Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    A lei de acessibilidades é muito mais que isso. Será o arquiteto que o apoia que deverá saber tratar do tema, até porque é obrigatório para o licenciamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
  2.  # 42

    Colocado por: powerPTA lei de acessibilidades é muito mais que isso. Será o arquiteto que o apoia que deverá saber tratar do tema, até porque é obrigatório para o licenciamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:arturandresilva

    Para esse efeito é entregue algum tipo de projeto separado tipo as especialidades? Não vi na lista do que foi pedido aquando da aprovação de arquitetura.
  3.  # 43

    Não é separado, é junto com a arquitetura e existirão desenhos/pormenores específicos de acessibilidades e ainda existe o "Termo de Responsabilidade do Autor do Plano de Acessibilidades".


    Edit: adicionado o link para o decreto lei: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/163-2006-538624
  4.  # 44

    Colocado por: powerPTEdit: adicionado o link para o decreto lei:
    há uma versão atualizada https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=3110&tabela=leis&so_miolo=
  5.  # 45

    Desconhecia esta etapa no licenciamento e não tenho nos documentos nada nesse sentido. Estando a arquitetura aprovada e com os projetos de especialidades também ja para aprovação devo assumir que foi entregue ou nao?
  6.  # 46

    Colocado por: arturandresilvaDesconhecia esta etapa no licenciamento e não tenho nos documentos nada nesse sentido. Estando a arquitetura aprovada e com os projetos de especialidades também ja para aprovação devo assumir que foi entregue ou nao?


    Os detalhes referentes às acessibilidades deveriam fazer parte do projeto de arquitetura (onde comprovam que as medidas das áreas de circulação, o espaço livre para uma cadeira de rodas num wc, etc., cumprem os requisitos). Pelo menos no meu caso foi assim, e se a sua arquitetura está aprovada, é de supor que deveria estar tudo conforme a esse respeito.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
  7.  # 47

    Colocado por: arturandresilvaEstando a arquitetura aprovada
    agora fiquei sem perceber nada.. o projecto está aprovado?
  8.  # 48

    Colocado por: antonylemosagora fiquei sem perceber nada.. o projecto está aprovado?

    Sim está. PH constituída também e escritura da nova fração assinada.
  9.  # 49

    nesse caso nao deve andar a alterar as peças
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
  10.  # 50

    Em evolução..
    moradia-v3
  11.  # 51

    A porta para a lavandaria, eu meteria entre a ilha e a bancada de cozinha. nunca a dar para directo apra zona de refeições.
    Reformularia aquele nó de acesso à garagem/ lavandaria de modo a optimizar. Es´ta um pouco confuso/ atabalhoado e espremido, para o tipo de funções a desempenhar.

    Assim:
    porta de correr da cozinha para a lavandaria( implantada entre a ilha e a bancada);
    REver posição da porta de acesso à garagem.
    Relocalizar a bancada de apoio/ lavandaria para a zona mais larga do compartimento ( onde agora está a porta)
    A porta/ janela da lavandaria, parece-me bastante larga. quanto tem? não pode ser mais estreita?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
  12.  # 52

    Outra coisa. não meta somente tijolos de vidro... aplique por dentro um caixilho decente. Secções de parede com tijolo de vidro são "soluções doentes" funcionam muito mal em termos termicos, com muitas patologias associadas ( Frio/ calor, condensações, etc)
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
  13.  # 53

    Colocado por: Pedro BarradasOutra coisa. não meta somente tijolos de vidro... aplique por dentro um caixilho decente. Secções de parede com tijolo de vidro são "soluções doentes" funcionam muito mal em termos termicos, com muitas patologias associadas ( Frio/ calor, condensações, etc)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:arturandresilva

    Bom dia Pedro obrigado pelas dicas. O terreno a norte fica num patamar superior aprox 1 metro. mais o muro divisório que tem de ter uma altura mínima que ainda vamos confirmar, faz com que exista uma parede bastante alta para o nosso corredor. Nesse sentido se for possível, não sei se faria sentido colocar na circulação uma janela tipo batente. Se alguém tiver exemplos de materiais que funcionem bem e tragam privacidade ao mesmo tempo instalados em zonas semelhantes agradeço a partilha.
  14.  # 54

    Colocado por: Pedro BarradasA porta/ janela da lavandaria, parece-me bastante larga. quanto tem? não pode ser mais estreita?

    já vi que tem 105cm - Sugiro 90cm, deve ficar com 77cm livres, como tem opção de dar a volta e outros acessos francos, parece-me perfeitamente pacifico.
  15.  # 55

    assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
      Captura de ecrã 2023-08-14 094423.jpg
  16.  # 56

    Tem logica Pedro mas, a meu ver a porta da lavandaria para o exterior quanto mais larga melhor desde que não atrapalhe pois estamos ali num "beco" com pouca luz natural, por outro lado ainda a porta da sala como está permite fazer a transição para fora ( por exemplo para o grill sem interferir quase com a lavandaria, ainda tambem evita certos odores da cozinha para a cozinha diretamente
    enfim face ao espaço disponivel terá ali que se ser criterioso com as prioridades.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, arturandresilva
  17.  # 57

    Se reparares a lavandaria ainda tem caixilho com bandeira. uma porta envidraçada com 90cm, com vidro fosco, se assim entenderem, dá suficiente iluminação natural.
    Se calhar era prescindir da bandeira superior e ter uma bandeira lateral fixa, ficando um caixilho, envidraçado a ocupar toda a parede disponivel (até 10cm das bancadas)
  18.  # 58

    és contra portas largas :)
  19.  # 59

    É ponderarem as prioridades, as vantages e desvantagens. Verificar no dia a dia, qual ou quais as actividades que mais vezes fazem.

    Não vejo mal algum ir pela janela da zona de refeições com as coisas para o grilll. longe, fica sempre. na volta vai sempre vir para a mesa por aquele lado. escusam de passar duas portas e andar com a comida por dentro da lavandaria.
  20.  # 60

    Colocado por: marco1és contra portas largas :)

    lolo...
    Ocupa é muito espaço depois dentro da lavandaria tão estreita... Podem sempre optar por uma porta de duas folhas ;)
 
0.0214 seg. NEW