Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Tenho 2 casas que partilham o mesmo portão que se pretende automatizar com motor de abrir de 1 braço, mas queria que cada casa gastasse da sua energia quando acionasse o motor, falei com vários instaladores que me disseram não ser execuivel, eu pensei numa solução que era colocar 2 placas/centrais ligadas ao mesmo motor, assim casa um acionava o motor a partir da sua placa alimentada pela sua energia, mas o vendedor do motor disse não ser boa ideia sem entrar em pormenores. Se alguém tiver um sugestão agradeço, obrigado a todos.
  2.  # 2

    O custo dessa invenção é superior ao custo de dezenas de anos de consumo eléctrico...

    Pense lá bem nisso.
    Concordam com este comentário: hangas, Pickaxe, Ruikode
    • size
    • 15 outubro 2023

     # 3

    Colocado por: [email protected]
    eu pensei numa solução que era colocar 2 placas/centrais ligadas ao mesmo motor, assim casa um acionava o motor a partir da sua placa alimentada pela sua energia, mas o vendedor do motor disse não ser boa ideia sem entrar em pormenores. Se alguém tiver um sugestão agradeço, obrigado a todos.


    Que gerigonça !

    Na minha opinião, a possível resolução do problema não estará na hipótese de o motor ser comandado por 2 placas distintas, mas sim conseguir obter uma forma de poder comutar a alimentação do sistema, variavelmente, através da instalação elétrica da casa A, ou através da casa B.
    A electrónica resolve muita coisa...
    Para esta hipótese, seria necessário que tal comutação da alimentação do motor fosse previamente selecionada através de um segundo sistema apropriado de telecomandos, para cada uma das casas.
  3.  # 4

    size, mesmo com uma solução desse tipo, teria de existir uma placa que fizesse essa comutação e respetiva interface, e isso teria de estar permanentemente ligado a uma só fonte, e a partir daí um sistema de relés ou contactores fariam a comutação. Portanto, não era a solução definitiva. Solução essa que nem tem muita razão de existir como sugeriu o Pedro.

    Se a vizinhança é boa, e ninguém quer ficar muito "prejudicado", um paga o consumo do motor do portão, e o outro a iluminação da entrada (se existir). Se existem atritos, é continuar a abrir á mão...
    •  
      sousal
    • 16 outubro 2023 editado

     # 5

    Sistema mais simples.

    Comutador de alimentação para moradias bi-familiares.
    Comuta alimentação entre R/C e 1º andar.
    Funcionamento manual.

    Regra geral como o comutador está visível os vizinhos definem a periodicidade, normalmente semanal. Durante as férias de um (ou na semana OFF), esse desliga a alimentação que vem de seu contador y comuta para o vizinho.
    Já instalei um sistema automático mas um vizinho "esperto" tentou aldrabar o sistema.
      comutador.jpg
  4.  # 6

    Tem noção qual é o consumo desse anual motor? Como diria o outro: "peaners"
 
0.0103 seg. NEW