Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola Boa tarde

    Tenho uma casa construída ilegalmente pelos meus pais por volta de 1980 no Bairro do Trigache / Odivelas que preciso legalizar, no entanto não temos muitas posses financeiras...a casa é habitada pela família, tem 1 piso 70m2 e uma "cave".

    Eu fiz um projeto da casa no programa sketchup para mostrar a situação a quem tiver interesse em me ajudar.

    O bairro já tem alvará á alguns anos e já é possível contruir novas casas legais, verifiquei na planta do bairro que aparece lá um retângulo que representa a casa existente dentro do lote, na legenda do mapa esse retângulo aparece como "Construção existente a manter" e não diz "a retificar".

    1ª questão, aparecendo o retângulo em como existe aquela construção com a legenda "Construção existente a manter" quer dizer que posso não fazer nada e não precisa ser legalizada? e se eu quiser acrescentar um anexo junto á casa?, não teria de legalizar primeiro para depois pedir a alteração?

    2ª a seguir as regras atuais de construção atual a casa parece impossível de legalizar, porque não tem distancia suficiente entre a casa e a estrada e porque a entrada da casa está a baixo do nível da estrada, e é impossível alterar estas duas situações.
    Para estes casos será que ignoram e deixam passar ou irá ficar ilegal para sempre?

    3ª Nestes casos o que é necessário fazer para pedir a legalização, o que é necessário apresentar, que tipo de projeto?, e quanto pode custar um processo destes?

    4ª Esta nova lei ajuda-me/simplifica basicamente em que no processo de legalização desta casa já construída?

    5ª Alguem da zona que já tenha tratado de outras casas desta localidade que me possa ajudar com este processo e que possa ter alguma influencia?

    6ª tenho medo de ir á Camara Municipal pedir informações e ajuda com receio de vir a "levantar o pó" e depois aparecerem com prazos para eu fazer alterações e modificações e legalizar de imediato, é que até agora ainda não chatearam mas eu sei que precisa ser resolvido.... o que acham?

    Desde já agradeço qualquer ajuda, luzes o informação que me possam dar/ensinar.

    Obrigado
    João
      33.jpg
      2.png
      1.png
  2.  # 2

    mais fotos
      6.jpg
      5.jpg
      42.jpg
  3.  # 3

    se precisa de legalizar, o primeiro passo é certamente o que tem mais medo, é ter que ir à camara colocar exactamente essas mesmas questões, ao técnico da zona.

    Expor duvidas não obriga a nada mais, e assim fica melhor elucidado.

    Quanto aquele anexo tenho serias duvidas de que o deixem construir, mas la está, nada melhor de que ir la colocar essas questões.
  4.  # 4

    @ipn00tic,
    As AUGIS têm enquadramentos específicos. É preciso ver caso a caso.
    A sua AUGI parece ter loteamento e parecem ter sido consideradas as casas principais para manter.
    É muito bom sinal!
    Pode ter que fazer, ou não, outras obras. Porém, a casa principal - que é o mais importante - parece estar definida como sendo para manter.

    Vá à câmara sem receio.

    O procedimento normal é contratar um técnico para fazer a Legalização, em termos de projectos. Tem custos.
    Mais à frente:
    Se for preciso fazer obras, terá que se gastar o dinheiro nessas obras.
    Se não for preciso fazer obras, será "só" o custo e tempo das "papeladas".
    Concordam com este comentário: ipn00tic
  5.  # 5

    Já vi em algumas certidões e possivelmente deve constar no alvará de loteamento quais as modificações a fazer em cada lote, nomeadamente o que é necessário demolir, para que seja possível a legalização.
  6.  # 6

    Colocado por: André Cordeirose precisa de legalizar, o primeiro passo é certamente o que tem mais medo, é ter que ir à camara colocar exactamente essas mesmas questões, ao técnico da zona.

    Expor duvidas não obriga a nada mais, e assim fica melhor elucidado.

    Quanto aquele anexo tenho serias duvidas de que o deixem construir, mas la está, nada melhor de que ir la colocar essas questões.


    Bom dia andré, não era bem um anexo ou não sei se é considerado anexo, basicamente era substituir aquela placa que está ao lado da casa por uma mais larga a ocupar toda a extensão lateral.

    mas nem essa placa mais pequena existente e as escadas não aparecem no desenho do lote como existente e construído.

    Essa placa é onde se estaciona o carro e tem um portão.

    seria a ficar assim que queria:
      8.jpg
      7.jpg
  7.  # 7

    Colocado por: ADROatelier@ipn00tic,
    As AUGIS têm enquadramentos específicos. É preciso ver caso a caso.
    A sua AUGI parece ter loteamento e parecem ter sido consideradas as casas principais para manter.
    É muito bom sinal!
    Pode ter que fazer, ou não, outras obras. Porém, a casa principal - que é o mais importante - parece estar definida como sendo para manter.

    Vá à câmara sem receio.

