logo se vê os trabalhos a mais que irão aparecer.
    Abr Artur…
  4.  # 4

    Bom dia Gil. A ideia de partilhar tudo aqui no forum é mesmo a de recolher boas opiniões que muitas vezes vejo por aqui. Já sei que devia ser o trabalho de quem contratamos mas muitas vezes nao acontece :)
    A ideia do projeto foi fazer algo para perceber se seria possível aprovar PH uma vez que o terreno tem características um pouco fora do comum nomeadamente no que diz respeito ao afastamento para a rua.

    Então para um melhor esclarecimento e para testar se consigo partilhar melhor as imagens deixo o enquadramento da casa com a outra PH e o acesso a rua. Existem vizinhos a toda a volta do terreno.

    enquadramento
  5.  # 5

    Colocado por: gil.alvesOra então boas Artur.

    Então o projecto aprovado e agora é que vai fazer alterações (de fundo)!?
    De onde veio o print screen do fundo?

    Fui eu que fiz esta alteração de trocar a IS partilhada pelo closet aqui no meu autocad (sei apenas fazer o básico para trocar umas ideias com a mulher)

    Colocado por: gil.alves
    Quanto à de baixo está a melhorar mas mesmo assim ainda “sem sal”…
    Acabe com os recantos (todos) cada viragem fica cara e de pouco serve!
    Pondere a entrada principal da casa.
    Vai ser para a Páscoa já que as chaves do carro vão acabar no balcão da cozinha…
    Há mt para mastigar nesses desenhos.

    Onde poderia considerar a porta principal como alternativa?

    Colocado por: gil.alves
    Do orçamento…. Digo-lhe… esqueça. É um orçamento a m²(!) só serve para você adjudicar e depois logo se vê os trabalhos a mais que irão aparecer.

    Temos isso em mente sem dúvida. Estes números são meramente de referencia que podem alterar mediante as escolhas durante todo o processo.
  6.  # 6

    Arvores removidas. Vão tirar as raízes (parte superior a esquerda), refazer muros e aluir o anexo que por ter muitas fissuras vai ser demolido.

    limpeza"
  7.  # 7

    Colocado por: arturandresilvaA ideia do projeto foi fazer algo para perceber se seria possível aprovar PH uma vez que o terreno tem características um pouco fora do comum nomeadamente no que diz respeito ao afastamento para a rua.

    Então o arq. definiu um polígono de implantação certo?
    isso dava para fazer uma coisa interessante... Uma garagem de entrada de frente uma passagem arborizada para uma entrada privada...

    Qual é o seu orçamento para a construção?
    Abr.
  8.  # 8


    Então o arq. definiu um polígono de implantação certo?
    isso dava para fazer uma coisa interessante... Uma garagem de entrada de frente uma passagem arborizada para uma entrada privada...

    Qual é o seu orçamento para a construção?
    Abr.


    O projeto foi feito num gabinete de desenho com um rascunho feito por nos. Queríamos que fosse térrea. Foi elaborado de forma a cumprir com a continuidade do edifício, que segundo nos foi explicado era exigido para a PH. Também para cumprir com os afastamentos de 2,5m sem janelas e 5m com janelas. Ainda deu para ir a uns 2m naquela zona do corredor com aproveitamento para armários de arrumos de que a minha mulher tanto gosta :) Foi-nos explicado também a importância de existir uma área de acessibilidade a volta da casa para os bombeiros.

    O orçamento são os tais 230 mil. Que são só para construção. Nao estão incluídos a preparação do terreno nem nenhum dos processos até aqui feitos. Se o orçamento for demasiado alto vamos tentar reduzir áreas.

    A alteração que referi de trocar a suite pela IS comum não sei se vai precisar de novo projeto. Mas parece-nos uma melhoria significativa na disposição e privacidade do nosso quarto. Apesar de já estarmos de alguma forma "ligados" a este desenho, não coloco de parte refazer o projeto no seu todo se receber boas ideias (uma vez que agora já conhecemos a maior parte dos limites para a execução da PH). Mas também tenho noção de que as boas ideias pagam-se e a nossa ideia inicial foi a de simplificar para não gastar muito dinheiro. Sei bem que esta forma de fazer uma casa não é o que a maioria dos profissionais do fórum sugere, mas o facto de envolver algumas pessoas da família na execução destes processos levou-nos por este caminho.

