Iniciar sessão ou registar-se
    • DR1982
    • 15 novembro 2023 editado

     # 101

    Colocado por: paulosdeve ter pouquíssima luz.
    Não acho, isto porque atualmente tenho apenas um ponto de luz por divisão (12w nos quartos e 18w na cozinha e sala) nunca achei que tinha pouca luz…

    Ainda sobre essa casa em especial eu encontro muito sentido no que o arquiteto disse, para que ter mais se nao é preciso?
    Como ele disse noutra entrevista, “o projeto esta acabado quando não ha mais nada a retirar”…
  1.  # 102

    Creio que a origem seja:

    Il semble que la perfection soit atteinte non quand il n'y a plus rien à ajouter, mais quand il n'y a plus rien à retrancher.
    - Antoine de Saint-Exupéry
    • DR1982
    • 15 novembro 2023 editado

     # 103

    Colocado por: pguilhermeCreio que a origem seja:

    talvez, nao sei… a verdade é que acho muito sentido nessa frase… tal como na qie o mesmo arquiteto disse de que é mais ou menos algo tipo ”não é difícil fazer muito com muito, mas sim fazer muito com pouco”
    E ele demonstrou bem isso, na mami house, mesmo que noutros tempos, o que ele lá conseguiu com pouco mais de 100k é de louvar.

    Voltando à iluminação, acho que por vezes acaba por fazer pouco sentido certas coisas, investe-se no isolamento para baixar consumos e depois 10001 pontos de luz por circuito… n’
    Concordam com este comentário: pguilherme
  2.  # 104

    Tb concordo muito com essa noção de não se poder retirar mais. No design de produtos aplica-se muito e tem sido um mantra da minha actividade profissional.
    Fazer muito com muito, "qualquer" um faz. É como ter um carrão para andar a direito 😅

    Felizmente os pontos de luz já são de LED, o que não é tão grave a nível de consumo nem de produção de calor.
    Mas uma iluminação equilibrada e bem pensada ajuda também nesse sentido.
  3.  # 105

    DiogoJ1992
    sabe dizer-me se os seus downlights são de 9w? E que diâmetro têm? Obrigado.
  4.  # 106

    Colocado por: miguel_madeirasabe dizer-me se os seus downlights são de 9w? E que diâmetro têm? Obrigado.

    sao de 15w 11cm diametro
 
0.0131 seg. NEW