Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Tenho no corredor uma comutação de escada que Liga a lâmpada 4 (L4). No quarto tenho, para além da iluminação do teto (L3), dois apliques (L1 e L2) que ligam individualmente.
    Como consigo comutar as luzes do teto entre o comutador junto à entrada (L3/L4) e os da cabeceira (L1/L3 e L2/L3) e ligar os apliques L1 e L2?

    Obrigado
      lkuz.png
  2.  # 2

    É procurar onde está ou estão as caixas de derivação.
    A partir daí é fazer as ligações desejadas.
  3.  # 3

    Colocado por: nielskyÉ procurar onde está ou estão as caixas de derivação.
    A partir daí é fazer as ligações desejadas.


    Que comutadores são necessários? Escada, inversor?
  4.  # 4

    Comutador de escada
    • egas84
    • 13 outubro 2023 editado

     # 5

    Colocado por: nielskyComutador de escada


    Não é preciso ter um inversor tendo em conta que para ligar as luzes (L3) são 3 pontos distintos?
  5.  # 6

    Pensei que fosse ligar apenas 1 ponto na cama.
    Nesse caso sim, é um inversor.


    Edit:
    O quarto é assim tão grande que vá valer a pena esse trabalho?
  6.  # 7

    Mas o L1 e o L2 têm que passar a ser duplos, pois acumulam a função de controlar as respectivas lampadas.
    • egas84
    • 13 outubro 2023 editado

     # 8

    Colocado por: hangasMas o L1 e o L2 têm que passar a ser duplos, pois acumulam a função de controlar as respectivas lampadas.

    Obrigado. Onde posso colocar o inversor? Ou refere se a 2 inversores duplos?
 
0.0064 seg. NEW