Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    https://sicnoticias.pt/economia/2024-05-10-video-as-30-medidas-do-novo-governo-para-a-habitacao-433a5a66

    "-São 30 medidas, que vão desde o arrendamento acessível, passando pelo uso de imóveis devolutos do Estado e até pelo apoio aos jovens na compra de uma habitação. Têm um prazo de execução de 10 dias a quatro meses e pode conferir aqui a lista completa."
  2.  # 42

    Devo estar a ver mal, mas o prazo indicado em cada medida parece-me ser o prazo para a sua apresentação, por agora é apenas um enunciado dessas medidas. A implementação das medidas e a sua entrada em vigor são aparentemente uma incógnita.
    Quanto ao iva a 6%, o prazo indicado é o fim da legislatura, será que esse prazo é para apresentação da medida, como parece ser nas restantes?
    Concordam com este comentário: Dias12, RUIOLI
    • grima
    • 10 maio 2024 editado

     # 43

    Colocado por: AMG1Devo estar a ver mal, mas o prazo indicado em cada medida parece-me ser o prazo para a sua apresentação, por agora é apenas um enunciado dessas medidas. A implementação das medidas e a sua entrada em vigor são aparentemente uma incógnita.
    Quanto ao iva a 6%, o prazo indicado é o fim da legislatura, será que esse prazo é para apresentação da medida, como parece ser nas restantes?


    Penso que sim. O ministro disse que até ao final da legislatura iam "ver se conseguiam encontrar um bom modelo para a aplicação do iva reduzido", por isso esta medida é para esquecer, pelo menos num futuro próximo...
  3.  # 44

    Redução do IVA para a taxa mínima de 6% para as obras de reabilitação e construção de habitação, com limites em função dos preços, a implementar até ao fim da legislatura (2028).

    Pode ser 2028 na pior das hipoteses
  4.  # 45

    Uma desilusão, as constantes mudanças que empatam este país, a medida vai avançar mas é como nas construções públicas só quando estiverem para vir eleições/ antecipadas ou não...

    Acho engraçado que sobre a TAP ainda não se pronunciaram nada...
    •  
      marco1
    • 10 maio 2024 editado

     # 46

    Como é lógico, neste momento todo o tempo é usado para a "arrumação" ( dança dos poleiros) da casa e para algumas tricas politicas, governar tá quieto.
    Concordam com este comentário: snob
  5.  # 47

    30 medidas que depois de espremidas são coisa nenhuma. Nem sequer falta o habitual grupo de trabalho para estudar o quê ja todos sabemos, que não há casas e que é necessario construi-las o mais rápidamente possivel e ao menor custo.
    Para além da revogação de duas ou três medidas do anterior governo (AL e arrendamento compulsivo), quase tudo o resto são anúncios sem conteúdo perceptivel e verdadeiramente sem prazos.
    Sobre o IVA a 6% para a construção nova, agora já está claro porque razão o PSD se absteve na proposta votada na AR, não estava a contar implementa-la. Foi só mais uma proposta para encher o programa eleitoral e caçar incautos.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos, Fresias, Matisofi, snob
  6.  # 48

    Eu não percebo é, se tinham tão definido no seu programa eleitoral com datas e tudo (a partir de 2025) a redução do Iva para contrucao de habitação própria permanente, o que mudou agora?!

    Eu ainda fui ver o vídeo e tudo, o homem disse mesmo "legislatura". Vão estudar para estabelecer até ao final desta legislatura...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anadias88
  7.  # 49

    Colocado por: Wilsoooon

    "– Implementação da utilização da metodologia BIM (Building Information Modeling) e aproximação das plataformas municipais de licenciamento de interface com os agentes económicos (120 dias);"A sério?! :D

    Colocado por: AMG1Devo estar a ver mal, mas o prazo indicado em cada medida parece-me ser o prazo para a sua apresentação, por agora é apenas um enunciado dessas medidas.

    Então acha que 120 dias são suficientes para apresentar uma proposta credível e funcional. É isso?
  8.  # 50

    Colocado por: Wilsoooon
    Então acha que 120 dias são suficientes para apresentar uma proposta credível e funcional. É isso?


    Óbviamente que não!

    Mas esperava que pelo menos tivessem a decência de não ludibriar as pessoas com prazos que, no fundo, não são nada. Mas como as medidas, em si mesmo, pouco mais são do que um mero enunciado de (talvez) boas intenções, acaba por fazer tudo sentido.
    Concordam com este comentário: Wilsoooon
  9.  # 51

    O problema foi o optimismo antes das eleições e o atual "temos de estudar a melhor forma de analisar a possivel viabilidade para comunicar o método em analise". Grande tanga.
    Alem demais toda a gente sabe que este governo n aguenta 4 anos, por isso, "xauxau" 6%. Dizer que é para o final da legislatura é so para n dizer que não da.
    Nem vale a pena sofrer com isso
  10.  # 52

    Ja agora. Zonas aru ainda se consegue construir a 6%?
  11.  # 53

    Colocado por: SarrapilheiroJa agora. Zonas aru ainda se consegue construir a 6%?


    Não. Só se a licença tivesse sido aprovada ate a Outubro de 2023.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anadias88
 
0.0145 seg. NEW