Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas... o PDM de Sintra diz:


    SECÇÃO IV
    Da delimitação do prédio
    Artigo 21.º
    Vedações

    1 — Os muros de vedação situados no interior dos quarteirões não podem
    exceder 1,5 metros de altura, a contar da cota do terreno, admitindo-
    -se vedações com altura superior, em rede de arame ou de outro material
    que se considere adequado.

    2 — Nos casos em que o muro de vedação separe terrenos com cotas
    diferentes, as alturas máximas admitidas no número anterior são contadas
    a partir do terreno de cota mais elevada.



    Ora bem... no ponto 2, o que é que se entende pela altura máxima contada a partir do terreno de cota mais elevada... partindo do principio que o terreno de baixo está a 300 e o de cima inicia nos 300,5 e acaba com a cota mais alta nos 305, é a partir desses 305 que conta? (duvida) :)
  2.  # 2

    Eu interpreto, usando os seus valores e desenhando a altura máxima do muro, o que está em anexo.
      Nova imagem1.jpg
    • Neon
    • 19 janeiro 2011

     # 3

    Boas


    Também interpreto assim

    Abraço
  3.  # 4

    penso não é bem assim. O que deve fazer é "traçar" uma linha a unir a cota 300,5 e a cota 305 e fazer-lhe uma paralela com 1,5 m, ou seja essa linha( divisão dos lotes) será o perfil natural do terreno com a cota mais elevada e em qualquer ponto da mesma o muro terá uma altura máxima de 1,5 m ( presume-se tambem que o terreno de baixo não estará todo á cota 300 ?)
  4.  # 5

    Colocado por: marco1penso não é bem assim. O que deve fazer é "traçar" uma linha a unir a cota 300,5 e a cota 305 e fazer-lhe uma paralela com 1,5 m, ou seja essa linha( divisão dos lotes) será o perfil natural do terreno com a cota mais elevada e em qualquer ponto da mesma o muro terá uma altura máxima de 1,5 m ( presume-se tambem que o terreno de baixo não estará todo á cota 300 ?)


    sou mesmo mau a perceber estas coisas!!! vou anexar uma imagem com o levantamento topográfico... talvez ajude!!!

    é que por exemplo, a cota de soleira esta definida pelos 298,78!!!
      topot.jpg
  5.  # 6

    Eu e o marco1 estamos a dizer o mesmo, a diferença é que eu estou a pensar na secção transversal do muro e ele no seu desenvolvimento, mas claro está o terreno não está a cota constante.
  6.  # 7

    então e em que ficamos???? é que é um caso mesmo bicudo... pois o terreno tem um desnível brutal e vejo muitos exemplos no concelho de Sintra onde construíram muros de 2 e 3 metros de altura, muros esses virados para a via publica!!!
  7.  # 8

    Mas se calhar o terreno no interior dessas habitações faz com que a diferença de cota entre o terreno e o muro não ultrapasse 1,5m.
  8.  # 9

    ... pois nesses terrenos a topografia era um bocado como no meu!!!!
  9.  # 10

    Sergyio

    pode indicar qual é o muro nessa planta?

    penso que é como o RRufino diz, ou seja o muro ao longo do seu desenvolvimento deve ter uma altura média máxima de 1,5 m de altura em relação ao terreno natural ( existente) ou o resultante da sua modelação em face do projecto*.

    * aqui é que penso que o regulamento é omisso pois devia definir se as cotas a adoptar serão as naturais ou as resultantes da modelação do terreno em face do projecto.
  10.  # 11

    cá vão algumas imagens
      ALÇADO_NAS_POE.jpg
  11.  # 12

    e outra
      ALÇADO_NORTE.jpg
  12.  # 13

    e outra
      ALÇADO_SUL.jpg
  13.  # 14

    pois

    embora não consiga analizar completamente o projecto, parece-me que está a fazer muito "enchimento" em relação ao terreno natural e a resultar uma altura de muro a poente e a sul, bastante elevada.

    não chegou a dizer mas teve alguma informação negativa da camara acerca dos muros??
  14.  # 15

    Colocado por: marco1pois

    embora não consiga analizar completamente o projecto, parece-me que está a fazer muito "enchimento" em relação ao terreno natural e a resultar uma altura de muro a poente e a sul, bastante elevada.

    não chegou a dizer mas teve alguma informação negativa da camara acerca dos muros??


    ainda não tive nada... apenas estava a tentar perceber qual podia ser o parecer deles!!!

    pois... estou a encher muito, mas se assim não fosse, não teria patos nem nada do género ao nível do RC, pois a cota mais natural do terreno está ao nível da cave... e quem aprovou o loteamento fez a cota de soleira la bem no cimo... nos tais 298,78
  15.  # 16

    Sergyo por curiosidade, qual a solução de fundações proposta para essa moradia e qual a cota na base das fundações, tem ideia?
  16.  # 17

    Colocado por: RRufinoSergyo por curiosidade, qual a solução de fundações proposta para essa moradia e qual a cota na base das fundações, tem ideia?


    isso já entra na parte do projecto de estabilidade!!! coisa chinesa para mim!!! mas porque pergunta?
  17.  # 18

    Porque fundar em aterro não é solução, logo os pilares e paredes vão ter um comprimento tal que as fundações estejam sobre o terreno natural (pensando em sapatas), assim, além da despesa enorme que já tem com aterro ainda vai ter outra com elementos em betão que vão ficar totalmente enterrados. Além do mais acresce que esses elementos têm que ser devidamente considerados no projecto de estruturas e fundações (ou estabilidade), afim de evitar "pilares curtos".

    Não sendo do meu âmbito, nem conhecendo a envolvência, acho que era de evitar tanto aterro.
  18.  # 19

    Colocado por: RRufinoPorque fundar em aterro não é solução, logo os pilares e paredes vão ter um comprimento tal que as fundações estejam sobre o terreno natural (pensando em sapatas), assim, além da despesa enorme que já tem com aterro ainda vai ter outra com elementos em betão que vão ficar totalmente enterrados. Além do mais acresce que esses elementos têm que ser devidamente considerados no projecto de estruturas e fundações (ou estabilidade), afim de evitar "pilares curtos".

    Não sendo do meu âmbito, nem conhecendo a envolvência, acho que era de evitar tanto aterro.


    então como faria?
    Infelizmente, a cota de soleira esta definida no valor mais elevado do terreno!
  19.  # 20

    efectivamente penso que por norma uma construção devia adaptar-se ao terreno e suas caracteristicas e não o o contrário,
    tem realmente um aterro excessivo que pode constituir algum senão da parte da camara.
    Neste caso o seu projecto devia dar origem a uma cave com pelo menos duas frentes desempedidas e sendo ao nivel desta que estaria o nivel do terreno na parte sul e poente.
 
0.0201 seg. NEW