Colocado por: CarvaiPela ótica do valor social também deveriam cobrar IVA sobre as esmolas.Já se cobra. Experimente lá dar um pacote de arroz nas campanhas do banco alimentra sem pagar o IVA...
Colocado por: HAL_9000O que não faz sentido é o utilizador ter de pagar à via verde ou aos CTT para poder pagar a taxa de utilização de uma AE.
Colocado por: CarvaiJá agora, eu estou velho e quase já não viajo, mas existe algum País que cobra portagens através da leitura instantânea das matriculas?
Colocado por: CarvaiEntão faça lá um desenho para um velho tipo Biden, a explicar como se cobra um imposto sobre outro imposto e chamam ao 1º valor acrescentado...
Colocado por: euIsso é apenas um pormenor técnico que não interessa para nada.
Colocado por: CarvaiCuriosamente é num troço onde os pobrezitos dos espanhóis vão ser subsidiados por mim.
Colocado por: CarvaiSe acho favorável uso, senão vou passear para estrada que "pago" todos os meses mais um adicional por ano (IUC).
Colocado por: eu
Claro que sim, não é isso que está em causa.
O que está em causa é o seguinte:
- Há ummonopóliono pagamento de portagens - o que supostamente deveria ser ilegal.
- A Via Verde andou (anda) aburlaros clientes que compraram o identificador, mostrando o sinal amarelo e sugerindo a mudança para os sistema de aluguer, quando não há nada de errado com os identificadores dos clientes.
- A cobrança de portagens podia ser feita sem identificadores, apenas com leitura da matrícula, como se faz em algumas AE Italianas.
Colocado por: Dias12Eu acho que não há nenhum monopólio. Que eu saiba ainda estão lá ao lado as portagens para tirar ticket ou pagar.
Colocado por: eu
Deveria ter escrito de forma explícita: "há um monopólio no pagamento de portagenscom identificador eletrónico".
Colocado por: JosebaJá imaginou o que seria, se na A1 a "passagem rápida" fosse da empresa Via Verde, porem na A2 fosse já da Via Azul? E depois se andasse na A6 já seria diferente, tipo Via Vermelha?Já. Nesse caso quem pagaria por esse serviço, seria a concessionaria da AE,como deveria ser, e nao o utilizador.
Colocado por: Dias12Esta discussão faz lembrar as pessoas há 10 anos a reclamar que a Sport Tv era muito cara e que tinha o monopólio das transmissões e blah blab blah... pessoas essas que "festejaram" com a entrada da eleven em Portugal.
Resultado, certas adeptos para ver todos os jogos do seu clube em 2/3 anos passaram a pagar quase o dobro mesmo com esses 2 canais a "concorrer" entre si.
Eu sei que está instalado um monopólio na cobrança de portagens, mas será que a haver mais entidades cobradoras o preço não seria o mesmo ou mais alto. Não se esqueçam dos outros setores em que parece não haver monopólio e vai se a ver e preços iguais, serviços iguais, aumentos na mesma altura, fidelizações iguais, etc. etc.
Colocado por: euÉ verdade que em Portugal a concorrência nem sempre funciona ben. É verdade que se formam frequentemente oligopolios.
Mas haver concorrência é sempre preferível a um operador único.
Por isso não compreendo como alguns defendem monopólios.