    Fico sempre com a ideia de que tal como o Gil disse falta algo ou um pouco de sal. Mas ao olhar para o terreno tenho também consciência de que não dá para milagres. No entanto vamos seguir a tentar melhorar a funcionalidade e disposição das coisas se for possível claro.

    Abraço
  9.  # 9

    Boa tarde,

    calculo que a parte já existente seja para renovar, certo? Mesmo com essa parte já "meio feita", ainda são 430m2 de intervenção... ouch. Relativamente a custos, como o Gil referiu, esse orçamento está muito curto para o pretendido. Eu tenho uns 250m2 para construir e se receber orçamentos abaixo dos 400K já me vai dar alguma esperança de chegar lá.

    Quanto ao projeto, haverá por cá quem lhe possa indicar algum caminho a seguir (assim como quem vai martelar só porque sim...).

    Boa sorte para essa aventura.
  10.  # 10

    Colocado por: RuikodeBoa tarde,

    calculo que a parte já existente seja para renovar, certo? .


    Não. A parte existente vai ficar como está. Os arranjos que vão ser feitos não são da nossa responsabilidade. Orçamento apenas para a construção nova.
  11.  # 11

    arturandresilva,
    Quanto ao orçamento que tem, considero possível a construção por esse valor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
  12.  # 12

    Boa noite.

    Não sei se será muito fácil dar a volta à questão, mas tendo em conta o Norte, parece me que o corredor e o OpenSpace terão muito pouca luz natural.
  13.  # 13

    Colocado por: diouf_matosBoa noite.

    Não sei se será muito fácil dar a volta à questão, mas tendo em conta o Norte, parece me que o corredor e o OpenSpace terão muito pouca luz natural.


    Boa noite. Concordo. Apesar de ter 3 portas de correr no openspace não será uma area com muita luz, apenas a zona de jantar vai ter. O corredor tem prevista uma janela de luz que por ser corredor é a única permitida a esta distancia do vizinho. Já pensei se não ficaria bem em vez de ser na vertical, colocar na horizontal na parte superior da parede.

    Aproveito para partilhar uma simulação de uma tour em 3d pelos espaços. Está com alguns erros porque não consigo colocar todas as portas, janelas e moveis como gostaria, mas dá pra ter umas noções. ideias de decoração e arrumação dos espaços e móveis são aceites :)

    https://floorplanner.com/360vr/91066797-1691357801
  14.  # 14

    Colocado por: RuikodeQuanto ao projeto, haverá por cá quem lhe possa indicar algum caminho a seguir (assim como quem vai martelar só porque sim...).


    Olá, pois, e qual seria o caminho a seguir?
    Se o Dono de Obra faz o trabalho que compete a um Arquitecto? Saber mexer num software de desenho é 5% do que é a profissão. E depois, como pode esperar ter uma coisa (arquitectura) se contrata outra (desenhador), e depois ainda faz ele próprio o serviço? Estranho é esperar bons resultados com esta estrategia. Depois trazer isto para a internet, e não esperar que haja quem martela "só porque sim"?

    O melhor conselho já sabe qual é. Mas custa ouvir. Comece por escrever um texto com o que pretende e consulte um Arquitecto da sua zona. Esqueça os desenhos.

    Agora tá feito tá feito, é seguir em frente, que até nem está mau de todo. Já vimos pior.

    Colocado por: arturandresilvaJá sei que devia ser o trabalho de quem contratamos mas muitas vezes nao acontece :)


    Colocado por: arturandresilvaFui eu que fiz esta alteração de trocar a IS partilhada pelo closet aqui no meu autocad (sei apenas fazer o básico para trocar umas ideias com a mulher)


    Colocado por: arturandresilvaO projeto foi feito num gabinete de desenho com um rascunho feito por nos.


