Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    temos um apartamento para arrendar e chegamos a acordo com uma cidadã dos Estados Unidos que ainda não se encontra em portugal e que viu o imóvel por video chamada.
    A interessada está de acordo com todas as condições de arrendamento, já nos enviou provas de rendimento e está disponível para pagar a caução e duas rendas adiantadas imediatamente para reservar o imóvel até março (data que o contrato terá inicio).
    Neste momento pedimos a uma loja jurídica que tratasse da redação do contrato. Ora, foi nos dito que a melhor opção seria assinar o referido contrato, pessoalmente, quando a interessada chegasse a Portugal (só em março). Acontece que ambas as partes têm interesse em assina-lo o mais rapidamente possível. Nós, porque desativamos o anuncio assim que chegamos a acordo verbal, e queremos precaver-nos de uma eventual desistência, e à interessada porque precisa de um contrato de arrendamento para desbloquear algumas questões burocráticas (relacionadas com o visto se não estou em erro).
    Já encontrei alguns serviços que permitem a assinar contratos de arrendamento online, como o rentila.com ou o idealista espanhol, mas a verdade é que ao ler sobre a validade de assinaturas digitais em portugal para fins probatórios chego sempre ao mesmo: Assinatura com recurso à chave movél digital. Do nosso lado não há problema, mas do lado da inquilina, que só possui NIF portugues implicaria ir a uma embaixada e um monte de burocracias.
    A minha questão é se realmente não existe nenhum método fidedigno que nos permita assinar o contrato à digitalmente sem recurso à chave móvel digital. Alguém já utilizou a rentila.com?
    Caso não seja possível, estava a pensar redigir um documento assinado unilateralmente por nós, senhorios, que garanta à interessada a reserva do apartamento até março, mediante o pagamento do montante previsto. Que validade teria este documento?
    Desde já agradeço!
  2.  # 2

    Método mais clássico: Procuração com poderes para um advogado português (ou outro cidadão português) e este assina com CMD.
    • hangas
    • 2 dezembro 2023 editado

     # 3

    Colocado por: jgsantos00A minha questão é se realmente não existe nenhum método fidedigno que nos permita assinar o contrato à digitalmente sem recurso à chave móvel digital. Alguém já utilizou a rentila.com?


    Existem plataformas que oferecem esse serviço, com valor legal em qualquer estado de direito, como a Docusign, esignanywhere e outros. (ie. dificilmente se a contra-parte residir na somalia teria alguma garantia)

    Quando vivi no Reino Unido quase todos os contratos que assinei, incluindo arrendamento, foram por essas plataformas. Essas plataformas garantem toda a validade de legal inclusive em auditorias (quem leu, quando leu, quando leu, se assinou, nao repudio, etc).
  3.  # 4

    um pdf assinado digitalmente ( não estou a falar da chave digital) não tem validade?
  4.  # 5

    Colocado por: marco1um pdf assinado digitalmente ( não estou a falar da chave digital) não tem validade?


    Segundo li, esse tipo de assinatura trata-se de uma assinatura digital simples. Para ter validade probatória teria de ser uma assinatura eletrónica qualificada (que até agora só encontrei a Chave móvel digital)
  5.  # 6

    E mandar dois originais pelo correio para os EUA ,ela assina e reenvia-vos um.
    Depois ela faz a transferência e vocês registam o contrato no portal das finanças.

    Não dá assim?
    Concordam com este comentário: Supporter
 
0.0103 seg. NEW