Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: HAL_9000Sim emigrou.....9 meses ao todo (3 x 3 meses nos 4 anos).

    Como lhe disse, demorou 4 anos a pagar a casa sem recurso a Crédito. Sei que antes de a começar tinha algumas poupanças, mas não seria mais que 10% do valor que gastou. Nesse mesmo periodo em que nasceram + 2 filhos.

    E sim nessa mesma altura muita gente recorria a crédito, pedia 120% do valor da construção, e ainda hoje beneficia de juros bonificados pelos impostos de todos os contribuintes.

    Diga-me para onde posso emigrar durante 9 meses e pagar a casa em 4 anos, que eu vou já. Agora o pessoal quando emigra é por longos periodos (eu próprio estive emigrado 2 anos (2012-2014) quando aqui me queriam dar amendois pelo meu trabalho, e nem por isso consegui pagar a casa a pronto), e na maior parte dos casos acaba por nem voltar. A quase totatidade dos meus amigos do secundário estão neste momento a trabalhar no estrangeiro, e pela conversa nenhum planeia voltar. Por isso não falamos da mesma "solução alternativa aceitável", de todo.

    Agora eu não confundo o existir essa possibilidade (pagar rápido a casa) com ser tudo facilidades nessa altura. O N Miguel Oliveira sabe bem disso.


    Eu sei HAL,
    Já sabe que eu gosto de picá-lo às vezes.
    É dos users que mais respeito por aqui.

    Era só para relembrar que quando nos comparámos com as gerações anteriores (discussões em que por vezes o HAL intervem), há muitas vezes 1001 detalhes que ficam fora da discução. Também sei que na mesma altura, outros tantos lá fizeram a casita sem créditos e sem emigrar.

    O seu caso é algo particular... se bem me lembro emigrou para Espanha no seu pior momento economico. Em Espanha estive em 2009-2010 e sentia que estavam pior que Portugal até, não em termos nominais, mas o que estava a acontecer com a economia.
    Claro que se ganha mais por lá, mas regra geral, não é tanto mais assim, ao ponto de pagar uma casa rápido.
    Por isso, e apesar do idioma e geograficamente Espanha ser mais próximo, os portugueses tendem a emigrar para países mais ricos, tipo Luxemburgo, Holanda, Suíça, UK, Alemanha, etc... e mesmo assim precisam duns quantos anos para juntar para uma casa.

    Para fazer algo semelhante ao que fez o seu pai, nos dias de hoje, é dificil fazê-lo na Europa... Teria que apostar por uma Austrália, Médio Oriente, USA, ou em função dalgumas profissões, Angola, Moçambique, etc... países onde simplesmente não há determinado profissional...

    A diferença é que na altura do seu pai, o mundo era outro também. Não é a apanhar fruta em França em 2024 que paga a casa em 4 anos, presumo eu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  2. Colocado por: N Miguel Oliveira

    Que classe!

    Experiência não nos falta a carregar navios de gente.
    é a carregar e a descarregar !
  3. Colocado por: rafaelisidoroDepois dizem que cá não querem trabalho e vão carregar navios de cabo verdianos que não sabem fazer um ****


    Uau … só o que precisávamos … mais um .. destes.

    Educação e respeito são qualidades tão raras hoje .
    Enfim… mais um na lista do block / ignore.
  4. Colocado por: rafaelisidoroé a carregar e a descarregar !


    Veja lá se um dia ainda vê em Portugal o que acontece no sul de Itália, Grécia, França e Espanha... com a tragédia dos que se aventuram no Mediterrâneo. O que nos vale é sermos pobres.

    Não parece que você seja dos que ajude a descarregar o barco na praia... mas dos que tentam afundá-lo quando ainda vem longe.

    Vejo que lhe custa entender o fenómeno das migrações... ou os motivos que leva a gente a sair do seu país, ou não escreveria do modo que escreve. Um bocado de empatia dava jeito.
  5. O Miguel e o outro devem acolher muitos em casa deles , um enriquecimento cultural.

