Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,
    Espero que alguém me consiga ajudar/guiar/orientar(ou até recomendar profissionais).

    Foi-me feita uma proposta para eu comprar as restantes duas partes de uma herança pelo valor de 50mil+50mil, porque em Janeiro havia saído uma lei que facilitava a venda em habitações com "problemas" em licenciamentos. Pelo que me queriam fazer querer, ao comprar nas condições que estava, ficava automáticamente legal tudo o que faltava licenciar - corrijam me se estiver enganado mas isso não se procede nessas condições, o que acontece é que o vendedor já não tem de apresentar as licenças e sim o comprador procurar garantir essas licenças, segundo o que apurei devem se estar a referir ao simplex do antigo governo sobre as habitações.

    Daí suspeitar tal pressa nesta venda, percebi que a casa, construída há cerca de 20 anos, não foi licenciada para a finalidade atual, ou pelo menos não na totalidade.
    Se estiver correto, a casa de 2 andares, que será no total um t5, 2 cozinhas e 2wc's ainda se encontra caracterizada como barracões - segundo palavra deles.

    Eles sabem que eu tenho um estimo grande pela quinta e que já lhes tinha falado que gostava de a habitar para voltar a dar vida à quinta, que possui muitas oliveiras e uma vinha(inexistente atualmente). Sabem que posso contrair esse empréstimo e estão a querer me forçar a avançar rápido.

    Assim que eu disse que precisava de avaliar a possibilidade de licenciar a casa para perceber os custos adicionais envolvidos fui ameaçado que recuariam com a venda da parte deles.

    O que me está a escapar, quanto adicional devo contar e o que posso fazer?

    Espero que algumas respostas me possam abrir horizontes.
    Peço desculpa a extensão do texto e as lacunas de informações que possam existir. Façam perguntas que terei todo o gosto em responder.

    Obrigado
  2.  # 2

    *casa de 1 andar, r/c e primeiro andar
  3.  # 3

    Colocado por: SandroSandro90ficava automáticamente legal tudo o que faltava licenciar -

    FALSO!
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SandroSandro90
  4.  # 4

    Colocado por: SandroSandro90Sabem que posso contrair esse empréstimo e estão a querer me forçar a avançar rápido.

    O Banco NÃO concede crédito habitação para estes casos de imóveis sem licenciamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SandroSandro90
  5.  # 5


    O Banco NÃO concede crédito habitação para estes casos de imóveis sem licenciamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SandroSandro90


    Ainda que tenha algumas poupanças, temo que estes licenciamentos ultrapassem as minhas possibilidades.
    Eu estou a procurar pôr a descoberto o que faltou licenciar e os custos. Quais as minhas vias?
    Amanhã tenho uma reunião no balcão de heranças e queria saber o que devo procurar saber.
  6.  # 6

    Sandro, sobre pressão nem a panela é segura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SandroSandro90
  7.  # 7

    Mais um caso em que alguém herdou um imóvel em estado ilegal, e que não tenciona gastar um tusto, para a legalizar, empurrando isso para o comprador, e ter um lucro fácil.

    A banca não faz credito para aquisição de imoveis, sem a devida documentação em dia. Se você tiver o valor pedido na sua conta pode comprar, sem problemas de maior. Contudo deverá proceder À sua legalização, ou seja pode arriscar a ter mesmo que demolir algumas partes do imóvel (ou não).

    Legalizar não é garante que tudo fique como está, ou seja poderá ter mais despesas extras.

    Agora é consigo, se tem fundos para avançar com essa aventura.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SandroSandro90
  8.  # 8

    Ora como pediu uma orientação, aqui está:

    Vai contactar os restantes herdeiros, dizer que se foi informar (apresentar o pior cenário possível), que não só essa informação está errada, como o aconselharam a chamar um fiscal da Câmara para avaliar as ilegalidades dos barracões e se será possível ou não a sua legalização.
    Que feito isso, havendo questões graves, como as três partes sabem que as há, poderiam ser impedidos de pôr o imóvel à venda sem que o mesmo fosse parcilamente demolido/rectificado.

    Que a outra hipótese é chegarem a um acordo entre todos, em que um dos herdeiros compra e que nesse caso está disponível para comprar agora mas por 25K + 25K, já que lhe garantiram que com menos de 100K, não consegue legalizar e reestruturar essa questão dos barracões.

    Se eles aceitarem, depois logo vê como dá vida à Quinta e pode eventualmente nem legalizar nada para já, preocupando-se com isso mais tarde (foi a nossa opção, quando nos passaram a batata quente e nos disseram claramente que como a casa estava legalizada, não iam legalizar as demais construções, que teriamos de ser nós a fazê-lo).


    Resumo do fado, ou bem que é um bom negócio para si e fica com 50K do lado de cá, ou terá de compensar a todos (neste momento sai prejudicado).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SandroSandro90
 
0.0132 seg. NEW