    Colocado por: arturandresilvaFico sempre com a ideia de que tal como o Gil disse falta algo ou um pouco de sal.
  15.  # 15

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Olá, pois, e qual seria o caminho a seguir?
    Se o Dono de Obra faz o trabalho que compete a um Arquitecto? Saber mexer num software de desenho é 5% do que é a profissão. E depois, como pode esperar ter uma coisa (arquitectura) se contrata outra (desenhador), e depois ainda faz ele próprio o serviço? Estranho é esperar bons resultados com esta estrategia. Depois trazer isto para a internet, e não esperar que haja quem martela "só porque sim"?

    Eu não vim para aqui exibir os meus dotes de software de desenho porque nao os tenho de todo. Estou preparado para as marteladas caso contrario nao vinha aqui abrir o jogo de forma honesta. Ha muitos anos atras eu editava videos de casamento. Preparava tudo com o maior dos requintes e detalhes super profissionais. No dia em que o cliente chegava e trocava tudo desde a musica aos planos que tinha escolhido.. era uma chatice. As vezes ate vinham ja eles com as musicas escolhidas e o tipo de imagens que queriam e tiravam-me toda a criatividade e pericia no dia do casório. Mas no final quem manda é o cliente e o que importa é que ele chegue a casa feliz :)

    Eu sou um cliente feliz com o que para já está feito com a nossa orientação.. estou recetivo a todas as ideias. Incluindo a sua que me parece ser pertinente e com sentido. Mas nem sempre é fácil primeiro temos de consultar quem manda (a patroa) :)

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    O melhor conselho já sabe qual é. Mas custa ouvir. Comece por escrever um texto com o que pretende e consulte um Arquitecto da sua zona. Esqueça os desenhos.

    Agora tá feito tá feito, é seguir em frente.


    Não me custa nada ouvir e sei que tem toda a razão! A verdade é que ainda pode acontecer essa consulta. Nada está feito ainda e essa é a parte boa. Mas se eu fosse por esse caminho de forma direta não passaria aqui pelo forum e não poderia observar e receber também a ajuda "gratuita" dos vários profissionais que por aqui andam e deixam as suas opiniões. Posso até dizer que já contactei um user muito conhecido por estas bandas e só não será o escolhido na sua especialidade se o orçamento não permitir.
  16.  # 16

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Olá, pois, e qual seria o caminho a seguir?
    Se o Dono de Obra faz o trabalho que compete a um Arquitecto? Saber mexer num software de desenho é 5% do que é a profissão. E depois, como pode esperar ter uma coisa (arquitectura) se contrata outra (desenhador), e depois ainda faz ele próprio o serviço? Estranho é esperar bons resultados com esta estrategia. Depois trazer isto para a internet, e não esperar que haja quem martela "só porque sim"?

    O melhor conselho já sabe qual é. Mas custa ouvir. Comece por escrever um texto com o que pretende e consulte um Arquitecto da sua zona. Esqueça os desenhos.

    Agora tá feito tá feito, é seguir em frente.

    Boa noite,
    a intenção do meu comentário também nunca foi no sentido do user resolver tecnicamente o seu problema aqui no fórum com palpites e ideias avulsas, mas sim eventualmente ser de certa forma "orientado" pelos que supostamente são profissionais da área, e que por aqui costumam gentilmente aconselhar pessoas com estas questões sobre o melhor caminho a seguir. E esse caminho pode sem dúvida ser o que recomendou, mas acho perfeitamente normal que sendo este um fórum sobre estas temáticas, que qualquer pessoa possa colocar questões, ainda que para os mais conhecedores isso possa fazer comichão. Temos que nos lembrar que nem todas as pessoas entendem a fundo todos estes assuntos, e procuram justamente estes locais para tentar clarificar as suas dúvidas. E para piorar, pelo que se percebe, muitas das pessoas que mostram os seus trabalhos por aqui veem os mesmos ser criticados (e com toda a razão) no que respeita à fraca qualidade do trabalho produzido pelos seus arquitetos... nada mais natural que os clientes fiquem perdidos e procurem segundas opiniões. Se trazer isto para a internet é assim tão mau, pois possivelmente estes sites ou fóruns não têm razão de existir (a não ser talvez angariar clientes perdidos...).