    O problema não está nos imigrantes ilegais que por norma já deviam ter levado o tratamento e sim os legais ubers tvdes amoras mirtilos e outros do gênero davam me uma semana ao comando eram todos deportados á origem

    Ainda me lembro quando os ubers eram portugueses de fato e gravata outra qualidade . Agora tens outras desde gajos que assediam mulheres no carro raptos cheiro nauseabundo que não respeitam as mínimas regras de trânsito é o tal benefícios da globalização
  6. Oh Miguel Oliveira contrário de ti que sugas o sangue desta gente muitas vezes que vivem em condições miseráveis para teres o conhaque , o charuto e o Mercedes na mão a minha conversa foi unicamente num sentido só , descarregamos navios de gente que não tem mão de obra qualificada para ganharem o mesmo que os nossos trabalhadores que são muito bons quando emigram para outros países para trabalhar ... Dei o exemplo de cabo verdianos porque há muitos anos já trabalhei com eles ... Não falei nos ucranianos na altura porque estes sabiam trabalhar ,trabalhavam mais que nós e ganhavam mais que nós porque faziam muitas horas a mais ... Quando disse isso não foi para tocar em pontos de racismo ou algo do género mas já vi que vale tudo só para sugar aquele suorzinho barato a que o tuga tanto se habituou !!! Isso a mim não me diz nada , se um dia for empresário eu não terei gente a trabalhar para mim mas gente a trabalhar comigo ok . Bjs
  7. O problema não foi o que disse , é como o disse …
    O facto de ter feito alusão a raças e nacionalidades está até bastante perto da laracha do outro sobre os turcos, não me leve a mal … está errado !
    Tenho 24 anos e há 2 que me iniciei como pequeno empresário, felizmente corre bem e posso me dar ao luxo de trabalhar com pessoas de nacionalidades diferentes ( maioritariamente indoestanicas e africanas … é o ramo … nada a fazer ) .
    Quando era puto também tinha essas ideias pre-concebidas de X e Y serem calões e não quererem trabalhar , hoje posso dizer :

    Há quem goste de trabalhar e há quem não goste, e isto vale para todos …TODOS!
    Aprendi a reter quem o quer fazer , …quem se encosta … resolução de vínculo laboral, adeus e um queijo.

    Se deveríamos reter mais pessoal português … absolutamente ! Mas infelizmente posso contar pelos dedos das mãos o pessoal português que fica de temporada para temporada a montar estruturas a ganhar entre 50 a 80€ ao dia .
    É pouco ? Para mim não o é …
    Da minha experiência…nada tem a ver com nacionalidades , tem a ver com a pessoa.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  8. Soliva , cada um entende como quer , eu sei o que disse e com que intuito disse , neste momento importamos Mão de obra sem qualidade nenhuma para um mercado de trabalho que é muito bem pago pelo consumidor final , não há interesse em pagar mais a quem sabe trabalhar e há uma grande descrepancia entre o valor pago e o que se paga ao trabalhador , por isso alguem vive á grande e a francesa e não quer perder esta mama . A maneira como disse foi exatamente aquela que achei adequada , chegam navios de gente ( tipo escravos ) que não sabem trabalhar e vêm desestabilizar a evolução salarial com mão de obra desqualificada ! Agora entendem como quiserem !
  9. Colocado por: rafaelisidoronavios de gente ( tipo escravos ) que não sabem trabalhar e vêm desestabilizar a evolução salarial com mão de obra desqualificada !


    Enfim …
  10. Colocado por: Soliva

    Enfim …



    É a verdade, apenas não a disse de forma fofinha.
    Falámos, falámos mas há aí muito boa gente a aproveitar-se dessas pessoas.
    1 moço brasileiro trabalha comigo a esposa é totalmente explorada. Trabalha das 8 às 8, 5 dias da semana, por vezes ainda vai ao sábado e ganha o salário mínimo. 1/2x por mês tem de estar no trabalho às 6.30h para ir para gaia fazer limpeza e ainda lhe dizem que lhe fazem 1 favor pk ela é que tinha de arranjar transporte para ir para gaia.

    Estamos a falar numa empresa que provavelmente não deve ser 1 caso nem 2.

    Na zona industrial onde trabalho ainda há bem pouco tempo houve 1 "rusga" por causa dos emigrantes e foram encontrados bastantes em situações irregulares em muito boas empresas. Irregulares por parte dos funcionários e da entidade empregadora.
  11. Não é de todo verdade …o que ele disse .
    Basicamente foi … todos os que vem não sabem/ querem trabalhar e são os causadores do dumping salarial.
    Tá errado … mas enfim … é a opinião dele … a vulgaridade de como o faz é que é indecente.

