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  1.  # 1

    Preciso de conselho.
    No projeto tenho previsto que o acesso à garagem (desde a rua) seja em relva (com grelhas de enrelvamento)
    Antes da garagem tenho um espaço pavimentado (betão)
    O acesso pedonal será feito em betão.
    Contudo, tenho noção que a relva (brasileira) vai tapar todas grelhas de enrelvamento e com o tempo só se vão ver as marcas dos rodados. Se a meio do percurso isso é irrelevante, ja na entrada estou com as minhas dúvidas.
    O que é que aconselham fazer? O Arquiteto continua a achar que a ideia dele é viável!
      pavimento.jpg
  2.  # 2

    Isso é muito bonito mas uma trabalheira para manter sempre impecável.
    Não sei se tem hipótese de meter um pavimento impermeável (calçada por exemplo) pois nesse caso é permeável e os índices podem interferir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
  3.  # 3

    Pois...acredito que sim. Mas como a ideia é usar a relva brasileira, esta vai acabar por cobrir a maioria das grelhas, ficando apenas sem relva no sitio onde passam as rodas. Claro está que na entrada o mais certo é ficar uma cagada do caraças, pois as rodas não passam sempre no mesmo sitio.
    Outra das ideias era colocar pavê de betão logo na area da entrada, e fazer o caminho intermédio (curva) com grelhas apenas para o carro não se enterrar no terreno.
  4.  # 4

    Alguém tem uma foto de como isso fica? Também tenho interesse nas respostas.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  5.  # 5

    Colocado por: rcd2023Alguém tem uma foto de como isso fica? Também tenho interesse nas respostas.
    Concordam com este comentário:jfsmoreira

    No instagram há muita coisa, mas é "tudo para a fotografia"...
    Gostaria de ler a experiência de alguém!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
      Turfstone - Environmental Pavers - Nicolock  Paving Stones.jpeg
      arruamento.jpg
      ec5dcfca240c55b62bb32210c96868de.jpg
  6.  # 6

    Tenho isso no projecto de execução do jardim e também gostava de saber mais sobre o tema!
  7.  # 7

    Isso é ter o trabalho de um relvado sem ter propriamente um relvado.

    No verão vai estar tudo em palha seca, e no resto das estações tem de ser cortado, tal como fosse um prado. Funciona bem em áreas muito movimentadas onde os carros fazem a própria manutenção. Curiosamente apenas vi disso em quintas de casamentos ou similares.

    Se for mal executado, vai ser uma chafarica total.

    Sim é bonito e harmonioso, mas numa pequena área, nunca um carreiro enorme de metros e metros disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
  8.  # 8

    O pior nem é a manutenção, como já foi referido. O que se faz para minorar é encher com brita. Mas as ervas vão aparecendo.
    O pior é andar por cima.
  9.  # 9

    Colocado por: NostradamusIsso é ter o trabalho de um relvado sem ter propriamente um relvado.

    No verão vai estar tudo em palha seca, e no resto das estações tem de ser cortado, tal como fosse um prado. Funciona bem em áreas muito movimentadas onde os carros fazem a própria manutenção. Curiosamente apenas vi disso em quintas de casamentos ou similares.

    Se for mal executado, vai ser uma chafarica total.

    Sim é bonito e harmonioso, mas numa pequena área, nunca um carreiro enorme de metros e metros disso.


    Eu tenho relva em casa e no verão não é "palha seca".

    Em termos de execução, que cuidados devem ser tidos em conta?

    Obrigado
  10.  # 10

    Porque se calhar é regado.

    Tem de se preparar a base, compactar o solo, eventualmente manta geo-têxtil, colocar as lajetas, recobrir com terra, e plantar a "relva". Estou a falar de cabeça sem consultar os manuais.

    Ou seja tem o trabalho em preparar o chão para caminhos normais, e ainda o trabalho de preparar a terra para semear relva e eventualmente sistema de rega. Não é simplesmente pousar as grelhas e semear.
  11.  # 11

    Colocado por: carlota74O pior é andar por cima

    É apenas para acesso de viaturas. Para acesso pedonal seria pavimento continuo de betão
  12.  # 12

    Colocado por: NostradamusOu seja tem o trabalho em preparar o chão para caminhos normais

    Em termos de valores é muito semelhante a colocar pavê retangular 10x20 (tem mais trabalho mas menos material) e ligeiramente mais barato do que o pavimento continuo em betão
  13.  # 13

    Com manutenção fica bem. Mas é como lhe explicaram dá mais trabalho que a relva , no fim acaba por ter erva
    • zed
    • 8 abril 2024

     # 14

    Além do que lhe disseram parece-me que não vai resultar com a dita relva brasileira, que é "estolonífera" (espalha-se através dos caules na horizontal, ficando estes ao nível do solo) mas sim com as relvas que se propagam por semente.

    Já verificou a compatibilidade? Os caules sem a protecção das folhas e estando "a nu" por cima do betão da grelha dificilmente vão resistir nessa zona.
  14.  # 15

    No acesso, eu teria deixado um tramo de no mínimo uns 2 metros perpendidular à porta da garagem e só depois iniciava a curva.
  15.  # 16

    Conheço um casal que colocou esse pavimento mas nos buracos colocou erva sintética. Quando vi achei interessante mas com o tempo não sei se funcionou
  16.  # 17

    Colocado por: nunogouveiaNo acesso, eu teria deixado um tramo de no mínimo uns 2 metros perpendidular à porta da garagem e só depois iniciava a curva

    Em frente à garagem tem um pavimento continuo com cerca de 9 mts de comprimento (para inverter a marcha do carro)
  17.  # 18

    Colocado por: primaveraConheço um casal que colocou esse pavimento mas nos buracos colocou erva sintética. Quando vi achei interessante mas com o tempo não sei se funcionou

    Por acaso já vi isso na internet...mas não sei como ficará com o tempo e como seria a zona de transição entre essa relva e a brasileira
  18.  # 19

    Colocado por: zedAlém do que lhe disseram parece-me que não vai resultar com a dita relva brasileira, que é "estolonífera" (espalha-se através dos caules na horizontal, ficando estes ao nível do solo) mas sim com as relvas que se propagam por semente.

    Já verificou a compatibilidade? Os caules sem a protecção das folhas e estando "a nu" por cima do betão da grelha dificilmente vão resistir nessa zona.


    Sim, é certo, o que me parece é que a relva vai acabar por tapar todas as grelhas, com excepção da zona onde vão andar continuamente os rodados...ou seja eu acho que no futuro só verei relva e os "rasgos" secos da passagem dos pneus (quase um caminho no prado!)
      prado.jpeg
  19.  # 20

    Colocado por: jfsmoreiraPor acaso já vi isso na internet...mas não sei como ficará com o tempo e como seria a zona de transição entre essa relva e a brasileira

    No caso deles é apenas rampa com o pavimento
 
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