Colocado por: KepeBoa tarde malta,
Ando de volta de uma remodelação caseira e agora estamos numa fase de impermeabilização da placa.
O tipo que gere a obra a nível de construção diz que costuma fazer tela + lajetas , deixando uma folga entre as lajetas e a tela, diz que assim a tela respira mais, a água sai mais rápido da placa e dura mais tempo a tela. Eu por acaso não acredito muito, assim a tela irá andar sempre molhada... Concordam com a ideia dele?
O isolamento térmico é feito pelo interior, basta ou é melhor por fora também?
Eu tinha pensado
Tel@
Manta geotêxtil
XPS
Tela pitonada com os pitons virados para cima
Lajetas
O que acham? Ou é melhor a solução do empreiteiro?
Obrigado pela vossa ajuda.
Colocado por: Na_mouchsó faz efeito nos dias secos porque a agua que chega à tela tb leva o frio perdendo-se toda a térmica pretendida.
Colocado por: Na_mouchDe um modo algo grosseiro, o isolamento térmico total (interior + exterior) nas placas das áreas habitacionais deverá rondar os 15cm.
Colocado por: Na_mouchO isolamento térmico (XPS) deveria ser por baixo da tela. Quando se coloca o XPS por cima da tela, só faz efeito nos dias secos porque a agua que chega à tela tb leva o frio perdendo-se toda a térmica pretendida.
O isolamento térmico pelo interior ajuda, mas o mais importante é por fora para não permitir que a placa absorva o frio/calor.
De um modo algo grosseiro, o isolamento térmico total (interior + exterior) nas placas das áreas habitacionais deverá rondar os 15cm.
é preferível a seguinte solução:
XPS (você calcula)
Manta geotêxtil
Tela (PVC ou TPO)
Manta geotêxtil
XPS de 2cm (comprei a 2,5€/m^2)
Lajetas
Colocado por: rpmmsantosFalta qq coisa, pelo menos uma betonilha, não pode aplicar tela a maçarico sobre XPS
Colocado por: Na_mouchEu fiz o cálculo térmico da minha casa (Braga) e até aos 15cm de isolamento o retorno do investimento é de cerca de 20 anos com um equipamento de cop/seer de 5.
Tela por baixo do isolamento térmico é um erro tremendo. A água é um excelente condutor
Colocado por: pc ferreira
Depende da acessibilidade da cobertura quanto ao trafego.
Mas entre a sua e a do gestor da obra voto na sua sem duvida.
Colocado por: zemvpferreira
Nada contra si, mas creio que essas duas afirmações são algo equivocadas.
-A água é um excelente condutor sim, mas o volume/área de água que vai infiltrar o isolamento é residual. A perda energética não é minimamente expressiva, sobretudo no nosso clima.
-Um retorno de 20 anos é terrível. A baliza para um investimento decente seria 5-7 anos. Assumir um cop de 5 já foi menos uma fantasia, mas fazer as contas a 3.5 seria mais conservador. (O que vai contrabalançar bastante a diminuição do período de payback).
Colocado por: Pickaxe
Isso é a sua opinião, os fabricantes acham o efeito da chuva residual.
Outra opinião sem fundamento nenhum. Em Portugal ainda não vi nenhum projeto térmico com essa espessura de isolamento, exceto 1 aqui no fórum.
Colocado por: Kepe
Não vai ser acessível. Só vai ter equipamentos técnicos.
Colocado por: pc ferreira
Pendente (se nao existir)
Barreira para-vapor
Pir/la de rocha/foamglass/xps/eps 200
Primeira camada sbs armadura fibra de vidro 180gr e minimo 4mm
Segunda camada sbs arbadura poliester 200gr e de 5mm
Caminhos para os acessos com lajetas apoiada em apoios (só os caminhos)
Colocado por: Kepe
É possível colocar tela betuminosa por cima do XPS?
Colocado por: Na_mouchNa minha casa apliquei tela TPO plus da Soprema que me dão garantia de 20anos. Pelo que me indicou o Eng Eng da Soprema, com o XPS de 20mm e godo irá durar mais de 50anos.
Colocado por: pc ferreira
De certeza que nunca foi a uma cobertura invertida na fase de manutenção ver o estado do xps e da tela, para dizer que é minima a agua.
Colocado por: pc ferreira
Com as características que eu apresentei sim. Atenção que nao é colada a fogo, é fixa mecânica