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  1.  # 1

    Caros,

    hoje saltou-me a tampa com o secretariado da empresa em que trabalho e já explico:

    A denominação social da minha empresa teve de ser alterada em 1/1/11, mas desde Outubro estavam a ser preparadas as várias variáveis desta alteração. Hoje recebemos um mail a dizer que pela alteração do nosso domínio xxxxx.pt para yyyyy.pt vamos perder o acesso aos nossos mail de trabalho, e aos mails institucionais que a empresa tem ([email protected]; [email protected], etc...) e que devemos desde já contactar os clientes e restantes contacto para os alertar dessa situação.

    A empresa que criou o site e o mantém diz que a qualquer altura pode ser eliminado o domínio anterior, e não tem soluções a apresentar. Honestamente acho que os tipos devem ser incompetentes!...

    Expliquem-me lá (os que souberem): não é possível manter os dois domínios abertos durante 6/9 meses para que tudo se faça com calma? Com reencaminhamento de um site para o novo, dos antigos mails para os novos, enfim...

    o que pode estar a correr mal?
  2.  # 2

    Pode parecer uma estupidez, mas geralmente são situações que depois de levantar o véu, verifica-se que é para poupar 10€/mês....... no alojamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd
  3.  # 3

    Pois foi logo o que pensei, mas obviamente que dissemos logo que pagávamos os dois dominios, sem stress...

    O meu problema é que a propria empresa que criou o site não se consegue fazer entender, só diz que vamos ficar sem o dominio antigo, sem conseguir explicar o porquê...
    •  
      FD
    • 7 janeiro 2011 editado

     # 4

    O custo de um domínio .pt é de 22€+IVA/ano.
    Normalmente, o registo de domínios .pt é um pouco restrito.
    Só podem ser registados ou mantidos domínios .pt quando estes sejam:
    - marcas registadas
    - nomes de empresas ou de ENI (empresário nome individual)

    Aquando do registo de um domínio .pt é necessário provar junto da FCCN que a entidade que quer registar o domínio tem qualificações suficientes para o fazer.

    Neste caso, pelo que entendo, a empresa mudou de designação. Logo, o domínio cessante, olhando apenas para as regras, deixa de poder ser mantido.
    Contudo, a FCCN apenas pede provas da legitimidade para registar um domínio aquando do registo.
    Não tenho conhecimento de que o exija posteriormente, seja em que momento for. Nas regras está prevista a monitorização dos com.pt mas não dos .pt.
    O que se pode passar é existir um processo interno com base no NIF, em que uma empresa não pode ter dois domínios .pt sob o mesmo NIF.
    Se assim for, justifica-se o que a empresa que gere o alojamento/domínio diz. No entanto, não sei se isto funciona assim ou não (não conheço nenhum caso como este) mas, sei que as regras de registo foram recentemente alteradas de forma a serem ainda mais restritas.
    Senão, basta renovar o domínio anualmente e, em princípio, ficarão com o domínio enquanto o renovarem.
    Em termos técnicos, o processo de reencaminhar de forma invisível os emails de [email protected] para [email protected] é algo relativamente simples de se fazer. O único requisito é que ambos os domínios estejam registados e a responder a pedidos.

    Uma forma de "contornar" este problema seria pedir o registo de uma marca com o nome antigo da empresa. É algo que ainda custa 100€ mas, se disso estiver dependente o funcionamento da empresa, pode compensar.

    A melhor forma de saber se isto tudo é efectivamente como a empresa que gere o domínio diz, é contactando directamente a FCCN: https://online.dns.pt/dns_2008/do?com=DS;5779483284;111;+PAGE(4000006)+K-CAT-CODIGO(C.134)+RCNT(100);
    São um pouco "burocratizados" na linguagem mas, deve-se conseguir comprovar a validade da informação transmitida pela empresa que gere o vosso alojamento/domínio.
    As regras, pelo que sei, não contemplam esta situação pelo que a decisão é, numa entidade estatal, "by the book", o que na minha opinião, quer dizer "más notícias".

    Espero ter ajudado. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd
  4.  # 5

    Para registar um dominio .pt não é o mesmo que registar o dominio .com, tem mais que se lhe diga e mete uma instituição do estado ao barulho FCCN, por isso se o seu dominio antigo .pt deixar de existir, só se existir outra empresa que dê provas que pode ser detentora desse dominio é que é possivel fazer a transferência...
    Mas no seu caso penso ser fácil de resolver a situação, tem que ter os 2 dominios .pt registados para este ano de 2011, e depois pede a uma empresa que lhe faça o redirecionamento do endereço novo e antigo para o seu site, assim como o endereço de mail novo e antigo para o seu novo mail.
    Espero ter entendido.
    Cumprimentos
  5.  # 6

    Ajudaram-me muito, meus amigos!
    Vou agora tentar resolver a situação. Depois dou feedback
  6.  # 7

    Morais,

    Passei por uma situação idêntica a essa e posso dar-lhe o contacto do programador que me resolveu isso. É um excelente profissional, de confiança, com provas dadas no ramo.

    [email protected]
    telf: 96 907 37 95

    Cumprimentos,

    Sofia Lago
    Arquitecta
    [pub]www.sofialago.com[/pub]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd
  7.  # 8

    quer outra opinião, faça um registo de email no gmail, e não utilize os emails do domínio, é o que eu faço agora, e desde há algum tempo.
  8.  # 9

    Colocado por: fernando gabriel arqquer outra opinião, faça um registo de email no gmail, e não utilize os emails do domínio, é o que eu faço agora, e desde há algum tempo.


