Colocado por: RuikodeNa minha opinião (como cliente), numa aventura tão importante e muitas vezes o sonho e investimento de uma vida (para muitas pessoas, para outras isso são "peanuts"), acho perfeitamente natural que se opine e se tenha uma visão (ainda que seja uma visão tendenciosa e sem as bases necessárias) daquilo que se quer. Da mesma forma que é perfeitamente normal o arquiteto aceitar e absorver essa visão do cliente, e fazer o seu trabalho de forma séria, "aproveitando" o que for possível das ideias do cliente, e educando o mesmo sobre aquilo que tem necessariamente de ser diferente.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Acho muito mais útil que explique por palavras o que quer, como quer viver, que desenhar literalmente.
...
Pessoalmente prefiro ignorar os bonecos e concentrar-me em fazer as perguntas certas. E com essa informação "desenterrar" o projecto que já está no local, sem forçar muito.
Colocado por: RuikodeEnfim, julgo ser aceitável que o cliente forneça a sua própria pesquisa, como forma de ilustrar alguns detalhes daquilo que visualiza, e deixar a criação e o desenvolvimento do projeto com o profissional.
Colocado por: kapoinge não houve nenhuma oposição por parte do gabinete.
Colocado por: kapoingDez meses depois do primeiro esboço, até ao projeto final, com algumas alterações sugeridas pelos utilizadores daqui. Arquitetura aprovada, especialidades aprovadas, licença emitida, empreiteiro contratado, e o início começou...
Colocado por: kapoingApós vários orçamentos, com as duas soluções, preferi chave na mão.
Colocado por: ago_2024
Qual foi a diferença em % entre chave na mão e por especialidades? E qual foi o prazo que o empreiteiro lhe passou para concluir o projeto?
Colocado por: DR1982Estou a achar essas diferenças chave na mão/ adjudicação direta muito baixas, estão a comparar exatamente a mesma coisa? Mesma caixilharia, mesmos acabamentos etc etc?
Colocado por: JPMN_17estranho.
É mais giro ainda,
No meu caso particular, as opções que fiz com o chave na mão foram superiores ao que tinha de orçamentos de cada especialidade.
Sanitários, chão, grades exteriores , a qualidade das telas das fundações e da cobertura , várias coisas mesmo
Colocado por: DR1982Estou a achar essas diferenças chave na mão/ adjudicação direta muito baixas, estão a comparar exatamente a mesma coisa? Mesma caixilharia, mesmos acabamentos etc etc?
Colocado por: JPMN_17
Permitam me dar o meu testemunho,
No meu caso foram APENAS mais 5% , à volta de +15mil €
E livra se de algumas valentes dores de cabeça,
Podendo, e confiando nas equipas do seu empreiteiro, aconselho chave na mão.