    O procedimento normal é contratar um técnico para fazer a Legalização, em termos de projectos. Tem custos.
    Mais à frente:
    Se for preciso fazer obras, terá que se gastar o dinheiro nessas obras.
    Se não for preciso fazer obras, será "só" o custo e tempo das "papeladas".
    Concordam com este comentário:ipn00tic


    Bom dia @ADROatelier

    Como se chama esse técnico? é um engenheiro?
    Sim o bairro tem loteamento, provavelmente vão obrigar a demolir aquela placa ao lado da casa onde tem umas escadas que dá tambem para o sotão pois nao aparecem no mapa como construção existente, aquela placa serve para guardar o carro e abrigar a churrasqueira na parte de baixo. Para demolir gostava que fosse só para construir uma nova e maior conforme as fotos na minha resposta ao @André Cordeiro

    Já agora, se eu demolir a placa e construir a nova ainda mais larga sem mexer na legalização da casa o que pode acontecer?

    Obrigado
  8.  # 8

    Colocado por: sognimJá vi em algumas certidões e possivelmente deve constar no alvará de loteamento quais as modificações a fazer em cada lote, nomeadamente o que é necessário demolir, para que seja possível a legalização.


    Parece-me que isso que diz é o que está no mapa do bairro legendado, no entanto tenho a placa lateral da casa que não aparece como construída se quer. possivelmente quando for á camara pedir informações e falar dessa placa....devem colocar logo no mapa como para retificar ( demolir) ... é esse um dos receios.
  9.  # 9

    tenho uma situação parecida e ontem fui à camara de loures fazer a questão e a resposta foi que quando é indicado demolição de algo tem mesmo que demolir. No meu caso foi feito um anexo por cima da garagem e para legalizar dizem que tenho que demolir. obviamente que não vou fazer isso e fica assim. Se alguém poder ajudar com algum concelho sobre como legalizar casas com indicações de demolições agradecia
  10.  # 10

    ola Bom dia,

    Mais alguem a dar opiniões e a tentar ajudar sff?

    Ninguém aqui faz-me o processo de legalização na zona? (odivelas )

    Obrigado
  11.  # 11

    Colocado por: ipn00ticquer dizer que posso não fazer nada e não precisa ser legalizada?
    nao.

    Colocado por: ipn00tice se eu quiser acrescentar um anexo junto á casa?, não teria de legalizar primeiro para depois pedir a alteração?
    tem sempre de legalizar, o que pode é tratar da legalização e do anexo no mesmo processo (poupa uns euritos em processos.

    Colocado por: ipn00ticPara estes casos será que ignoram e deixam passar ou irá ficar ilegal para sempre?
    terá de falar com um técnico que possa fazer essa análise .. e falar com um técnico da CM para lhe dar uma rsposta/saída para esse problema concreto

    Colocado por: ipn00tic3ª Nestes casos o que é necessário fazer para pedir a legalização, o que é necessário apresentar, que tipo de projeto?, e quanto pode custar um processo destes?
    o processo e custos é o mesmo que para um processo de raiz.. maior parte dos casos ainda é mais trabalhoso.

    nao se esqueça de equacionar a possibilidade de ter de fazer alterações à casa para cumprir coma legislação atual.

    Colocado por: ipn00tic4ª Esta nova lei ajuda-me/simplifica basicamente em que no processo de legalização desta casa já construída?
    no seu caso não muito.

    Colocado por: ipn00tico que acham?
    vc é que sabe a pressa que tem para tratar disso.. se se meter a acrescentar anexos e tal levanta logo o tal pó.
  12.  # 12

    Colocado por: ipn00ticComo se chama esse técnico? é um engenheiro?
    é um arquitecto
  13.  # 13

    Colocado por: andré albinoobviamente que não vou fazer isso e fica assim
    já fostes
  14.  # 14

    Boas, adquiri também recentemente uma casa por legalizar no trigache Norte, já tens mais alguma novidade? Já liguei para a CM mas eles só dão a informação quando tiver mesmo em meu nome.
  15.  # 15

    Pode fazer um Direito à Informação, mesmo sem estar em seu nome.


    Colocado por: WayahBoas, adquiri também recentemente uma casa por legalizar no trigache Norte, já tens mais alguma novidade? Já liguei para a CM mas eles só dão a informação quando tiver mesmo em meu nome.
  16.  # 16

    Colocado por: WayahBoas, adquiri também recentemente uma casa por legalizar no trigache Norte, já tens mais alguma novidade? Já liguei para a CM mas eles só dão a informação quando tiver mesmo em meu nome.


    Ainda não avancei com nada e não cheguei a consultar, mas em principio vou ter mesmo que avançar com isto
  17.  # 17

    Colocado por: ipn00tic

    Ainda não avancei com nada e não cheguei a consultar, mas em principio vou ter mesmo que avançar com isto


    Boas, novidades? Já tenho um orçamento de uma arquiteta, mas é doloroso...
 
0.0168 seg. NEW