    Concordo com a opinião do arquitecto fernando. Através do gmail, temos sempre controlo absoluto das nossas contas de e-mail, para além de que permitem enviar e receber ficheiros bastante pesados, organizar lista de clientes e fornecedores, sem qualquer software específico. No caso de chatices com o administrador do site, tem sempre os seus e-mails salvaguardados,sempre que quiser, coisa que por vezes não acontece com e-mails de domínios; não tem que perder tempo a enviar e-mails novos aos clientes, a deitar para o lixo, todos os cartões pessoais e restante branding que tem com e-mails errados...

    Sofia Lago
  9.  # 10

    Colocado por: fernando gabriel arqquer outra opinião, faça um registo de email no gmail, e não utilize os emails do domínio, é o que eu faço agora, e desde há algum tempo.


    não é 100 % correcto

    pode usar o gmail com o dominio (+/-) que quiser , ou seja, pode ter [email protected], e ser uma conta do gmail igual a todas as outras contas do gmail (google apps).
  10.  # 11

    Colocado por: cargadetrabalhos

    não é 100 % correcto

    pode usar o gmail com o dominio (+/-) que quiser , ou seja, pode ter [email protected], e ser uma conta do gmail igual a todas as outras contas do gmail (google apps).

    ???
    • AoV
    • 10 janeiro 2011

     # 12

    Eu que trabalho na área, posso dizer que é cada vez mais frequente esta escolha por parte dos clientes. Utilizarem serviços do Google (GMail, Docs, Calendar,...) no seu próprio domínio. Em menos de 24 horas consegue-se meter tudo a funcionar.

    http://www.google.com/apps/intl/pt-PT/business/index.html
  11.  # 13

    Tenho 3 contas de email e faço a gestão delas todas no Gmail. As respostas saem pela conta com que entraram, isto é, se receber um email via [email protected], a resposta é dada por essa conta de email e as pessoas nem se apercebem. Para além dos 7GB de espaço que dá para muito email
  12.  # 14

    Talvez a explicação do Paulo Correia seja mais fácil de entender do que a minha!
  13.  # 15

    Colocado por: cargadetrabalhosTalvez a explicação do Paulo Correia seja mais fácil de entender do que a minha!

    ou seja redireccionar correio,
    e não pensou por acaso que quando por um acaso qualquer, como já me aconteceu e aconteceu ao user que colocou aqui o tópico, não tiver acesso ao domínio (programa cpanel geralmente) ou ficar sem domínio, não pode mudar redireccionamentos?
    ou seja os clientes/pessoas partir de ai vão continuar a usar o email a que estavam acostumados, [email protected] e não vai receber nenhuma mensagem...
    isso traz muitos inconvenientes e falo por experiência própria, e demora sempre muito tempo restabelecer, permanências de endereços de Internet.
    ou seja é como mudar de casa, e ainda receber correio importante e único na casa antiga.
  14.  # 16

    Fernando

    O que tenho estado a fazer é um pouco diferente. Recebo os emails das 3 contas, mas começam a sair pelo email principal Ao fim de alguns meses, já toda a gente se habituou ao novo. Desta forma fazemos a transição lentamente sem levantar ondas e sem o administrador saber o que se passa

    Para fazer o redireccionamento nem sequer preciso de pedir a ninguém. O gmail vai buscar o email à outra conta
  15.  # 17

    Colocado por: PauloCorreiaPara fazer o redireccionamento nem sequer preciso de pedir a ninguém. O gmail vai buscar o email à outra conta


    como é que o gmail vai buscar à conta de domínio o conteúdo de email sem autorização nem códigos? desconheço isso
  16.  # 18

    Colocado por: fernando gabriel arq
    como é que o gmail vai buscar à conta de domínio o conteúdo de email sem autorização nem códigos? desconheço isso


    O que fazem é utilizar os servidores SMTP e POP (ou IMAP) do Gmail em vez do servidor do alojamento.
  17.  # 19

    Colocado por: cargadetrabalhosnão é 100 % correcto

    pode usar o gmail com o dominio (+/-) que quiser , ou seja, pode ter [email protected], e ser uma conta do gmail igual a todas as outras contas do gmail (google apps).

    Esta possibilidade não conhecia. Podia explicar melhor?

    Colocado por: PauloCorreiaTenho 3 contas de email e faço a gestão delas todas no Gmail. As respostas saem pela conta com que entraram, isto é, se receber um email via [email protected], a resposta é dada por essa conta de email e as pessoas nem se apercebem. Para além dos 7GB de espaço que dá para muito email

    Isso eu também já fazia, o problema é que os mais são recebidos no [email protected]... Desaparecendo o dominio, desaparecem o mails

    Bem parece que me antecipei a chamar incompetentes aos informáticos, de facto como disse o FD foi a própria Fundação que criou o problema, sendo que a única forma de o ultrapassar é criar (e pagar) a marca.
    Estou deveras "i"ntalado :(
  18.  # 20

    Caso concreto.

    Os emails da empresa onde trabalho são:

    [email protected], [email protected], etc, e todos os "alias" que pretender porque a conta é só uma.

    Para aceder ao email, abro um browser com mail.nomedaempresa.pt mas é o mesmo caminho para mail.google.com.

    Ou seja, é uma conta do gmail, personalizada!

    Mais informações:

    http://www.google.com/apps/intl/en/group/index.html


    O que o Paulo Correia também fez, foi configurar (é facil de fazer) de forma a que o gmail vá a outras contas email "buscar" as mensagens e depois pode responder tb através dessa conta.

    Eu tenho 3 contas de email a vir para o meu da empresa e assim não tenho que andar a abrir os vários emails a ver se tenho mensagens.

    Cumprimentos.
 
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