Colocado por: marcocarPode fixar a vontade cargas pesadas sem problemas, tinha móveis de cozinha suspensos e 0 problemas durante 15anos
Colocado por: pedrodmsousa
Depois de 15 anos caiu? eheh
Colocado por: CamõesExistem buchas próprias para esses materiais porosos.
Por exemplo isto:
https://www.parafuso-express.pt/bucha-betao-cellulaire-fischer-gb/10603-bucha-betao-celular-fischer-gb10-3663072495890.html
Se usar buchas e parafusos adequados ao peso e o trabalho ficar bem executado, pode dormir descansado.
O facto de o material ser poroso não significa que não seja resistente.
Já fiz muitos trabalhos de fixação nesses materiais, alguns há já mais de 30 anos e até hoje nada se mexeu.
Se se tratar de cargas maiores e quiser reforçar a fixação para aliviar a consciência, use bucha química apropriada para esse material em conjunto com a bucha de nylon.
-Faça os furos com broca apropriada;
-Sopre bem todas as poeiras dos buracos, ou melhor ainda, lave os buracos com um com um jorro de água (uma garrafa de plástico com um furo na tampa, dá uma boa ferramenta para isso).
-Introduza um pouco de bucha química nos furos.
-Introduza a bucha de nylon nos furos.
Evite que entre material da bucha química no orifício da bucha senão depois não consegue meter os parafusos (ou tirá-los se os meter com a bucha química ainda pastosa).
Fica com uma fixação muito resistente e fiável.
Há uma imensidão de cozinhas montadas em paredes desses materiais e até hoje ainda não tive conhecimento de nenhuma que tivesse caído.
Colocado por: Vítor MagalhãesTabique de gesso é um elemento não estrutural, uma coisa é pendurar um LCD ou uma prateleira com alguns bibelots, outra é pendurar mobiliário. Já há muitos anos que não vejo ou comercializo tabique de gesso e sempre que o fizemos foi para divisórias interiores sem que levassem cargas adicionais, desconheço o seu uso em situações mais exigentes.