    Cumps.
    Concordam com este comentário: arturandresilva
  17.  # 17

    Boa sorte com a construção. A julgar pelo orçamento as áreas são exageradas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
  18.  # 18

    Colocado por: arturandresilvaMas no final quem manda é o cliente e o que importa é que ele chegue a casa feliz :)


    Pois sim, tem razão. E não sabendo o que poderia ser doutro modo, o que há parecerá sempre satisfatório, afinal está como o cliente queria.
  19.  # 19

    Colocado por: RuikodeBoa noite,
    a intenção do meu comentário também nunca foi no sentido do user resolver tecnicamente o seu problema aqui no fórum com palpites e ideias avulsas, mas sim eventualmente ser de certa forma "orientado" pelos que supostamente são profissionais da área, e que por aqui costumam gentilmente aconselhar pessoas com estas questões sobre o melhor caminho a seguir. E esse caminho pode sem dúvida ser o que recomendou, mas acho perfeitamente normal que sendo este um fórum sobre estas temáticas, que qualquer pessoa possa colocar questões, ainda que para os mais conhecedores isso possa fazer comichão. Temos que nos lembrar que nem todas as pessoas entendem a fundo todos estes assuntos, e procuram justamente estes locais para tentar clarificar as suas dúvidas. E para piorar, pelo que se percebe, muitas das pessoas que mostram os seus trabalhos por aqui veem os mesmos ser criticados (e com toda a razão) no que respeita à fraca qualidade do trabalho produzido pelos seus arquitetos... nada mais natural que os clientes fiquem perdidos e procurem segundas opiniões. Se trazer isto para a internet é assim tão mau, pois possivelmente estes sites ou fóruns não têm razão de existir (a não ser talvez angariar clientes perdidos...).

    Cumps.


    Obrigado pela resposta, fiquei esclarecido.

    É que muitas vezes vem à baila este argumento da crítica não-constructiva e da essencia original de um fórum, muitas vezes sem se perceber que muitos dos comentários que custam a ouvir são os mais sensatos... ao passo que desmotiva a participação de quem genuínamente poderia ajudar por falta de contexto ou pela actitude.

    Por muito boas intenções que um paciente tenha, imagine perguntar num fórum sobre saúde: "já sei que devia fazer doutro modo, mas em que me podem ajudar?" A resposta, ou "martelada só porque sim" passará pelo modo como se abordou o projecto. Pode sempre corrigir, ou remediar o que há.

    Este caso, pelas condicionantes que o terreno e a construção existente têm, era um desafio interessante e motivo para a participação dos Arquitectos que aqui participam (de borla).
    Qualquer boa vontade em ajudar esbarra com a desvalorização da profissão pelo modo como se abordou o processo (frases que citei no meu primeiro comentário). Por muito boa pessoa que seja o dono de obra.

    Até concordaria que parte dessa fama advenha da má prestação de alguns dos Arquitectos deste país. Daí esperar encontrar algo sem o ter procurado, vai uma boa diferença.
  20.  # 20

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Pois sim. E não sabendo o que poderia ser doutro modo, o que há parecerá sempre satisfatório, afinal está como o cliente queria.

    Isso é um facto. E de nada adianta debater factos que é so uma perda de tempo. Até que alguém mostre algo de que gostemos mais do que aquilo que conhecemos até ao momento, o que está no papel é o melhor. Eu sei que existem muitas outras soluções para desenhar ali uma casa. Nada me garante, seja a pagar ou de borla, que as ideias que daqui pra frente vierem vão ser melhores aos nossos olhos.

    Indo de encontro ao que referiu deixo aqui um texto do que pretendemos e servirá de ponto de partida para a sua sugestão:

    - orçamento disponível 230 mil euros (so para a construção)
    - Casa térrea em propriedade horizontal (a construir depois do anexo)
    - 3 quartos
    - 1 escritório (pequeno)
    - openspace com ilha ou balcao de cozinha
    - 1 suíte
    - 1 wc partilhado com os restantes 2 quartos
    - 1 wc serviço
    - garagem para 2 carros
    - espaço verde para o miúdo jogar a bola (se possível que se integre com a zona de estar)
    - armários para arrumos com fartura
    - lavandaria - área técnica

    topografia
 
0.0305 seg. NEW