    Quanto ao que diz , é exactamente o que eu disse a alguns posts atrás, o maior problema actualmente é os empresários / empresas que contratam pessoas em situação por regularizar ou situação precária , explorando-os totalmente para poupar uns bons milhares de euros.
    Fiscalização e penalização mais assertiva é imperativa.
    No meu ramo então, faliam umas boas empresas.
    Ainda o mês passado tive 2 rapazes ( de Timor ) , que me vieram pedir emprego , pois trabalhavam para outra empresa que estavam a montar uma estrutura junto do meu pessoal e viram a diferença que era.
    Achavam inacreditável o facto do meu pessoal ter algo tão simples como terem sempre água fresca disponível ( o que para mim é imperativo )
    Ganhavam 40€ ao dia para fazer montagem em rappel, 12h de trabalho e seguro de acidentes pessoal descontado do seu próprio salário .
    Pura exploração para não falar de negligência.

    Em 2 anos neste ramo … nunca vi uma inspeção a ocorrer … NUNCA !
    A esposa do seu colega deveria efectuar queixa na ACT .
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  12. Colocado por: SolivaNão é de todo verdade …o que ele disse .
    Basicamente foi … todos os que vem não sabem/ querem trabalhar e são os causadores do dumping salarial.
    Tá errado … mas enfim … é a opinião dele … a vulgaridade de como o faz é que é indecente.

    Quanto ao que diz , é exactamente o que eu disse a alguns posts atrás, o maior problema actualmente é os empresários / empresas que contratam pessoas em situação por regularizar ou situação precária , explorando-os totalmente para poupar uns bons milhares de euros.
    Fiscalização e penalização mais assertiva é imperativa.
    No meu ramo então, faliam umas boas empresas.
    Ainda o mês passado tive 2 rapazes ( de Timor ) , que me vieram pedir emprego , pois trabalhavam para outra empresa que estavam a montar uma estrutura junto do meu pessoal e viram a diferença que era.
    Achavam inacreditável o facto do meu pessoal ter algo tão simples como terem sempre água fresca disponível ( o que para mim é imperativo )
    Ganhavam 40€ ao dia para fazer montagem em rappel, 12h de trabalho e seguro de acidentes pessoal descontado do seu próprio salário .
    Pura exploração para não falar de negligência.

    Em 2 anos neste ramo … nunca vi uma inspeção a ocorrer … NUNCA !
    A esposa do seu colega deveria efectuar queixa na ACT .
    diga-me uma coisa , que pessoas vêm imigrar para Portugal e que pessoas vão emigrar ? Acha que o nível de qualidade de mãos de obra é igual ? Os países que acolhem portugueses para trabalhar ficam a ganhar , Portugal fica a perder com o que acolhe ... Se não for todos é logo ali , obviamente que quando se fala aqui o exagero faz parte para que se possa realçar mais o problema .

    Mas volto a afirmar hoje Portugal está enfrentando um problema gravíssimo de falta de qualidade na mão de obra , junta-se isso ao desgoverno total , falta de leis laborais , falta de fiscalização e temos o país na cauda da Europa ultrapassado por países mais pobres em meia duzia de anos na europa !!!
    Concordam com este comentário: 4por1
  13. Colocado por: rafaelisidoroAcha que o nível de qualidade de mãos de obra é igual ? Os países que acolhem portugueses para trabalhar ficam a ganhar , Portugal fica a perder com o que acolhe


    É essa generalização que me aflige… queres ver que Portugal só exporta doutorados e génios ?
    Exportamos bons e maus e importamos bons e maus .
    Period !

    Colocado por: rafaelisidoroMas volto a afirmar hoje Portugal está enfrentando um problema gravíssimo de falta de qualidade na mão de obra , junta-se isso ao desgoverno total , falta de leis laborais , falta de fiscalização e temos o país na cauda da Europa ultrapassado por países mais pobres em meia duzia de anos na europa !!!


    100% de acordo !
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  14. Colocado por: Reduto25O Miguel e o outro devem acolher muitos em casa deles , um enriquecimento cultural.


    Tem graça.
    Por acaso até tenho.
    Casei com a minha esposa quando ambos eramos emigrantes num país terceiro. Quando vivemos em Portugal, só ela é que é imigrante. Quando vivemos no país dela, sou só eu que sou imigrante. Quando vivemos noutro qualquer como por vezes acontece, ambos o somos. Em resumo, "imigrante" é só um rótulo, pois nem ela nem eu somos melhores ou piores em função do sítio onde estamos. Somos exactamente as mesmas pessoas.

