Dizer só que está tudo muito mal é muito vago, talvez não tenha escolhido as melhores "peças do jogo" tudo bem... E soluções?
Sim vou colocar EPS 60MM, solução encontrada!
Sim tem fiscalização, essa janela não contemplava no projecto, contudo nós quisemos colocar ali uma janela, o tijolo teve de ser cortado à posterior, daí essa situação.
Mas o meu pedido de soluções é no sentido do isolamento do chão com o terreno sff.
O projecto contemplava, tijolo de 15, xps 8cm, tijolo de 11... Contudo em obra decidimos alterar para, tijolo 11 cx de ar 2cm, xps 4cmm + lã de rocha 4cm, tijolo 11.
A nível de cm dá práticamente a mesma coisa só com a vantagem do isolamento acustico da lã, que por sua vez também fará térmica.
Mas não foi contemplado na térmica o isolamento dos pilares, foi uma falha que só detectamos já tarde, a solução encontrada foi colocar EPS na zona só dos pilares, mas isso implicava ter essas zonas mais salientes no exterior, o que não faria muito sentido e daí a solução de se colocar em toda a estrutura.
Mas sim... Dinheiro deitado fora 🤷
Mas porque diz que ao abrir os roços vai ser complicado?
Dmit como vai segurar escoras para as cofragens dos pilares?
A solução que tem para isolamento é de facto “surreal”. Se queria simples eficiente e mais barato era parede simples e isolamento por fora. Agora pôr depois do que aí tem mais isolamento por fora é mesmo gastar dinheiro. Isolamento de baixa densidade não sustenta o próprio peso. No cimo com dilatações e variações térmicas essa lã vai assentar! Abrir roços vai ser bonito como alguém já disse.
Ah. E a janela que “decidiu” abrir ninguém o informou que precisa de uma alteração ao projecto e não basta “telas finais”.? Para além de que não tem nenhum tipo de sustenção! Uma vibração e prepare-se para caixilharia empenar e vidros a partir.
Ainda não entendi, secalhar devido à minha profissão é claro, onde está o erro do pedreiro...
A confragem dos pilares são efectuados como se vê na imagem, com uns esticadores em ambas as faces sem ferir o tijolo nem o isolamento.
O isolamento inicialmente foi pensado nessa forma (ETICS) contudo à última da hora não foi projectado, um erro com custos elevados é verdade, mas não vale apena chover no molhado, eu gostava que me dessem opiniões e não só críticas pff, problemas a mais já eu tenho queria era soluções!
Não sabia que a lã tinha esse efeito ao longo do tempo, mas também já não há nada a fazer.
Mas abrir os roços vai ser bonito porquê? Ainda não entendi...
A janela já falei com a fiscalização e director e não há problema. Tem também 3 ferros de 12" a fazer de verga, à partida não vai rachar.
as soluções tem de ser encontradas na obra, reunindo os intervenientes e os técnicos aos quais está a pagar... mas infelizmente, acho que já vai demasiado tarde uma obra tem de ser projetada e planeada, antecipadamente.
tendo em conta o que aí tem, o ETICS resolve-lhe alguns problemas, mas vai lhe sair do bolso (gasto que devia ter sido evitado)
quanto ao chão, se não meteram nada nas fundações, nem antes da primeira fiada de tijolo, também já vai tarde. tem "sorte" que o terreno é arenoso. a minha sugestão: fazer um dreno em toda a periferia da casa. se der fazer um ou dois também pelo interior.
Foi colocada tela pitonada em toda as fundações da casa, e irá ser afundado o chão para a colocação de Brita + tela pitonada + betonilha + xps 4cm + malhasol e betonilha novamente, não sei se será o suficiente mas é o que está projectado também.
O tijolo foi assente em cima da viga mas não levou nenhum isolamento entre eles para não perder a ligação dos mesmos, contudo irá ser pintado tudo até à 3 fiada de tijolo com imperkote L.
Tem toda a razão, não tinha, mas em obra em conversa com o fiscal, visto esta rua ser de passagem de muitas viaturas e aviões devido à próxima com a Base aérea, decidimos colocar lã de rocha, mas talvez tenha sido um erro, não sei..
Pois talvez, no projecto estava pelo exterior, mas confesso que preferia pelo interior devido ao roços e WC.