    Por vezes, parece-me que se tem a ideia de que os nossos portugueses lá fora são todos uns santos e trabalhadores, que tomam banho e não cometem crimes... Ao passo que os nossos imigrantes, brasileiros, timorenses, etc... só estam no país para a ramboia e o crime ou salários de miséria.

    Acho interessante a disponibilidade para ajudar a deportar imigrantes legais... e não veja nenhum problema nos seus contrapatriotas que exploram estas pessoas...
  15. Colocado por: rafaelisidoroOh Miguel Oliveira contrário de ti que sugas o sangue desta gente muitas vezes que vivem em condições miseráveis para teres o conhaque , o charuto e o Mercedes na mão


    Deixe a televisão, que isso anda a fazer-lhe mal.

    Tenho pena que não entenda os fluxos migratórios e as vantagens em termos gente que queira viver no nosso país, mesmo que sazonalmente.

    Ou menos ainda por não entender como se processam as coisas. As regras que têm... e que a azelhice aqui não está nestas pessoas mas nos nossos serviços que não funcionam como deveriam.

    Quanto ao sugar o sangue, lembre-se deles, quando vai ao supermercado e compra dos morangos e laranjas mais baratos...

    Eu não tenho nenhum empregado (nem patrão).
    E você se calhar também não tem.
    Mas não é por isso que nós não influenciamos o mercado e as condições laborais destas pessoas.

    Mas também lhe digo, se procurasse um empregado (Arquitecto ou Engenheiro), não seria a sua nacionalidade um factor de exclusão. Seria a sua experiência e actitude, jeito para visiualizar mentalmente a 3 dimensões, e capacidade em ouvir, escutar, estar atento... Sendo estrangeiro, até poderia ter eventualmente a vantagem de falar outras línguas importantes que eu não sei e poderiam dar jeito, tipo Mandarim ou assim...
  16. É um mundo cor de rosa ! Eu não digo ? Por isso estamos como estamos ! Exportados bom e importamos menos bom ! Portanto o futuro é negro !! Sempre na cauda da Europa .
  17. Colocado por: rafaelisidorona cauda da Europa .


    É precisamente essa mentalidade de nos deixará cada vez mais no fundo da tabela.
    A nós, à Hungria, à Polónia, etc...

    Basta ver o que fazem quase todos os países mais ricos que o nosso. Vão no sentido oposto. Há pouco, o AMG1 trazia o exemplo da California, pesquise pela distribuição demografica duma cidade qualquer... o PIB, etc... e talvez se surpreenda.
  18. Colocado por: N Miguel Oliveira

    É precisamente essa mentalidade de nos deixará cada vez mais no fundo da tabela.
    A nós, à Hungria, à Polónia, etc...

    Basta ver o que fazem quase todos os países mais ricos que o nosso. Vão no sentido oposto. Há pouco, o AMG1 trazia o exemplo da California, pesquise pela distribuição demografica duma cidade qualquer... o PIB, etc... e talvez se surpreenda.
    😂 não me digas que és um psicólogo , estás a afirmar que é a minha ideia que coloca Portugal na cauda da Europa tal como nunca saiu até ao momento desde que lá chegou ? Então não é isso tudo que está mal mas sim a minha opinião😂😂
  19. A Polónia está muito mal de facto 😂😂😂
  20. Colocado por: rafaelisidoroé a minha ideia que coloca Portugal


    A ideia não é exclusivamente sua. Terá boa parte dos nossos concidadãos a pensar igual.

    Alguém que não se esforça porque o malandro do colega ganha o mesmo... diz mais de sí do que do seu patrão. Peça aumento.

    Não está bem como empregado, pois seja patrão homem! "Ai não, isso não porque o governo não presta."

    É especialista no que a migrações diz respeito isso já sabemos. Mas alguma vez migrou para algum lado? Ou sempre viveu onde nasceu?

    Alguém que usulta os caboverdianos, metendo-os todos no mesmo saco... além das generalizações sem fundamento. Ninguém duvida de que aquilo lhe aconteceu seja verdade. É o modo em como "escreve". Não deve generalizar. Pois o próximo "caboverdiano" que encontrar na rua, ainda nem abriu a boca e já foi julgado dos pés à cabeça.

    É isso que nos deixa na cauda da Europa. A ideia não é sua.
 
0.0392 seg. NEW